Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: Saiba uma Forma Simples de Começar Investindo na Bolsa de Valores

5 de dezembro de 2020

Saiba uma Forma Simples de Começar Investindo na Bolsa de Valores

Você quer investir na bolsa de valores mas não sabe como começar? No artigo de hoje, confira uma forma simples de começar a investir na bolsa de valores.

Saiba uma Forma Simples de Começar Investindo na Bolsa de Valores

 O artigo dessa semana é do convidado Carlos Vieira, gestor de conteúdos do blog Créditos Pessoais Rápidos, um blog super interessante sobre finanças pessoais.

A proposta do Carlos foi de trazer um conteúdo sobre como iniciar na bolsa de valores. Confira o que ele preparou:

Investir é algo que infelizmente ainda não faz parte da rotina da maioria da população. Para muitas pessoas, a palavra “investir” evoca imagens de homens de terno, monitorando telas com gráficos da bolsa e mexendo com milhares ou mesmo milhões de reais.

Mas a verdade é que você não precisa ser o "Lobo de Wall Street" para começar investindo. Mesmo que você tenha apenas alguns reais sobrando, seu dinheiro pode ser investido na bolsa e crescer de ano para ano.

A chave para construir riqueza é desenvolver bons hábitos relacionados ao dinheiro de forma a conseguir guardar dinheiro consistentemente todos os meses.

A maioria das pessoas quando recebe o salário mensal, paga as contas e arranja forma de gastar o restante em coisas supérfluas e desnecessárias.

Quem faz isso e vive de salário em salário, nunca vai conseguir economizar dinheiro para investir e mudar a sua situação financeira.

Então a minha dica é a seguinte:

Quando você receber seu próximo salário guarde imediatamente 10%, e use os restantes 90% para pagar as contas e chegar no final do mês sem dívidas. A ideia aqui é pagar a você mesmo PRIMEIRO e só depois gastar o que sobrar.

Aquira o hábito de fazer seu orçamento mensal e se conseguir guardar mais do que 10% do seu salário melhor ainda.

Se você fizer isso, em pouco tempo já terá guardado uma boa quantia para começar investindo na bolsa.
A segunda etapa é saber como investir.

E esse é o assunto principal desse artigo. Ensinar você a forma mais simples de começar investindo na bolsa de valores.


Saiba uma Forma Simples de Começar Investindo na Bolsa de Valores


ATENÇÃO: NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO. CONTEÚDO MERAMENTE INFORMATIVO.


Você já ouvir falar Exchange Traded Funds (ETFs)?


Um ETF (Exchange Traded Fund) é um fundo de ações que tem como referência um índice da bolsa de valores. Então, a composição é feita com o objetivo de atingir rendimentos iguais ao indicador utilizado.

Um dos índices mais populares do mundo é o S&P 500. O S&P 500 (abreviação de Standard & Poor's 500), é um índice composto pelas 500 maiores empresas americanas cotadas em bolsa.

Então a forma mais simples de começar investindo na bolsa de valores, é por exemplo aplicar seu dinheiro em um ETF que replique o índice S&P 500.

Dessa forma, você estará investindo nas melhores empresas da maior economia do mundo.

Como você pode verificar analisando o gráfico abaixo, esse índice tem uma tendência clara de crescimento ao longo dos anos:

Saiba uma Forma Simples de Começar Investindo na Bolsa de Valores Gráfico  S&P500


Algumas das vantagens de investir em um ETF são:
  • gestão passiva;
  • diversificação;
  • baixo custo;
  • elevada liquidez;
  • transparência.

Depois de escolher o ETF que você quer investir (o S&P 500 é uma boa escolha para iniciantes), todos os meses você vai aplicando o dinheiro que conseguiu poupar.

Não tem nada de complicado - você não precisa ficar procurando e analisando empresas para investir, apenas tem que pegar no dinheiro guardado e aplicar todos os meses no ETF da sua escolha.

Faça isso e ao fim de alguns anos você verá que foi a melhor decisão financeira que você tomou na sua vida.


Considerações finais

Como o Carlos (autor do conteúdo) bem ressaltou, infelizmente os investimentos ainda não fazem parte da realidade de muitos brasileiros, e principalmente por isso que comecei a tratar desse assunto aqui.

No blog já dedicamos um artigo exclusivamente a investimentos para iniciantes, contudo, abordando os investimentos de uma forma geral.

Já no artigo de hoje, o Carlos trouxe uma forma simples de começar a investir na bolsa de valores (renda variável), que é por meio da compra de ETFs (Exchange Traded Funds), que são fundos de ações que tem como referência um índice da bolsa de valores.

Logo, temos disponíveis no mercado ETFs tanto da bolsa de valores brasileira quanto da de outros países.

E é por isso que o conteúdo foi centralizado no ETF que replica o S&P500, (abreviação de Standard & Poor's 500), que é um índice composto pelas 500 maiores empresas americanas cotadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos.

Além das vantagens apresentadas no artigo (gestão passiva, diversificação, baixo custo, elevada liquidez, transparência), há também a de que o mercado de ações americano é bem mais desenvolvido e consolidado do que o brasileiro.

Logo, de fato você poderá sentir-se mais segura ao investir nesse índice.

Ressalta-se que esse conteúdo não é uma recomendação e tem o objetivo apenas de divulgar uma opção de investimento que pode se adequar aos investidores iniciantes, mas sem dispensar um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

Agora me conta nos comentários: você já conhecia os ETFs ou já investe em algum?


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
    
Imagem de Divulgação para Pinterest Saiba uma Forma Simples de Começar Investindo na Bolsa de Valores

2 comentários:

  1. Não consegui achar o blog dele tem como você mandar por favor?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Glaucia!

      É só clicar no nome do blog lá no início do post, mas o link é esse aqui: http://creditospessoaisrapidos.info/

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.