Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: 05 Cuidados para Ter Cabelos Mais Fortes e Saudáveis Cuidando em Casa

23 de fevereiro de 2019

05 Cuidados para Ter Cabelos Mais Fortes e Saudáveis Cuidando em Casa

O crescimento dos cabelos pode ser influenciado por alguns cuidados simples e que não custam caro (se custarem algo!). Confira no artigo de hoje 05 cuidados simples para fazer seu cabelo crescer mais rápido e mais saudável.

Mulher de costas mexendo nos cabelos castanhos claros


Muitas pessoas desejam ter cabelos grandes, fortes e saudáveis mas não compreendem os cuidados cotidianos que são necessários para isso. Nem os mais caros produtos e tratamentos capilares funcionarão se você danificar o seu cabelo diariamente ou, principalmente, na hora de lavar os seus fios.

Muitas dessas dicas foram retiradas do canal da Bia Siqueira do canal Ficando Gata, que tem um conteúdo excelente sobre beleza, especialmente sobre cabelos e cuidados caseiros. Além disso, eu sempre compartilho dicas que funcionaram para mim e as dicas dela me ajudaram bastante a recuperar meu cabelo que estava bastante danificado.

Dessa forma, veja os principais cuidados que você deve ter com o seu cabelo em casa para ter cabelos mais fortes e saudáveis. Confira:

05 Cuidados para Ter Cabelos Mais Fortes e Saudáveis Cuidando em Casa

Esses cuidados têm a finalidade de evitar que você danifique o seus fios no dia a dia, principalmente na hora de lavar os cabelos e outras dicas para manter os seus fios forte e saudáveis, favorecendo que outros cuidados e tratamentos funcionem melhor no seu cabelo.

01. Aplicar corretamente os produtos

Esse é um dos cuidados mais simples e, assim como muitos citados aqui, não envolve nenhum investimento.

  • Não aplicar xampu no comprimento dos fios e nas pontas

A maioria dos xampus causam ressecamento aos fios, portanto, principalmente se o seu cabelo for frágil ou estiver danificado, aplicar shampoo diretamente no comprimento e pontas do cabelo deixarão os fios mais secos e ainda mais danificados, fazendo com que você precise cortar as pontas (ou até mesmo o comprimento) com mais frequência, dando a impressão de que seu cabelo não cresce.

Com as pontas, um cuidado especial indicado pela Bia Siqueira do canal Ficando Gata: aplique um pouco de condicionador nas pontas do cabelo antes de lavar.

  • Não aplicar máscara e condicionador na raiz/couro cabeludo
A máscara capilar, que deve ser aplicada antes do condicionador, não deve ser aplicada no couro cabeludo.

O condicionador tem a capacidade de nutrir e hidratar os fios, enquanto os fios da sua raiz já recebe esses nutrientes do couro cabeludo, logo, aplicar o condicionador na raiz desencadeará em um excesso de oleosidade, podendo provocar inclusive descamação.

O mesmo raciocínio vale para as máscaras hidratantes ou de nutrição, por exemplo, que também não devem ser aplicadas na raiz do seu cabelo pelo mesmo motivo que o condicionador.


02. Massagear o couro cabeludo

Esse é um truque importantíssimo e você já deve ter ouvido falar, né?

Como a Bia já disse em vários vídeos em seu canal, o couro cabeludo é a única parte viva do cabelo, logo massagear o couro cabeludo (fazer movimentos circulares com os dedos) estimula a circulação sanguínea na região, favorecendo o crescimento dos fios.

Confesso que esse simples cuidado fez diferença para mim.

Depois de ter cortado o meu cabelo nos ombros, ele "empacou" no crescimento durante o ano passado e, já no início desse ano (depois que comecei a massagear o couro cabeludo durante toda a lavagem (aplicação e enxágue do xampu, condicionador e máscara) percebi um maior progresso no crescimento!).


03. Fazer umectação ao menos uma vez na semana ou utilizar tônico capilar

Umectação consiste no uso de óleos vegetais para o tratamento dos fios (Fonte: Fique Diva).

Muitas pessoas fazem uso do óleo de coco, que é excelente para nutrir e alinhar os fios. Se o seu cabelo é mais seco, essa forma de cuidar dos fios em casa pode te ajudar bastante.

Para o crescimento do cabelo, o ideal é usar o óleo de rícino, de uma a três vezes por semana antes de dormir e lavar o cabelo normalmente em seguida. Além do óleo de rícino, você pode optar por usar um tônico capilar para crescimento. Esses produtos são capazes de acelerar o crescimento dos seus fios de forma saudável.

Curso de Maquiagem Online para Fazer Renda Extra


A Bia indica, inclusive, um tônico de alho (que, segundo ela, não tem cheiro de alho!) da Gota Dourada que é bem baratinho (em torno de R$ 5,00 para 6 aplicações).


04. Ingerir bastante água

Toda vez que falamos de cuidados a água está presente, não é mesmo?

Uma maneira simples de cuidar do seu cabelo e de todo o seu corpo  [obtendo muitas outras vantagens na sua saúde e beleza] é beber muita água (2 a 3 litros por dia), visto que a água pode gerar novas células para os seus cabelos (Fonte: Grandha)


05. Manter uma boa alimentação

Retomando ao que a Bia fala sobre o couro cabeludo ser a única parte viva do cabelo, isso significa nada que for feito no comprimento e pontas do cabelo dará resultados significativos.

Os nutrientes devem vir "de dentro para fora" dos fios, ou seja: a alimentação é a melhor forma de fazer esses nutrientes chegarem aos seus fios.

Por senso comum, sabe-se que alimentos ricos em vitamina C são os melhores para estimular o crescimento capilar (cenoura, laranja, acerola, etc.). No entanto, a Bia garante que ingerir um ovo e uma laranja por dia ajuda muito a manter os seus cabelos fortes e saudáveis [e o melhor, cuidando em casa].



Considerações Finais — Cuidados para Ter Cabelos Mais Fortes e Saudáveis Cuidando em Casa

Os cuidados com os cabelos devem cotidianos para evitar que seus fios fiquem cada vez mais fracos e danificados.

Isso porque cada cabelo/organismo funciona de um jeito e, dessa forma, alguns tipos de cabelo ou organismos podem ser mais resistentes do que outros. Ou seja, existem pessoas que mal cuidam do seu cabelo e ainda assim seus fios estão sempre lindos, enquanto outras pessoas gastam muito tempo e dinheiro para cuidar dos seus fios.

Logo, cada pessoa necessitará de um cuidado diferente em seus fios, mas todos podem adotar essas dicas para cuidar dos cabelos em casa e sem gastar nada, pois esses cuidados não dependem do tipo de cabelo ou da necessidade dos seus fios.

Eu aprendi essas dicas com a canal da Bia Siqueira do canal Ficando Gata e comecei a aplicar, dada a simplicidade das dicas e investimento 0, dessa forma eu recomendo muito que você siga essas dicas e também conheça o canal da Bia, que é autoridade no assunto.

Se tiver curiosidade de conhecer o canal dela vai ver que ela tem um cabelo ENORME, lindo e super bem cuidado. Além disso, suas resenhas são sempre bastante sinceras e, após passar por um corte químico, Bia recuperou seu cabelo em casa apenas com produtos baratinhos e naturais.

Ou seja, o cabelo dela nem sempre foi assim e ela o recuperou sem gastos e cuidados absurdos, dessa forma, não parece ser assim tão difícil e caro cuidarmos do nosso cabelo, né?


↝ Leia também3 Receitas Caseiras para Ter Unhas Grandes e Fortes em Até Uma Semana


Agora me conta você: você cuida do seu cabelo em casa? Como você deixa os seus fios fortes e saudáveis?

+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar



+ GOSTOU DAS DICAS? SALVE O INFOGRÁFICO!

05 Cuidados para o seu Cabelo Crescer Mais Rápido e Saudável


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

05 Cuidados para o seu Cabelo Crescer Mais Rápido e Saudável


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.