5 Erros que Atrapalham a sua Produtividade e Organização Pessoal

07 novembro 2020

 Você ainda não chegou no nível de organização que queria e anda procrastinando demais? Confira 5 erros que podem atrapalhar a sua produtividade no dia a dia e a sua organização pessoal.

5 Erros que Atrapalham a sua Produtividade e Organização Pessoal

Sempre falo aqui no blog que ser uma pessoa organizada não significa ser produtiva o tempo todo, mas sim saber conciliar o lazer e descanso com as obrigações.

Assim, é perfeitamente normal tirar um tempo para si mesma, descansar, se divertir e até procrastinar em alguns momentos.

Mesmo sendo normal, é preciso ter cuidado para não deixar que a procrastinação se torne um hábito e acabe com a sua produtividade.

No post de hoje, confira 5 erros que podem comprometer a sua produtividade e organização pessoal e dicas de como evitá-los.


5 Erros que Atrapalham a sua Produtividade e Organização Pessoal




1º Ficar muito tempo nas redes sociais


Esse já é até um motivo clichê quando se trata de hábitos improdutivos, mas de fato as redes sociais podem ser vilãs da sua produtividade.

Mas por que?

Em síntese, o conteúdo das redes sociais é praticamente infinito.

Eu mesma não sigo muitas pessoas no Instagram e ainda assim tenho a sensação de que é impossível ver todos os stories disponíveis.

E provavelmente, quando eu terminar de assistir o último, novos stories já terão sido postados.

Ou seja, você sempre terá algo para ver nas redes sociais, então provavelmente será muito difícil parar de olhá-las.

A minha dica para parar de ficar muito tempo nas redes sociais é:
  • não comece o seu dia mexendo no celular (o ideal é que, na verdade, você comece o seu dia fazendo algo por você, antes de qualquer coisa);
  • estabeleça quais horários você ficará nas redes sociais.

Nesse sentido, você pode usar o tempo nas redes sociais como uma recompensa pelas tarefas concluídas, entre uma tarefa e outra, ou em horários mais definidos, como após o almoço ou após chegar do trabalho, por exemplo.

Adicionalmente, também não fique no celular antes de dormir, pois você provavelmente vai ficar tempo demais no celular, dormir mais tarde, o que poderá fazer com você se atrase na hora de acordar e atrase todo o seu dia.


2º Estar em um ambiente desorganizado


Um ambiente de trabalho ou estudos (ou os dois) desorganizado pode atrapalhar a sua produtividade de diversas formas.

A depender do que compõe a bagunça do seu espaço, isso pode te distrair durante a execução das suas tarefas.

Em alguns memes, às vezes vemos que até uma parede branca é capaz de nos distrair, então imagine se você tiver vários objetos ao seu redor que te tirem o foco do que você está fazendo?

Além da questão do foco, não deixar o seu ambiente organizado atrapalha muito a sua organização pessoal e a sua produtividade porque:

 1) pode fazer você perder tempo organizando as coisas antes de começar uma tarefa;

2) pode fazer você perder tempo procurando coisas na hora em que precisar.

Por mais que possa parecer que para ter um ambiente organizado você precise organizá-lo várias vezes, a verdade é que você precisa organizá-lo estrategicamente, mas apenas uma vez.

Quando você consegue "bolar" um layout que permita que você sempre tire e coloque tudo no mesmo lugar rapidamente, você provavelmente não verá mais o seu espaço desorganizado.

Aqui no blog tem um artigo sobre como organizar a casa (o artigo mais acessado do blog, por sinal) em que ensino minha estratégia para não deixar as coisas ficarem bagunçadas. Recomendo a leitura, pode te ajudar!


3º Não ter um planejamento


Pode ser um pouco difícil ter organização e produtividade na sua rotina se você não souber o que fazer a cada dia, não acha?

O planejamento pessoal ou de rotina é extremamente importante para que você estabeleça quais coisas você fará no seu dia a dia e da forma mais estratégica possível.

E com estratégica eu quero dizer: de uma forma que dê resultado para você e que otimize tempo na sua rotina.

Além disso, o planejamento permite que você inclua pausas na sua rotina, eliminando a sensação de culpa por estar procrastinando demais ou sendo produtiva demais.


Por mais difícil que seja explicar isso, estou tentando dizer que, ao se planejar, você já consegue saber o que esperar dos próximos dias.

Assim você poderá se divertir sem culpa caso resolva sair com uma amiga que te chamou para algo de última hora ou se não estiver muito animada e resolva passar algumas horas assistindo série no meio da semana.

Com um planejamento feito, você saberá o quanto isso te prejudicará ou não, ajudando você a manter o foco — caso a sua rotina esteja realmente muito apertada e você não possa assistir a série — ou a se permitir mais — caso você nem esteja tão apertada assim e possa ir se divertir.


4º Tentar fazer tudo ou não concluir nada


Para mim, esse também é um ponto em que o planejamento pode ser útil.

Tentar "abraçar o mundo" e fazer tudo de uma vez só pode arruinar a sua produtividade, visto que, além de que o dia tem 24 horas para todo mundo, você provavelmente ficará de cabeça cheia e/ou ansiosa, oque a fará perder desempenho nas suas tarefas.

Por mais que você tenha muitas coisas para fazer e pouco tempo para concluí-las, é necessário definir prioridades e focar em uma coisa de cada vez.

Por exemplo, no momento em que escrevo esse artigo eu estou pensando na imagem de divulgação que preciso fazer para divulgá-lo, no infográfico desse post e do de semana passada e no quanto o armazenamento do meu celular está cheio.

Por mais que eu queira termina esse artigo o mais rápido possível para ir fazer os infográficos, eu também preciso estudar e fazer várias outras coisas depois, então não sei nem quando poderei esvaziar a memória do celular.

Sendo assim, não adiantaria eu tentar concluir tudo isso em algumas horas e nem ir pulando de tarefa em tarefa, pois eu não conseguiria concluir nada.

O melhor é focar em escrever um bom artigo até conclui-lo (que é a prioridade), depois nos designs e, quando sobrar um tempo no final de semana, eu posso liberar espaço no armazenamento do celular, o que ainda não é prioridade.

Nesse sentido, tanto tentar fazer tudo em um curto período de tempo quanto alternar demais entre tarefas sem terminar nenhuma comprometem muito a sua produtividade.

Lembre-se: defina o que é prioridade; defina as tarefas que podem esperar; se preocupe, no momento, apenas com a tarefa que estiver executando e — a não ser que seja uma tarefa longa demais — faça pequenas pausas mas sem pular para outra tarefa antes de concluir a anterior.

+ Dica: baixe o planner diário (gratuito) do blog para fazer um planejamento detalhado do seu dia. Clique aqui e acesse!


5º Não se cuidar


Por último, mas definitivamente não menos importante, não se cuidar pode atrapalhar muito a sua produtividade e organização pessoal.

Se você não estiver bem, dificilmente você terá motivação e disposição o suficiente para se planejar, se organizar e ser produtiva na sua rotina.

É necessário manter seu corpo e mente saudáveis para não só manter a sua produtividade, mas também para cuidar bem da sua saúde física e mental.

Pois de nada adiantará conseguir cumprir várias tarefas e atender às necessidades de outras pessoas sem atender às suas.

Logo, cuide da sua alimentação, se exercite (nem que sejam apenas alguns alongamentos por dia), tome sol, faça pausas para se movimentar e espairecer um pouco e sempre inclua momentos de descanso na sua rotina.



Gostou do conteúdo desse post? Salve-o no Pinterest! 

Infográfico sobre 5 Erros que Atrapalham a sua Produtividade e Organização Pessoal




Considerações Finais


Talvez você já tenha ouvido falar do termo workaholic, que significa pessoa viciada em trabalho, em termos gerais.

O intuito das dicas de hoje não é que você se torne uma pessoa viciada em trabalho/produtividade, bem pelo contrário.

Mapear os erros que atrapalham a sua produtividade e organização pessoal podem ajudar você a equilibrar a sua rotina, visto que normalmente as pessoas que não são organizadas na sua rotina acabam procrastinando demais e se sentindo culpadas por não serem produtivas.

Assim, o intuito é justamente que você gerencie melhor o seu tempo, driblando os momentos de procrastinação (que gera culpa) e conseguindo destinar parte do seu tempo ao descanso que, ao contrário da procrastinação, gera satisfação e bem-estar, e não a culpa.

Logo, eu espero muito que todas essas dicas possam ajudar você a corrigir os erros que possam atrapalhar a sua produtividade e organização pessoal.

Para mais dicas de organização, clique aqui e confira outros posts com esse assunto.

Para finalizar, como sempre, eu quero saber a sua opinião: essas dicas vão ajudar você a ser produtiva? Quais são os erros que a atrapalham a sua produtividade pessoal?



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest 5 Erros que Atrapalham a sua Produtividade e Organização Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves