5 Coisas que o Livro Os Segredos da Mente Milionária Pode Te Ensinar Sobre Riqueza e Mindset

11 julho 2020

O livro Os Segredos da Mente Milionária é um best seller de finanças pessoais que conta com a aprovação de mais de 90% dos usuários do Google.
Saiba mais sobre ele nesse artigo com 5 coisas que você pode aprender com esse livro sobre riqueza e mindset!

Mesa branca com computador e livros empilhados

Os Segredos da Mente Milionária foi escrito por T. Harv Eker que, além de autor, é também empresário e palestrante motivacional.

Capa Livro Os Segredos da Mente Milionária
Foto: Americanas.com

O foco do livro é justamente o que diz em sua capa: como mudar a sua "programação mental" sobre dinheiro para mudar a condição financeira.

O autor chama esse conjunto de conceitos e atitudes que cada pessoa tem com relação ao dinheiro como o "modelo de dinheiro".

Esse modelo de dinheiro é consequência de crenças que temos enraizadas em nós, nutridas desde crianças por nossos pais e pessoas próximas, e esse condicionamento é o principal fator para o enriquecimento (ou não).

Segundo o autor, essas crenças determinarão o nosso sucesso financeiro.

Se elas são mais positivas, obteremos êxito financeiro. Se são negativas e limitantes, certamente o fracasso financeiro nos espera — a não ser que você modifique a sua programação mental.

É o que está embaixo da terra que cria que está em cima dela. É o invisível que produz o visível. E o que significa isso? Isso quer dizer que, se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.

Como você já pode ter inferido, o propósito do livro se resume em ajudar você a modificar o seu modelo de dinheiro para um mindest de riqueza.
 
Para que você modifique, então, as suas crenças sobre dinheiro, o livro contempla 17 arquivos de riqueza, que figuram como os 17 segredos das pessoas bem sucedidas financeiramente.


5 Coisas que o Livro Os Segredos da Mente Milionária Pode Te Ensinar Sobre Riqueza


Confira uma seleção de 5 insights que mais me chamaram a atenção no livro. São eles:

  1. Abandone crenças limitantes.
  2. Não espere ter muito dinheiro para começar a administrar as suas finanças.
  3. O dinheiro apenas evidencia quem você já é.
  4. Ter rendimentos passivos é fundamental.
  5. Para atingir o sucesso você precisa agir.


1ª Lição do livro Os Segredos da Mente Milionária


Abandone suas crenças limitantes e saia da sua zona de conforto.

Provavelmente você já ouviu ou leu isso em algum lugar. Inclusive essa também é uma lição do livro Pai Rico, Pai Pobre (outro best-seller das finanças pessoais).

Mas, como você também já deve ter ouvido dizer, se virou clichê é porque funciona.

Enriquecer não é um passeio no bosque. É uma viagem cheia de curvas, guinadas, desvios e obstáculos. A estrada para a riqueza é repleta de perigos e armadilhas, e é precisamente por isso que a maioria das pessoas não a toma.

A citação já diz tudo. É desconfortável abandonar suas crenças limitantes, mudar a forma como você lida com o dinheiro e tentar mudar a sua realidade.

Se isso fosse extremamente fácil e confortável ou se existisse um passo a passo para enriquecer, é muito provável que todos fôssemos milionários.

Entretanto, isso é fundamental para começar a obter êxito na sua vida financeira, assim como em outras áreas da sua vida:

Seu mundo exterior é apenas um reflexo do seu mundo interior. Se as coisas não vão bem no seu mundo exterior, é porque não estão indo bem na sua vida interior. É simples assim.

Se a sua programação mental for pessimista e limitante, os seus resultados também serão limitados.


2ª Lição do livro Os Segredos da Mente Milionária


Não espere ter muito dinheiro para começar a administrá-lo.

Intimamente relacionado com crenças limitantes, esse é o tipo de pensamento que certamente impede muitas pessoas de prosperar ou ao menos ter uma vida financeira mais saudável.

Ainda mais no contexto brasileiro, é extremamente comum que os cidadãos, desiludidos com o pouco que ganham, se preocupem muito pouco com a organização e administração do seu dinheiro.

Os que se valem do argumento “não tenho dinheiro suficiente para administrar”, por sua vez, estão olhando pelo lado errado do telescópio. Em lugar de dizerem “Quando eu possuir muito dinheiro, começarei a administrá-lo”, devem dizer “Quando eu começar a administrar as minhas finanças, terei muito dinheiro”.

Você provavelmente já conheceu pessoas que vivem uma vida simples, porém confortável, fazendo pequenas viagens regularmente, adquirindo bens que desejam, investindo nos estudos dos filhos,  por exemplo, mesmo sem ganhar grandes quantias de dinheiro.

Isso advém da organização financeira que muitos indivíduos e famílias conseguem manter, tornando suas vidas financeiras mais saudáveis.

Os benefícios disso são inúmeros: não ter dívidas, conseguir manter reservas de emergências, ter um conforto que cabe no orçamento e atingir objetivos gradativamente.

Os malefícios de não controlar a sua vida financeira são totalmente o oposto disso: dívidas, sensação de nunca ter dinheiro para nada, não ter reservas, sempre ser pega de surpresa por imprevistos e por aí vai...

A justificativa para cuidar muito bem do seu dinheiro mesmo tendo pouco é muito simples e tangível para nós:

Já notou que alguns indivíduos ganham rios de dinheiro e depois perdem tudo, ou começam aproveitando uma excelente oportunidade e, em seguida, deixam o bolo desandar? [...] Por fora, parece má sorte, uma oscilação na economia, um sócio desonesto, seja lá o que for. Por dentro, porém, a questão é outra. É por esse motivo que, se uma pessoa ganha muito dinheiro sem estar interiormente preparada para isso, o mais provável é que a sua riqueza tenha vida curta e ela acabe sem nada.

Faz todo sentido, não? Como você espera estar pronta para gerir grandes quantias de dinheiro se não cuida bem nem mesmo do que tem até agora?

Caso você pense que, tendo muito dinheiro, bastaria pagar alguém para administrar suas finanças para você, recomendo que leia a citação novamente.

Como você garantirá que estará entregando suas finanças na mão de uma pessoa honesta ou competente o suficiente para administrar o seu dinheiro?

Para não correr esse e outros riscos, um mínimo de conhecimento e experiência cuidando das suas finanças será necessário.

Antes de gerir uma grande fortuna, você precisa adquirir o hábito e a capacidade de administrar pouco dinheiro. Lembre-se: somos criaturas de hábitos. Portanto, o hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.



3ª Lição do livro Os Segredos da Mente Milionária


O dinheiro não muda o caráter das pessoas. Ele apenas intensifica quem você já é.

Muitas pessoas gostariam de ter muito dinheiro ao mesmo tempo em que abominam a riqueza por acreditarem que o dinheiro muda as pessoas.

Essa programação mental é extremamente limitante pois, além de não ser possível conquistar algo que você abomina, a verdade é que o dinheiro não muda o caráter das pessoas.

O dinheiro possibilita muitas coisas, boas e ruins, e é fato que algumas pessoas parecem se transformar ao enriquecer. Entretanto, o dinheiro não é responsável por essa mudança.

“Ser bondoso, generoso e afetuoso não tem nada a ver com a quantidade de notas que há na sua carteira – essas qualidades vêm do que existe no seu coração. Ser puro e espiritualizado não tem relação com a sua conta bancária – esses atributos se originam do que está na sua alma.”

A recíproca também é verdadeira. Agir de má fé, ser desumilde ou egoísta são atributos pessoais, e não financeiros.

Se uma pessoa mostra-se assim apenas após conquistar riquezas, significa que o dinheiro apenas deu ênfase ao seu mau caráter, que provavelmente não teve "oportunidade" de sobressair antes.


4ª Lição do livro Os Segredos da Mente Milionária


Tenha uma renda passiva.

Essa premissa também já está um pouco "batida" quando o assunto é educação financeira e isso não é atoa.

Ter renda passiva é essencial não só no caminho para a riqueza, como também para uma vida financeira mais saudável.

Enquanto as pessoas de mentalidade pobre vêem cada real como um dinheiro a ser trocado por algo que querem imediatamente, os ricos consideram cada real que possuem uma “semente” a ser plantada para render outros 100, que podem ser replantados para render outros 1.000 e assim por diante. Pense nisso. Todo real que você gasta hoje pode lhe custar R$ 100 no futuro.

A renda passiva, além de fazer com que o seu patrimônio cresça mais rápido sem que você necessite de fazer esforços contínuos, ela também pode ser um fator de motivação no processo de ser disciplinada financeiramente.

Durante a maior parte da vida, o mais provável é que nos dediquemos à renda ativa, proveniente do trabalho diário.

Entretanto, ao reservar parte dessa renda e investir (uma forma simples e acessível de renda passiva), é extremamente gratificante ver os investimentos crescendo e lhe pagando proventos sem que você precise passar horas trabalhando para isso.

Ter uma renda passiva pode funcionar como um prêmio pela mudança de mindset, pelos "sacrifícios" feitos nesse processo e pelas coisas que abdicamos no presente para ter mais conforto no futuro.

Contudo, como o próprio livro ressalta, isso normalmente não é ensinado em lugar nenhum e, por isso, é preciso dar os seus próprios passos para aprender a criar renda passiva.

Com o acesso à internet, ter múltiplas fontes de renda e passivamente já não é mais tão difícil. O mais comum é por meio dos investimentos (especialmente em ações). 


5ª Lição do livro Os Segredos da Mente Milionária


Você precisa agir.

Acho que essa lição resume tudo o que foi dito nas anteriores. 

Na primeira lição, a citação do autor falava que a maioria das pessoas não escolhiam o caminho para a riqueza porque ele não é o caminho mais fácil. Na segunda, falei sobre o desconforto que a mudança pode causar.

Já na terceira, estavam duas coisas que você deveria fazer: controlar as suas finanças e ter uma renda passiva.

E tudo isso se resume a uma coisa: se você quer algo, precisa agirSe você quer ter sucesso (financeiro ou em qualquer área da sua vida), você precisa agir.

Isso é óbvio, é clichê mas a maioria das pessoas não faz e principalmente pelas duas razões que mostramos nas primeiras lições: agir não é fácil e agir é desconfortável.

Pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem a ações, ações conduzem a resultados.

Muitas pessoas querem muitas coisas, sentem vontade de conquistar muitas coisas e até planejam muitas coisas mas, infelizmente, a grande maioria não age.

Essa citação é um fato. Pensamentos ou sentimentos não conduzem a resultados.

É normal ficar paralisado por um tempo ou não agir em prol dos seus objetivos todos os dias, contudo, também não é possível realizar todos os seus sonhos sem fazer absolutamente nada para se aproximar de conquistá-los.

Mesmo que apareça uma oportunidade ou que as coisas simplesmente aconteçam, como também já foi citado, se você não estiver preparadacertamente deixará a oportunidade passar.

É muito mais fácil "deixar a vida me levar", mas isso pode sair caro no futuro. Reflita:

O problema é que, no fim das contas, o amanhã se tornará hoje. Quem não cuidar do problema agora dirá a mesma coisa de novo amanhã.

Enquanto você não correr atrás dos seus objetivos (ou da sua riqueza, que é o assunto desse artigo), eles continuarão sendo apenas objetivos, acompanhados de uma insatisfação por não atingi-los.


+ Gostou do conteúdo? Salve-o no Pinterest!

Infográfico com 5 Coisas que o Livro Os Segredos da Mente Milionária Pode Te Ensinar Sobre Riqueza e Mindset


Mas como começar a agir?

O primeiro passo é sempre saber o que quer para, a partir disso, criar metas e "submetas" para tornar esse objetivo cada vez mais tangível e inseri-lo no seu cotidiano, incluindo ações diárias na sua rotina que te levarão ao sucesso.

Aqui no blog já tem alguns posts sobre esse assunto. Clique aqui e confira.


Considerações finais 


O livro Os Segredos da Mente Milionária, escrito por T. Harv Eker e publicado pela primeira vez em 2005, fala sobre como o seu mindset pode ser responsável pelo seu sucesso ou fracasso financeiro, propondo 17 arquivos de riqueza para transformar os seus conceitos sobre dinheiro.

Esses seriam os segredos para ter uma mente milionária (um mindset de riqueza e prosperidade).

Esse livro foi o segundo mais vendido na Amazon em 2019 no nicho de finanças pessoais e não atoa. Os insights que você pode retirar desse livro são poderosos e, se aplicados, podem realmente alavancar a sua vida financeira.

DICA: baixe o livro gratuitamente em PDF clicando aqui!

Apesar de que o livro Pai Rico, Pai Pobre normalmente é muito recomendado para iniciantes como uma primeira leitura sobre finanças pessoais, eu gostaria de ter lido Os Segredos da Mente Milionária primeiro.

Por se tratar de um livro sobre mentalidade, parece me fazer sentido que de fato você mude a sua mentalidade antes de aprender novos conceitos e, assim, comece a agir na direção certa.

Além disso, particularmente achei o livro um pouco mais direto e menos técnico, o que (na minha opinião) torna seus conhecimentos ainda mais tangíveis.

Há algum tempo mudei muito alguns conceitos que eu possuía sobre dinheiro e riqueza no geral que eu não tinha conseguido identificar quando começou.

Contudo, ao escrever esse post alguns meses depois de ter lido esse livro, percebo que ele foi responsável por boa parte das mudanças que ocorreram no meu mindset, o que me fez gostar ainda mais do livro.

Agora me conta nos comentários se você já leu esse livro e o que achou dele ou se pretender ler!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens para Pinterest 5 Coisas que o Livro Os Segredos da Mente Milionária Pode Te Ensinar Sobre Riqueza

5 Coisas que o Livro Os Segredos da Mente Milionária Pode Te Ensinar Sobre Riqueza


 

2 comentários:

  1. Adorei seu resumo, ainda não li, mas vou ler um dia!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves