+5 Ideias de Coisas Legais para Fazer Durante o Isolamento Social

15 abril 2020

Estamos vivendo um momento inesperado para 2020: a pandemia do coronavírus, que trouxe consigo diversas mudanças na nossa rotina e hábitos.
Confira agora o que fazer na quarentena para usar o seu tempo em casa da melhor forma possível!

Mulher sentada escrevendo de frente para uma parede branca


A crise que estamos vivendo por conta da pandemia do coronavírus nos pegou de surpresa.
Mesmo que alguém a tivesse previsto, a verdade é que a maioria das pessoas não esperava que o vírus tomasse tais proporções e, infelizmente, muitas pessoas ainda não se preocupam em se cuidar nesse momento.

A realidade é que foi preciso adaptar a nossa rotina a esse novo contexto [que esperamos ser temporário] e cuidar de nós mesmos e da nossa família.

Mesmo que você não acredite que o coronavírus seja um risco, é melhor não pagar para ver, não é mesmo? Siga as recomendações e fique em casa!

Dessa forma, o artigo de hoje te dará algumas ideias de o que fazer na quarentena, visto que, mesmo que você já trabalhasse em casa ou está tendo de trabalhar do mesmo jeito, alguma coisa na rua rotina certamente mudou e, querendo ou não, você ainda terá um ganho de tempo por não precisar se deslocar até o trabalho, por exemplo.

+5 Ideias de Coisas Legais para Fazer Durante o Isolamento Social


1. Refletir e se conectar com você mesma


Como frisei acima, mesmo que você tenha deixado de trabalhar no estabelecimento do seu empregador para trabalhar em casa ou que você já trabalhasse por home office, a sua rotina mudou sim.

Você não vai se deslocar até o trabalho diariamente, não pode encontrar os seus amigos no final de semana (saiba que se você está fazendo isso, você e seus amigos estão sendo irresponsáveis e colocando todos os que convivem com vocês em risco!), não pode viajar ou fazer um passeio e muitas outras limitações.

Isso quer dizer que mesmo que você não perceba, você está com mais tempo na sua rotina e deve aproveitá-lo da melhor maneira possível durante o distanciamento social.

Aproveite para tirar um tempinho para refletir sobre a sua vida até aqui. Já reparou que mais de 100 dias do ano já se passaram? O que você fez até aqui? O que você quer realizar?

Ás vezes, a melhor maneira de avançar e evoluir é dar um passo para trás e repensar tudo o que você vem fazendo para si mesma, para os outros e para o seu futuro.

Se questione [desconsiderando que, no momento, estamos vivendo uma pandemia]:
  • Eu estou vivendo a vida que sempre quis ou ao menos caminhando diariamente para isso?
  • Há anos atrás, quando eu me imaginei com essa idade, era essa realidade que eu tinha sonhado para mim?
  • Eu sou quem sempre quis ser?
  • O que eu posso fazer para me tornar alguém melhor/mais feliz?

Se as respostas para todas essas perguntas foram positivas, perfeito! Você só precisa pensar em como conservar tudo o que já conquistou e como não perder a humildade, a gratidão e a generosidade. 

Quem sabe, você não deveria pensar sobre como ajudar outras pessoas a conquistar a sua prosperidade também? Você costuma fazer doações ou ajudar as pessoas de outras formas? A gente sempre pode expandir nossas boas ações!

Agora, se as respostas para as perguntas acima não foram tão boas assim, não tem problema! Agora é a hora de você mudar isso.

Acredite, mudar a sua vida não demora uma eternidade se você realmente se comprometer com isso. Além do mais, não sabemos quanto tempo essa quarentena vai durar, por isso, você deve dar os primeiros passos agora e não parar mais, independente do que acontecer depois.
Aliás, uma dica: justamente porque não se sabe o que vai acontecer depois é que você deve fazer dessa quarentena o seu momento de evolução e desenvolvimento pessoal e sair mais forte dela.


2. Planeje o seu crescimento e crie metas


Assim como uma empresa planeja onde quer chegar e desenvolve toda uma estratégia para isso, você também deve.

Eu já admiti várias vezes que durante toda a minha vida eu não joguei no time dos que definem metas, até que eu me encontrei extremamente insatisfeita com a vida que vivia e decidi não me conformar.

Me rendi ao planejamento pessoal e definição de metas em 2019 e adivinhe só: meu ano foi tão incrível que eu repeti o processo em 2020!

Por isso, eu te dou o mesmo conselho: faça o teste. Tantas pessoas recomendam isso, não deve ser atoa né?

Garanto que, se definir as suas metas não funcionar para você, você com certeza vai tirar algum aprendizado dessa experiência e vai descobrir um caminho que funcione para atingir seus objetivos.


Como definir metas?

O mais importante é saber o seu propósito, a sua meta de vida ou qual a sua missão no mundo. Enfim, seja lá do que você preferir chamar, você precisa saber o que você quer para você no futuro, que legado você quer deixar ou qual seria a sua conquista máxima na vida.

Por exemplo, a minha conquista máxima é ser feliz e, por mais que isso seja extremamente abstrato, após muita reflexão eu consegui definir o que significaria ser feliz para mim: ser temente a Deus; retribuir à minha família tudo o que fizeram para mim; formar uma família tão unida e bondosa quanto a que já tenho; ser paciente, honesta, humilde e grata por tudo; não ter sentimentos negativos por ninguém; ser uma excelente profissional e assim vai.

Mas esse propósito evolve muitas coisas, não é mesmo? E maioria das metas de vida são assim, mesmo que a sua seja simplesmente "ser rico", por exemplo.

É por isso que às vezes você não chega onde quer ou demora muito tempo para isso, porque na sua mente isso lhe parece tão distante ou abstrato que você não faz nada para conquistar o quer. Por isso é importante definir suas metas.

Definir metas é, nesse caso, planejar o seu crescimento pessoal e/ou profissional.

Vamos continuar com o meu exemplo.
Propósito: ser feliz.
Meta 1 (profissional): ser uma excelente profissional.
Meta 1.1: estudar diariamente para a minha profissão;
Meta 1.2: fazer 3 cursos por ano;
Meta 1.3: ler 1 livro por mês;
Meta 1.4: participar de um congresso por ano.

Meta 2 (pessoal): ser temente a Deus.
Meta 2.1: me conectar com Deus diariamente;
Meta 2.2: ir à uma celebração uma vez na semana;
Meta 2.3: praticar gratidão semanalmente.

A essência é transformar essas metas "distantes" é algo mais tangível e incluí-las na sua rotina, de forma que a cada dia você esteja mais próxima do seu propósito.

Você pode, ainda, desmembrar essas metas em coisas ainda menores, como: ler X páginas por dia e planejar exatamente quando fará algo, exemplo: fazer um curso em Abril, Agosto e Novembro.

+ Saiba mais sobre como criar metas e atingi-las em 2020 clicando aqui.

A ideia é construir uma rotina no curto prazo que te leve para o sucesso no longo prazo, de forma que ao menos uma tarefa do seu dia a dia seja em prol da sua prosperidade no futuro.


3. Faça coisas que sempre quis fazer mas que dizia não ter tempo


Esse tópico esbarra um pouco no que foi dito acima, pois proponho que você aproveite as brechas da sua rotina durante a quarentena (mesmo que só sobre um tempo no final de semana) para fazer coisas que você sempre disse que não fazia por não ter tempo. Veja alguns exemplos:

  • Descansar
Descansar também é algo muito importante para fazer na quarentena. Você merece se desligar um pouco de todo esse turbilhão de notícias tristes, fake news, preocupações com as contas e como serão os próximos meses.

Você merece dar uma pausa, se reconectar com você mesma e recarregar as energias antes de seguir em frente.

Descansar é diferente de ser negligente; não quer dizer que você vai esquecer de tudo, ignorar todos os seus problemas e ir dormir. Como disse lá em cima, às vezes o melhor passo para evoluir é dar uma pausa e refletir.

Nada melhor do que uma "cabeça fria" para resolver problemas e fazer planos. A clareza é muito maior.


  • Estar com a família
Infelizmente sabemos que a rotina de muitas de nós é um paradoxo: trabalhar muito para ter mais tempo com a família [no longo prazo] e acabar passando muito tempo trabalho e pouco com as pessoas que amamos.

Muito se fala que essa crise veio como um momento de "regeneração" do mundo, de repensarmos nossas prioridades e entender o valor de um abraço, do contato humano.

Dedique mais tempo à sua família durante a quarentena, seja assistindo filmes, maratonando séries ou apenas conversando, mas esteja presente. Seja presente.

Se antes você já tinha de trabalhar muito pode ser que após a quarentena precise ainda mais, logo, aproveite esse momento para se conectar mais com as pessoas que vivem com você.


  • Ler
O poder de uma boa leitura é quase imensurável! Você pode absorver aprendizados de uma vida inteira com a leitura de um único livro e evoluir de maneira muito mais rápida, pessoal ou profissionalmente.

Mesmo que você não seja fã de leitura, que tal começar a desenvolver esse hábito ou ao menos consumir audiolivros?


  • Se organizar
Os benefícios de uma organização pessoal são muitos, entre eles, a possibilidade de realizar todas as tarefas no tempo adequado e com o maior ganho de produtividade possível e ter tempo para tudo, inclusive para descansar.

Apesar de que muitas pessoas não acham necessário ou "divertido" ser uma pessoa organizada, a organização pessoal não é uma ditadura, ao contrário: se organizar é ter mais qualidade de vida, aproveitando o seu tempo e equilibrando a sua rotina entre suas responsabilidades e sua vida pessoal.

Curso Como Ser Uma Pessoa Produtiva no Trabalho e na Vida Pessoal

Já recomendei que você aproveite a quarentena para refletir, se conhecer melhor e definir metas. Você pode aproveitar o embalo e dar mais um passo: organizar a sua rotina e, por consequência, a sua vida.

Sabendo onde quer chegar, será muito mais fácil se sentir motivada para começar a se organizar, até porque a organização lhe fará chegar mais rápido ao seu propósito.

No final de 2019 fiz uma série de posts que poderão te ajudar nisso:
   • Como se Organizar para 2020 (confira aqui)
   • Como Atingir suas Metas em 2020 (confira aqui)
   • Como Organizar a Sua Casa em 2020 (confira aqui)
   • Quais Ferramentas Usar para se Manter Organizada em 2020 (confira aqui)


  • Melhorar o seu currículo
Essa é uma excelente ideia para fazer na quarentena! Vários cursos gratuitos já são bastante difundidos na internet mas, especialmente durante a pandemia, ainda mais conteúdos gratuitos estão sendo disponibilizados.


+ Confira:


Diversas instituições privadas disponibilizaram cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, desde Udemy à FGV, sendo que muitos cursos são bem avaliados e oferecem a possibilidade de emissão de certificado. Confira a lista de instituições nesse link.



  • Tirar um projeto do papel
Normalmente temos várias ideias e planos para o futuro que, nem sempre, sobra tempo ou motivação para tirá-los do papel e o tempo ocioso na quarentena pode ser um momento para isso.

Se o seu projeto envolver recursos monetários que você não tenha no momento ou seja necessário sair de casa, talvez você não consiga realmente começá-lo, mas nada te impede de sair do lugar com o projeto e traçar estratégias para começá-lo, fazer algumas ligações ou definir metas para ele.



Esses foram alguns exemplo para estimular a sua reflexão, mas faça o que você sempre quis fazer [e pode fazer em casa], seja o que for: aprender um idioma, organizar suas finanças, aprender a ganhar dinheiro pela internet...

4. Faça algo por você

Mesmo em casa, você ainda pode fazer várias coisas para cuidar do seu corpo, mente e da sua felicidade.

Pense em coisas que você pode fazer para se divertir, como: assistir filmes e séries, assistir lives, ficar mais tempo nas redes sociais, cozinhar e etc.

Experimente também cuidar do seu da sua saúde e da sua autoestima:
  • pratique exercícios físicos;
  • faça um spa day em casa (dica de post: cronograma capilar em casa)
  • pratique meditação e atenção plena;
  • melhore a sua alimentação;
  • escute suas músicas favoritas.
Novamente, esses são apenas alguns exemplos, mas a intenção é te lembrar de cuidar de si mesma nessa quarentena!


5. Se necessário, utilize um sistema de recompensas


É normal se sentir um frustrada ou entendiada durante o isolamento social.

Enquanto a rotina de algumas pessoas pode não ter mudado, outras estão em casa praticamente sem nada para fazer nessa quarentena e isso, muitas das vezes, pode trazer à tona algumas sensações ruins como frustração, tédio ou "inutilidade".

Para não ficar pra baixo nessa quarentena — ou mesmo evitar a sensação de não se sentir digna de lazer — utilize um sistema de recompensas.

Crie um rotina seguindo as recomendações acima [de incluir atividades alinhadas com o seu propósito de vida e suas metas] e adicione momentos de lazer após o cumprimento das suas tarefas, como: passar a noite assistindo séries após ter um dia produtivo; ficar o final de semana inteiro relaxando e curtindo com a família depois de ter uma semana produtiva e etc.

Isso faz com que você ocupe a sua mente durante essa fase, criando bons hábitos e, de quebra, espantando o tédio e a procrastinação.

Se divertir antes de ter sido produtiva, às vezes, pode fazer você se sentir culpada por não estar fazendo nada "útil" e acabar estragando o seu momento.

Logo, se você tem dificuldades de conciliar suas responsabilidades com o lazer, experimente utilizar a diversão como uma recompensa pela produtividade.


Considerações Finais — O Que Fazer na Quarentena 

Durante o isolamento social, devemos seguir veemente as recomendações da Organização Mundial da Saúde e ficar em casa! Independente do quanto acreditamos no risco proporcionado pelo vírus, você não deve "pagar para ver" e sim zelar pela saúde e segurança de você e dos que convivem com você diariamente. Por favor, não seja egoísta nesse momento.

Dessa forma, nem todos estão lidando bem com essa realidade de ficar o dia inteiro em casa e, por isso, esse post trouxe algumas ideias para você fazer na quarentena e ser mais produtiva.

A minha recomendação é, em suma, que você utilize esse tempo em casa para se reconectar com você mesma e organizar a sua vida, criando bons hábitos no curto prazo por meio de uma rotina que te levará ao sucesso no longo prazo. Os detalhes de como fazer isso foram tratados ao longo do post.

+ Dei dicas de produtividade no home office no Instagram do blog (o link está no final do post).

Mas, é claro, não só de produtividade vive um ser humano. Sempre tire um tempo para se cuidar e fazer coisas que te façam bem!

Eu tenho praticado tudo isso na minha quarentena: aproveito para trabalhar mais no blog e também para descansar mais e colocar as séries em dia! E você? Me conta nos comentários como está a sua quarentena e como você pretende deixá-la mais produtiva/divertida.


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
Imagens para Pinterest O Que Fazer na Quarentena para Usar o Seu Tempo de Forma Produtiva



2 comentários:

  1. Post mara, com dicas muito úteis. Estou fazendo tudo isso, usando esse tempo para me conhecer e melhorar mais.
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Rafa! Está certíssima, é isso aí <3

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves