5 Hábitos Saudáveis para Uma Vida Melhor e Mais Feliz

16 fevereiro 2019

Ano novo, vida nova! Mas não é tarde demais se você ainda não mudou sua rotina em 2019: te indico 5 hábitos saudáveis que vão fazer você ter uma vida melhor e mais feliz!

5 Hábitos Saudáveis para Uma Vida Melhor e Mais Feliz

Há algum tempo comecei a morar sozinha e, apesar dos benefícios, a realidade é bem diferente do mar de rosas que nos dizem que é.

Apesar de todas as dificuldades, é uma experiência que proporciona aprendizados únicos e morar sozinha fez com que eu adotasse hábitos que eu jamais adotaria (ou conseguiria) morando com meus pais.

Mesmo que o início tenha sido muito difícil, o resultado de adotar hábitos mais saudáveis foi fantástico e, por isso, quis muito compartilhar isso aqui.

Nessa publicação eu contei alguns desses hábitos e o impacto positivo que eles podem causar, pois bons hábitos refletem não só na sua saúde, mas na sua felicidade e autoestima.


5 Hábitos Saudáveis para Uma Vida Melhor e Mais Feliz


A importância de uma alimentação saudável

Não entrarei em méritos nutricionais pois não é o objetivo desse artigo e nem a minha especialidade, mas vou tratar de uma questão importante.

Qual é a importância de uma alimentação saudável para você?

Napoleon Hill, em seu livro chamado Mais Esperto que o Diabo, fala sobre alienação em diversos trechos de seu livro, assim entendida como algo similar à não pensar com a própria mente e entregar-se à ignorância, à não questionar nada e acomodar-se.

Você poderia acreditar que alimentar-se mal é uma forma de alienação? Napoleon Hill ilustra que comer em excesso, por exemplo, leva à perda da saúde e à miséria.

Generalizações à parte, é fato que uma má alimentação prejudica sua saúde e as consequência disso no longo prazo são diversas e extremamente negativas.

Logo, o desleixo quanto à alimentação pode afetar o seu nível de energia durante o dia, a sua capacidade de pensamento pleno e, acredite, até a sua determinação e autoconfiança.

Então, atente-se à sua alimentação e não deixe que algo cotidiano afete outros elementos tão importantes da sua vida. Mas ressalto: não é sobre ser uma musa fitness, é sobre cuidar de si mesma, cuidar do seu corpo para você e por você.

Seguem, então, algumas dicas para melhorar sua alimentação:


01. Comer menos arroz

Pessoa fazendo sua refeição em um prato sem arroz, apenas com batatas assadas e uma carne

A chave para uma alimentação saudável é equilíbrio! Com uma refeição completa (por exemplo, arroz branco, feijão, um acompanhamento leve, uma proteína e salada) torna-se quase desnecessário a ingestão do arroz.

Sabe-se que o arroz com o feijão é uma combinação nutricional excelente, contudo, por ele [aparentemente] não ter gosto de nada, pode dar a impressão de que não possui nada de calorias também e, então, sentir-se à vontade encher o prato.

Mas isso não é nada saudável: ingerir muito arroz acaba causando uma ingestão de calorias/carboidratos desnecessárias, principalmente se você não gasta tanta energia durante o dia. Além disso, ele é o vilão para pessoas que possuem o 'estômago alto', como eu.

Agora, tenho me limitado à poucas colheres e confesso: de fato nem tem feito falta tanto arroz no meu prato e não me sinto menos saciada comendo menos. É um hábito saudável nada sofrível que vale a pena adotar!


02. Reduzir bastante a ingestão de sal e açúcar


Mesa de café, com uma xícara e uma sobremesa inacabada

Outro ponto importantíssimo quando o assunto é alimentação saudável — e que é um dos hábitos mais difíceis de seguir — é comer menos doces e açúcares no geral e, para quem gosta de comida bem temperada, pode parecer difícil diminuir o sal também.

+  Leia também:

O sal é ruim ao organismo por causar o envelhecimento precoce das células bem como sua desidratação, enquanto o açúcar, como se sabe, é o vilão da diabetes e cáries, logo, é bastante benéfico à sua saúde evitá-los.

Quando faço minha própria comida, a verdade é que ela é não é das melhores (mas de propósito), pois uso pouquíssimo sal quando cozinho e, se possível, uso sempre temperos naturais.

Além disso, tenho feito meu próprio café com pouquíssimas colheres de açúcar (pois consumo bastante café ao longo do dia) e cortei hábitos como beber suco ou refrigerante durante as refeições ou ingerir doces ("sobremesa") com muita frequência.

E o resultado não foi tão ruim quanto eu esperava, ao contrário: me acostumei rapidamente com esses novos paladares e tenho tido até dificuldades em comer doces muito grandes ou muito açucarados/adoçados.

Além disso, foi uma felicidade incrível ver os resultados disso também nos meus exames médicos que estavam todos excelentes, sem exceção.


03. Comer mais saladas, legumes e frutas no geral

Mulher do ombro para baixo cozinhando salada

Há quem diga que as verduras e legumes são mais importantes que um pedaço de carne. E não é atoa que incluir verduras e legumes em todas as refeições faz tão bem, mesmo que em pouca quantidade ou variedade desses alimentos.

Passando a comer no restaurante universitário, conheci uma variedade maior de alimentos desse tipo e, visto que a comida é mais industrializada e "pesada", eu não podia de fato encher meu prato de arroz-feijão-e-macarrão se queria me manter saudável.

Então fui introduzindo as verduras e legumes bem aos poucos, até conseguir fazer com que estes sejam os alimentos em maior abundância no meu prato. Funcionou muito bem para mim e eu recomendo fazer dessa maneira também!

Além de saladas, é interessante ir introduzido mais frutas na alimentação.

Uma maneira simples de fazer isso e tornar sua alimentação ainda mais saudável é substituindo refeições leves como lanches da tarde por saladas de frutas, frutas com granola ou aveia e coisas do tipo.

Ou, ainda, comer frutas acompanhando o café da manhã e outras refeições, principalmente se bater uma vontade de comer doce, você poderá saciar isso comendo uma fruta.

Apesar de não serem os alimentos mais saborosos do mundo, eles realmente são imprescindíveis para uma alimentação saudável, dada a quantidade de vitaminas e bons nutrientes que oferecem, além de proporcionar maior saciedade durante as refeições.


CORPO E MENTE SAUDÁVEIS


Comece pela ordem que preferir (corpo ou mente primeiro) mas não deixe de cuidar de nenhum dos dois.

Além disso, cuide-se diariamente pois, o que fazemos diariamente torna-se um hábito e bons hábitos o farão evoluir e prosperar em tudo o que fizer e, ao contrário, hábitos ruins o levarão à declinar cada vez mais.

Logo, não descuide de si mesma e não adie, comece agora a se cuidar, começando pela sua rotina!

Mesmo que você não tenha intenção de perder peso, incluir exercícios físicos na sua rotina é uma opção muito viável e, se combinados à uma boa noite de sono, você terá uma energia imbatível na sua rotina!


04. Fazer exercícios físicos diariamente

Pernas do joelho para baixo usando calça jeans e tenis

Além de auxiliar no condicionamento físico — de forma simples —, praticar exercícios físicos aumentam a disposição (nível de energia) diária, ajudam no funcionamento do metabolismo, liberam o estresse e ajudam na concentração.

São muitos benefícios, né?

Mesmo que você não tenha tempo ou dinheiro para frequentar uma academia, exercite-se em casa.

Você pode utilizar aplicativos gratuitos para celular ou vídeos de treinos curtos no YouTube e, ainda, se estiver extremamente sem tempo no dia-a-dia, alongue-se por pelo menos 5 minutos.


05. Ter um somo regulado e acordar mais cedo

Mulher deitada usando uma máscara de dormir

Foi a melhor coisa que já fiz, por mim mesma e pela minha vida. Juro!

Acordar cedo fez com que eu tivesse tempo para todos esses hábitos saudáveis acima, além de ter me ajudado a não me atrasar mais e estar sempre correndo como louco para algum compromisso.

Esse foi o fator determinante para que eu atingisse uma rotina mais regrada e organizada, com horários certos para comer, descansar, estudar e tudo o que precisasse fazer.

Ter horários definidos e fixos para dormir e acordar é extremamente importante para ser uma pessoa mais organizada e ter mais disposição durante o dia, pois faz com que o seu corpo se acostume ao ritmo de "se desligar" ou "se manter ativo".

Acordar mais cedo (dentro das suas possibilidades, é claro) faz com que automaticamente você tornasse mais organizada e tenha mais tempo para incluir tarefas na sua rotina que, aparentemente, você não conseguiria por falta de tempo.

Acordando 1 hora mais cedo, por exemplo, você conseguiria inserir na sua rotina:

  1. 5 minutos para organizar o quarto
  2. 15 minutos de leitura
  3. 20 minutos de exercícios físicos
  4. 10 minutos para planejar o dia
  5. 10 minutos para praticar gratidão

É só um exemplo, mas percebe o que muda acordando uma hora mais cedo? E supondo que você tenha um compromisso logo pela manhã, antes de sair você já concluiu 5 tarefas, logo nas primeiras horas do seu dia!


+ DICA BÔNUS: Meditação


A meditação é uma prática que foi satirizada durante muito tempo, mas ultimamente tem mostrado cada vez mais o quanto é poderosa.

Nessa onda incluir bons hábitos [e hábitos saudáveis] na minha rotina, acabei cedendo à meditação e, mesmo sem acreditar no quanto isso seria bom para mim, me surpreendi e não consigo retirá-la da minha rotina matinal.

A meditação consiste em focalizar (canalizar) seu foco em algo específico (algum pensamento, objeto ou momento) para alcançar clareza mental e emocional (Wikipédia, 2019) e, para mim, essa é a parte principal e o maior benefício da meditação: CLAREZA.

Meditar, mesmo que por poucos minutos, proporcionará maior clareza (no sentido de maior capacidade de raciocínio e inteligência) pelo resto do seu dia, além de proporcionar mais calma, leveza e ajudar muito a reduzir a ansiedade.

Tenho meditado sempre pela manhã e acho bastante importante meditar antes das demais tarefas porque ao executá-las você estará mais focada, calma e com muito mais clareza [justamente o que a meditação proporciona e dá toda uma leveza para a sua rotina].


+ Gostou das dicas? Aproveite para salvar o infográfico!

Infográfico 5 Hábitos Saudáveis para Uma Vida Melhor e Mais Feliz



Considerações Finais

Como meu intuito com este blog é ajudar pessoas com base na minha experiência, tentei trazer, mesmo que de forma simplista e leiga, coisas simples que podem trazer mudanças em diversas esferas da sua vida.

Todas essas coisas são capazes de proporcionar uma sensação de estar fazendo o melhor por você mesma, e essa sensação é mais importante do que um corpo escultural ou, ainda, do que olhar para si mesma e não gostar do que vê, mas também não fazer nada para mudar o que sente.

Faça aquilo que te fizer sentir que deu o seu melhor por e para si mesma.

Ainda citando Napoleon Hill: "É um pecado aceitar da vida qualquer coisa que não se queira, porque isso indica uma forma imperdoável de negligenciar o uso da mente".

Vale a pena refletir sobre esses hábitos que são simples e cotidianos mas que podem nos levar à alienação e a um ponto em que não somos mais capazes de nos importar em mudar.

Não é sobre estética, é sobre buscar diariamente a sua vida dos sonhos, e isso deve começar pelo que você faz todos os dias com você mesma.

Os resultados conquistados gradativamente te proporcionarão cada vez mais autoconfiança, determinação, clareza e foco, pois ver o que você já conseguiu, mesmo que simples, fará com que queria [e consiga!] conquistar objetivos cada vez maiores.

Espero ter cumprido com minha atenção de ajudar!

Não deixe de acessar o nosso blog e conferir as novas dicas nos próximos artigos. Você pode nos acompanhar:

+ Para ter acesso a mais receitas saudáveis, clique aqui.


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

5 Hábitos Saudáveis para Uma Vida Melhor e Mais Feliz

8 comentários:

  1. Ter o autocuidado com nos mesmos não tem preço, já passei por fases na minha vida que foram muito difícil principalmente quando estava realizando tratamento parar menopausa e minha libido, auto estima estavam la embaixo e quando passei cuidar mais de mim foi mudando aos poucos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! <3

      Mas é bem isso, né? Só a atitude de olhar para nós mesmas e nos cuidar já melhora a autoestima e o amor próprio!

      Excluir
  2. Com certeza o autocuidado consegue nós transformar em pessoas diferentes a pessoa mais linda que existem dentro de nós que na maioria das vezes não conseguimos enxergar dessa forma faz ter mais coragem, determinação do que queremos, confiantes, com aquela autoestima maravilhosa com isso tudo até o nosso desejo sexual muda pois nos sentimos super poderosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua opinião! <3

      Mas falou tudo! Cuidar de nós mesmas nos transforma na nossa melhor versão e faz florescer nosso amor próprio, além de nos ensinar que a nossa felicidade não depende dos outros! <3

      Excluir
  3. essas dicas são ótimas mesmo aprovo e recomendo quando estava no inicio do tratamento para parar de fumar e sofri muito com a questão da ansiedade meu médico me indicou todas elas o que mais me ajudou nessa jornada foi a mudanças de hábitos para fazer exercícios físico e a meditação foi o que mais ajudou a controlar as crise de ansiedade

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua vitória! Que você continue vencedor(a) nessa jornada! <3

    E realmente praticar exercícios e meditação ajudam muito na ansiedade. São meus métodos favoritos!

    ResponderExcluir
  5. E realmente praticar exercícios e meditação ajudam muito na ansiedade. São meus métodos favoritos!
    https://www.brasilatestado.com

    ResponderExcluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves