Como Manter o Quarto Organizado em 5 Passos Simples

10 janeiro 2022

Descubra como ter um quarto organizado todos os dias com apenas 5 passos simples, sem precisar ficar horas e horas faxinando o quarto e organizando o seu guarda-roupas toda semana!

Quarto feminino simples organizado


Você é aquela pessoa que está toda semana dizendo "meu quarto está uma bagunça" ou "preciso organizar meu guarda-roupas"?

Esses são sinais de que você precisa aprender como organizar o seu quarto!

Ou, talvez, você saiba como organizar o seu quarto, mas ele não dura muito tempo arrumado e, poucos dias depois de você ter deixado tudo em ordem, lá está ele tudo bagunçado novamente...

Se você se identifica com alguma dessas situações, essas dicas serão valiosíssimas para você!

Pois, além de aprender como organizar o seu quarto, você também receberá dicas para manter o seu quarto sempre arrumado, o que vai te poupar de ficar toda semana arrumando o guarda-roupas e faxinando o quarto.

Continue no post e confira!


Como Manter o Quarto Organizado em 5 Passos Simples


Eu sei bem que na correria do dia a dia manter o quarto sempre organizado é um grande desafio.

Principalmente quando se tem um quarto pequeno e muitas coisas para guardar, esse desafio se torna ainda maior.

Por isso, essas dicas serão práticas e objetivas, seja para a organização de um quarto pequeno e simples ou para a organização do quarto de casal.

Você vai poder aplicar tudo isso mesmo que o seu quarto seja um "corredorzinho" (como é o caso do meu 😂) e sem gastar nada (ou gastando muito pouco!).


Como organizar o quarto


Para manter o quarto organizado, primeiro, você precisa conseguir organizá-lo, certo?

E é possível ter um quarto pequeno e organizado! Mas... 

Você vai precisar ter um pouco de criatividade e esforço no início.

O grande segredo para manter o quarto organizado é criar um "sistema" de organização único para você, de acordo com o seu espaço, as coisas que você tem e a sua rotina.

Por exemplo: eu tenho um quarto pequeno, tenho apenas um guarda-roupas de solteiro para armazenar minhas roupas, sapatos, bolsas, maquiagens e materiais de estudos e minha rotina é bem corrida: além de trabalhar fora, eu estudo e também trabalho em casa.

Logo, eu precisei de um pouco de criatividade e esforço para, no início da organização do meu quarto pequeno, eu conseguir um sistema que funcione e faça o quarto estar sempre organizado.

E, principalmente se você estuda e trabalha de forma remota (em casa), um quarto organizado significa uma vida organizada! Por isso, levar a sério esse "sistema" de organização é fundamental.

Quarto organizado feminino

A verdade é que organização poupa tempo, então ter um quarto organizado vai diminuir o seu stress e aumentar a sua produtividade.

Esses são os pilares que eu considero importantes criar o seu sistema de organizar o quarto:

  • Cada coisa precisa ter o seu lugar.
Ou seja, você precisa definir onde SEMPRE vai ficar cada coisa e de forma ESTRATÉGICA. 

Eu, por exemplo, defino que minhas roupas ficam sempre agrupadas de acordo com o tipo (blusa de frio > blusa de manga > blusa de aça fina > assim por diante), meus sapatos ficam sempre juntos numa parte do guarda-roupas, assim como as maquiagens e produtos de skin care ficam em outra.

Mas os itens que são de uma mesma "categoria" (sapatos) ou que serão utilizados juntos (skin care, perfumaria e maquiagens) ficam sempre juntos.

Isso tem a ver também com os meus hábitos e rotina. Antes de me vestir, eu sempre utilizo o desodorante e perfume, protetor solar e a maquiagem. Nessa ordem. Logo, faz sentido para mim e me poupa tempo que eles estejam juntos.

Na correria do dia a dia, é fácil de pegar e fácil de guardar. Não tem como bagunçar desse jeito, né!?

Faça testes e vá analisando quais coisas ficam melhores e mais práticas em quais lugares.

Quarto organizado feminino



  • Os papéis precisam estar bem definidos

Eu sei que trabalhar na cama funciona para muitas pessoas, mas se você tem uma rotina corrida ou não gosta de passar muito tempo diariamente organizando as coisas, os papéis precisam estar bem definidos para que o seu quarto esteja sempre organizado.

Se ora você trabalha na cama, ora trabalha na escrivaninha, ora trabalha da mesa da cozinha, eu aposto que você estará sempre se perguntando onde deixou o carregador do notebook, o mouse, o fone, a sua agenda...

Esse é um desdobramento da dica anterior. Cada coisa precisa ter o seu lugar.

Defina onde será o seu local de trabalho, estudo e lazer e organize o seu quarto a partir disso.

Se você trabalhará sempre da escrivaninha, então organize-a de forma estratégica, deixando sempre à mão os itens que fazem parte da sua rotina de trabalho e estudos (computador, periféricos, fone, agenda e garrafa de água).

Retire tudo o que não faz parte disso (copos, talheres, desodorantes, maquiagens e tudo o que estiver avulso por lá). E nada de trabalhar, estudar ou comer na cama.

Quando você tem o hábito de tomar o café na cama ou na mesa de trabalho, por exemplo, aposto que você deixa o prato, copo e talhe por ali mesmo, né?

Com isso, já nas primeiras horas da manhã você começa a bagunçar o seu quarto.

Lembre-se: cada coisa no seu lugar!

Quarto organizado feminino



  • Tenha itens de organização e uma rotina de limpeza

Para manter o seu quarto sempre limpo e organizado, você vai precisar basicamente de um sistema de organização que funcione e uma rotina de limpeza.

Você não vai precisar de uma rotina de organização, porque a partir do seu sistema de organização você precisará apenas aplicar as dicas de como manter o seu quarto sempre organizado.

Mas você precisará de uma rotina de limpeza para que ele esteja sempre limpo.

Se você mora em área urbana e que não tenha muita poeira, acredito que varrer o seu quarto 3x na semana e tirar a poeira 1x na semana seja suficiente, caso você não possa fazer isso todos os dias.

Na minha rotina, por exemplo, eu aproveito que o quarto é pequeno e rápido de varrer para fazer isso todos os dias, e deixo sempre um paninho de poeira na escrivaninha para facilitar de tirar a poeira 1x na semana ou antes, se eu perceber o acúmulo.

Uma dica valiosa de organização do quarto é ter itens de organização, como caixas organizadoras, cestinhas, baús e etc.

Eu utilizo esses itens para colocar em prática o "cada coisa em seu lugar".

Utilizo organizadores de maquiagem para os pincéis e batons, uma cestinha simples (na verdade, uma tampa de caixa de presente) para os itens de cabelo, skin care e perfumaria e também cestinhas para organizar os itens de papelaria e periféricos (fone, carregador) que ficam na escrivaninha.

Eu amo caixas e cestinhas de organização e utilizo sempre, há anos! É uma parte do meu sistema de organização que sempre funcionou, logo, eu nunca precisei alterar isso.

Eu falei mais sobre os organizadores nesse post.

Agora vamos às dicas para manter o seu quarto sempre organizado!

Quarto organizado feminino




Como Manter o Quarto Organizado em 5 Passos Simples


1. Arrume a cama todos os dias antes de sair


Quarto feminino organizado cama arrumada

Sabe aquele básico que funciona? É arrumar a sua cama todos os dias!

Eu te mostrei no tópico anterior que para ter um quarto organizado, você precisa de um sistema de organização.

Com ele, você vai conseguir manter o seu guarda-roupas e escrivaninha organizados, porque essa é a função do sistema: garantir que você não precise estar sempre arrumando e faxinando coisas.

Mas, para manter o seu quarto organizado, não adianta somente ter o guarda-roupas e a mesa organizada.

Uma cama bagunçada tira toda a harmonia do ambiente e acaba te deixando desleixada(o) para manter todo o resto em ordem.

Então, depois de criar e testar o seu sistema de organização, o primeiro passo para manter o quarto sempre organizado, mesmo o quarto de casal, é arrumar a cama todos os dias ao acordar!


2. Tudo o que tirar do lugar, coloque de volta


Quarto organizado feminino

Parece chato, né?

Mas a verdade é que se você conseguir criar um sistema de organização e ir aprimorando até que ele funcione bem, isso se tornará um hábito.

Lembra que eu te contei que utilizo perfume, protetor solar e maquiagem juntos?

Se eu defini um lugar para isso (nas cestinhas, dentro do meu guarda-roupas), eles estão lá todos os dias e é fácil de pegar, por que eu não os colocaria de volta depois de usar se o lugar deles está lá?

Já se tornou um hábito utilizar tudo e colocar de volta no lugar — perfumes, maquiagens, produtos de cabelo, carregador do celular — porque eles têm o seu lugar, que é um lugar fácil de pegar e de guardar.

Se está chato guardar tudo o que você pegou, é porque eles não têm o seu lugar certo e fácil de ser acessado.

Esse é o princípio básico para manter o quarto organizado e também qualquer cômodo da casa. Comece a aplicá-lo e compartilhe com todos os membros da casa!


3. Dobre as roupas e guarde sempre que chegar em casa


Quarto organizado feminino

Esse é quase um desdobramento da dica anterior para manter o quarto organizado também.

É comum que muitas pessoas cheguem em casa, troquem de roupa e as deixem jogadas, e isso acaba com o seu sistema de organização.

Repetir roupas é uma realidade e nem todas as peças precisam ser lavadas a cada uso, logo, se você precisar utilizar as mesmas peças novamente, sempre dobre e guarde-as para manter o seu quarto sempre organizado.

Defina um local para deixá-las até que sejam utilizadas novamente ou, caso precisem ser lavadas, nada de criar uma pilha de roupas sujas no quarto!

Compre um cesto para as roupas sujas e siga o princípio básico do "cada coisa em seu lugar".


4. Limpe os sapatos e guarde (depois de secar) sempre que chegar em casa



Esse é mais um hábito fundamental para manter o seu quarto sempre limpo e organizado!

Quando você limpa e guarda os seus sapatos, além de contribuir para que o seu quarto também se mantenha limpo, vai evitar que se acumulem vários sapatos pelo chão do quarto, além de que eles estarão sempre limpos.

Muitos fabricantes não recomendam a lavagem completa do calçado (deixar de molho, esfregar, etc.), além de que toma tempo deixar vários calçados sujos e acumulando sujeira para tirar um dia e lavá-los todos de uma vez.

Uma forma simples de colocar isso em prática é utilizar lenços umedecidos.

Eu vi essa dica em um canal do YouTube sobre calçados e adorei. Comprei lencinhos bem baratinhos (fica a dica, não precisa ser um Jhonsons&Johnsons 😂) e achei muito prático de utilizar no dia a dia.

Sempre que chego em casa eu limpo os sapatos com um lencinho, deixo um tempinho secando e já guardo.


5. Organize o espaço todos os dias antes de dormir


Quarto organizado feminino

Essa é a única rotina de organização que você precisará para manter o seu quarto sempre limpo e organizado: dar uma arrumadinha básica antes de dormir.

Quando começamos a organização, é comum termos a impressão de que é preciso ficar o tempo inteiro limpando e guardando coisas.

E é muito frequente que isso aconteça no início: você fica paranoica e não pode ver nada fora do lugar.

Mas enquanto você está trabalhando, por exemplo, a sua preocupação não precisa ser a bagunça que você está fazendo, porque realmente você pode precisar pegar várias coisas e tirar do lugar.

Essas "pequenas bagunças" (por exemplo, canetas e agendas fora do lugar) não devem tirar o seu foco ao longo do dia.

Então, é muito mais prático conduzir o seu dia com leveza e, antes de dormir, tirar alguns minutinhos para organizar o seu espaço.

Caso você tenha uma rotina muito agitada, costume trabalhar/estudar até a hora de dormir e até tenha alguma dificuldade para pegar no sono, essa dica pode, inclusive, te ajudar a dormir melhor!

Tirar esse tempinho longe das telas antes de dormir ajuda você e desacelerar e, consequentemente, a ter uma noite de sono de qualidade.

É um hábito que vai te ajudar além da organização do quarto!


DICAS EXTRAS PARA MANTER O QUARTO ORGANIZADO


O capricho e o cuidado com a limpeza são essenciais para ter um quarto sempre limpo e organizado, logo, você precisa ter isso como prioridade sobre algumas questões.

Por exemplo, é interessante evitar animais de estimação no quarto, em cima de camas e cadeiras, por exemplo. 

Animais frequentemente soltam muito pelo, o que vai dificultar a sua rotina de limpeza, além de que alguns costumam bagunçar as coisas.

Quarto organizado feminino

Se você definitivamente não tem tempo para organizar o seu quarto, mantenha-o fechado e não compartilhe o espaço com pessoas que vão sujá-lo ou bagunçá-lo (aquela priminha bagunceira ou a irmã que pede uma roupa emprestada e revira todo o seu quarta-roupas, por exemplo) sem a sua supervisão.

Não é uma questão de egoísmo, mas de poupar tempo na sua rotina, afinal, ter que ficar sempre organizando o quarto porque alguém bagunçou é desgastante e toma tempo.

Por fim, uma última dia é desapegar periodicamente das coisas que não utiliza mais.

Ao menos uma vez por ano, separe tudo o que não utilizou no último ano (roupas, sapatos, maquiagens, materiais de estudos, bolsas, etc.) e faça doações ou jogue no lixo.

Eu sei que nos apegamos muito a algumas coisas, mas a verdade é que se você não utilizou isso nos últimos anos, é porque não te faz falta mais, então desapegue!


Considerações Finais

Ter um quarto sempre limpo e organizado não é uma missão impossível!

Com um sistema de organização bem definido e constantemente aprimorado, manter o seu quarto sempre limpo e organizado será parte da sua rotina, seguindo os 5 passos simples que mostrei nesse post.

Caso você queira aplicar essas dicas na organização do quarto de casal, basicamente você precisará compartilhar esses hábitos com a pessoa que divide o espaço com você e incluir isso na rotina de ambos.

Relembrando, para criar o seu "sistema" e organização único e eficaz, você precisará:

  • Definir onde será o lugar de cada coisa (roupas, sapatos, maquiagem, perfumaria, produtos de cabelo, roupa de cama, etc.)
  • Delimitar os seus papéis (não trabalhar ou comer na cama e não se maquiar na escrivaninha, por exemplo)
  • Ter uma rotina de limpeza e itens de organização (caixas organizadoras, cestinhas, etc.)

Após criado um sistema de organização, você precisará testar a sua eficácia e modificar tudo o que não estiver funcionando.

Eu costumo, inclusive, separar os meus desapegos primeiro e, com o espaço que sobra, aprimorar cada vez mais o meu sistema de organização. Fica mais essa dica extra! ;)

Com tudo em ordem, manter o seu quarto organizado será simples! Basta incluir esses 5 passos simples na sua rotina:

  • Arrume a cama todos os dias antes de sair;
  • Tudo o que tirar do lugar, coloque de volta;
  • Dobre as roupas e guarde sempre que chegar em casa;
  • Limpe os sapatos e guarde (depois de secar) sempre que chegar em casa;
  • Organize o seu espaço todos os dias antes de dormir.

Quarto organizado feminino

Eu aplico essas dicas, sempre na medida do possível, já há algum tempo e é incrível o quanto isso me poupa tempo semanalmente com relação à organização do quarto.

Eu organizo o guarda-roupas e faço uma grande faxina somente uma vez no ano, quando dou uma checada em tudo o que tenho para doar e jogar fora.

Agora me conta aqui nos comentários: o que você achou dessa dica?

Eu espero muito que você tenha gostado e quero saber também quais são os seus truques para ter um quarto sempre organizado!



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest: /queromeformar




+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Quarto organizado feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves