4 Dicas para Fazer Exercícios em Casa + bônus

16 março 2019

Confira nesse artigo 4 dicas que vão ajudar você a fazer exercícios em casa + uma recomendação de um canal do YouTube excelente para emagrecer fazendo exercícios em casa mesmo sendo iniciante.

Garrafa de água ao lado de um tênis rosa em fundo branco

Emagrecer e/ou ser mais saudável faz parte das metas de ano novo de muitas pessoas, porém, todo ano é a mesma coisa, né? Promete-se "ano novo, vida nova" mas, rapidamente, todas as promessas que foram feitas são esquecidas e isso acontece com muita gente.

Um estudo realizado pelo Statistic Brain Research Institute (Estados Unidos) divulgado pelo Folha de São Paulo (2020) aponta que metade das pessoas desistem das suas metas de ano novo antes do carnaval. Será que você também faz parte dessa estatística?

Os motivos que, acredita-se, sejam responsáveis por essa desistência são principalmente falta de razoabilidade na definição de objetivos e falta de planejamento.

Esses fatores impeditivos que antecedem as metas mostram o pouco conhecimento que se tem a respeito de definir metas mas, apesar de que nem sempre somos experts em traçar nossos objetivos, é possível perceber isso e adaptar o que foi pensado à nova realidade.

Acontece, porém, que antes mesmo de tentar as pessoas acabam desistindo e, por isso, falham antes de começar a se aproximar dos seus objetivos, justificando principalmente a falta de tempo e dinheiro para isso.

Dessa forma, vou compartilhar aqui um canal do YouTube que eu aprecio muito, pois além de compartilhar de forma gratuita vários exercícios para emagrecer em casa que podem ser praticados por iniciantes, as séries de exercícios são rápidas e a dona do canal também está em processo de emagrecimento.

Sendo assim, você soluciona o problema de falta de tempo e dinheiro e, de quebra, ainda pode se motivar junto com a dona do canal!


Alguns cuidados para fazer exercícios em casa


É perfeitamente possível se exercitar e emagrecer fazendo exercícios em casa, contudo, é imprescindível tomar alguns cuidados para que você tenha nenhuma lesão e não corra riscos de causar danos à sua saúde.

Veja alguns cuidados recomendados pelo portal Tua Saúde:
  1. Ir a um médico e avaliar a sua saúde
  2. Usar roupas e sapatos adequados
  3. Fazer um aquecimento antes dos exercícios e se alongar depois
  4. Escolher um local adequado (preferencialmente plano e regular)
  5. Ajustar a intensidade, tempo e frequência dos treinos
  6. Adotar sempre a postura adequada em cada exercícios
  7. Respeitar eventuais dores
Esses cuidados são essenciais para que você consiga fazer os seus exercícios em casa sem sofrer nenhum "dano colateral". Veja esses cuidados de forma detalhada no artigo do Tua Saúde.


Como Fazer Exercícios em Casa

Veja 4 etapas que você pode seguir para organizar uma ficha de exercícios e começar a praticar em casa.


1º Esteja apta para fazer exercícios sozinha


Para fazer exercícios em casa, primeiro, é necessário estar apta a isso. Portanto, você deve ter ido a um médico antes e tomar os outros cuidados que foram citados acima.


2º Monte a sua ficha de exercícios


Em seguida, se preferir, você pode analisar o seu corpo e identificar os pontos de atenção, ou seja, de que forma você quer sentir a mudança ao praticar exercícios.

Você quer ganhar massa e definir as pernas? Emagrecer e perder barriga?

Isso é importante para te ajudar a estabelecer quais exercícios você praticará.

Existem vários exercícios localizados, que servem para tonificar a região e aumentar a massa muscular, como os exercícios localizados para pernas e braços, ideais para quem quer ganhar massa e definir.

+  Leia também:
    • 5 Hábitos Saudáveis para Uma Vida Melhor e Mais Feliz

Já para quem quer emagrecer, inicialmente os exercícios localizados não necessariamente ajudarão na queima de gordura da região.

Eles podem constar na sua ficha de treino como uma forma de definir a região enquanto você emagrece mas, se o seu objetivo é perder gordura, os exercícios mais recomendados são exercícios de alta intensidade e aeróbicos, como burpees, agachamentos, pranchas.

Fontes consultadas: Cuidaí, Minha Vida e Tua Saúde.

De acordo com o seu objetivo, pesquise os exercícios adequados e monte a sua ficha de treino, anotando os dias da semana em que fará seus exercícios em casa e especificando qual exercício fará a cada dia (respeitando a frequência adequada), quantas séries e por quanto tempo.

Essa ficha pode, ainda, te ajudar a manter a consistência nos treinos, pois terá uma "programação a seguir" e, caso não cumpra um dia, saberá que está comprometendo os próximos e negligenciando os seus resultados.


3º Escolha algo ou alguém para acompanhar


Principalmente se você está começando, algo que vai te ajudar muito é escolher "alguém" para acompanhar na sua rotina de exercícios em casa.

Você pode baixar aplicativos de treino em casa, em que é possível utilizar treinos prontos ou personalizados de acordo com os seus objetivos (esta última opção normalmente só está disponível nas assinaturas premium desses aplicativos e é por isso que eles não serão detalhados nesse artigo).

Uma segunda opção é encontrar exercícios para fazer em casa no YouTube e em sites, de acordo com a sua ficha de treino.

Supondo que você queira queimar gordura, pode criar uma playlist no Youtube ou uma pasta de favoritos no seu navegador e salvar os treinos que você vai fazer, na ordem da sua ficha.

É importante assistir primeiro os vídeos de cada treino e só salvar os que você tiver condições de fazer, tanto em termos de condicionamento físico como de equipamentos e espaço necessários. Encher a sua playlist de treinos que não pretende fazer só vai te atrapalhar!

[ESSE ARTIGO NÃO É UMA PUBLICIDADE]

Dentre os vários canais que você pode acompanhar no YouTube, um que eu recomendo muito atualmente é o Paty Silveira — Exercícios para Emagrecer, cujos vídeos são bastante rápidos, fáceis e objetivos.

Eu já fiz vários treinos do canal dela e obtive resultados muito mais rápido do que nos treinos de aplicativos.

Entretanto, é fato que cada organismo funciona de um jeito e, por isso, não respondem aos exercícios da mesma forma.

Assim, é importante que você tenha consistência ao fazer os seus exercícios em casa e, se necessário, teste outras opções até encontrar a que funciona melhor para você.

As séries de exercícios do canal são muito rápidas (variam de 3 a 10 minutos, a depender do exercício), dessa forma, você consegue encaixar ao menos uma série por dia na sua rotina, sem contar que os exercícios não exigem nenhum tipo de equipamento ou objeto que você não tenha em casa.

Além disso, o canal da Paty é bastante completo e organizado, pois ela posta todo tipo de exercício: de baixo impacto, exercícios localizados, aeróbicos, exercícios de alta intensidade e vários outros.

Eles estão também organizados em playlists dentro canal, facilitando com que você pode possa ir experimentando os exercícios e ver quais dão mais resultados para você.

Você pode conferir todos os vídeos do canal dela clicando no link. Os "envios mais famosos" são de fato os melhores exercícios, mas vou deixar os meus favoritos aqui:






4º Cuide da sua alimentação


Para potencializar o resultado dos seus exercícios em casa e também melhorar ainda mais a sua saúde e qualidade de vida, não deixe de cuidar melhor da sua alimentação.

O ideal, sempre, é consultar um profissional (nutricionista) para receber orientação sobre como melhorar a sua alimentação de forma alinhada com o seu objetivo, já que uma pessoa que deseja perder gordura se alimentará de forma diferente da que quer ganhar massa.

Se optar por buscar informações na internet, procure saber primeiro se a fonte do conteúdo é confiável e elaborada por profissionais que têm autoridade no assunto.

Não é necessário fazer uma dieta se você não quiser, podendo apenas fazer algumas mudanças e corrigir pontos críticos, se houver, visto que uma alimentação saudável contribui para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida no longo prazo e, por isso, quanto antes você começar a cuidar dela, melhor.

+ Leia também: 10 receitas fáceis e saudáveis para o dia a dia



Gostou das dicas? Salve o infográfico!

Infográfico com 4 Dicas para Fazer Exercícios em Casa



Sobre a motivação para começar


Eu sempre fiz exercícios em casa e realmente tive resultados bem mais rápido com os exercícios desse canal, de forma que eu acabei chegando no corpo que eu desejava mais rápido do que no ritmo de exercícios que eu praticava antes. Eu espero que isso já seja um certo incentivo para que você ao menos pense em começar.

No entanto, uma coisa que me deixou muito motivada a dar uma chance aos exercícios do canal da Paty foi perceber os resultados que ela mesma teve fazendo os exercícios para emagrecer em casa.

Em um dos vídeos do seu canal, ela conta ter chegado aos 89kg antes de começar a fazer exercícios em casa e, alguns meses depois, chegou aos 70kg.

É sempre bom seguir alguém que vive o que fala e, no caso da Paty, foi especialmente motivador ver toda a transformação dela, com a sua simplicidade e condição de vida (aparentemente) semelhante à de muitas pessoas que também não podem gastar muito com academia, dieta e reeducação alimentar.

Não é um personal trainer com um corpo escultural te dizendo que é fácil emagrecer, ter saúde e chegar ao seu objetivo. É uma uma menina que quer emagrecer, que tem os mesmos objetivos que você, te provando que é possível. Não é necessário sofrimento, horas de jejum, fome e nem nenhuma loucura de verão.

Previsivelmente, a conclusão é: Só é necessário começar. Mesmo que dê preguiça, coloque sua "roupa de academia" e comece. Paty perdeu 20kg em meses sem sair de casa. Por que é que você não conseguiria?


BÔNUS: Ficha de Treino para Download 


Para ajudar você a ser ainda mais consistente nos seus treinos, disponibilizei essa ficha de treino para download. Ela está no Canva para que você possa personalizar de acordo com a sua rotina de treinos em casa.

Para acessar, basta clicar nesse link e criar uma conta no Canva (gratuito) caso você ainda não tenha. Para alterar o texto, basta clicar duas vezes na linha e escrever o que desejar. Bem simples!

Se preferir, você pode imprimir a ficha ou simplesmente salvar na galeria do celular para acompanhar.



Considerações Finais

Os exercícios do canal Paty Silveira — Exercícios para Emagrecer são muito eficientes, prático e fáceis. As séries normalmente são rápidas, não exigem equipamentos e movimentos bruscos, de forma que é possível fazer todos os exercícios em casa, sozinha e mesmo sendo iniciante.

Apesar disso, fazer exercícios físicos em casa requer atenção: não se pode exagerar nos movimentos e nem no número de séries, principalmente quando está iniciando. É imprescindível também ter certeza de que você está apta para se exercitar sozinha, mediante uma avaliação do seu médico.

É evidente que é sempre melhor fazer exercícios físicos no ambiente adequado e com o acompanhamento de um profissional, contudo, se você precisa fazer exercícios e quer emagrecer em casa, essas dicas podem te ajudar muito!

Lembre-se sempre de priorizar a sua saúde e seu bem-estar físico e mental: mude se quiser mudar, mas não se preocupe em se enquadrar em nenhum padrão de "beleza" ditado por aí.

Afinal, você já ouviu dizer, né: "CORPO BONITO É O SEU"! <3

Me conta nos comentários se você já praticava algum exercício físico ou se pretende começar agora!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest Como Fazer Exercícios em Casa em 4 Passos Simples


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves