Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: O Que é Desenvolvimento Pessoal e Como Ele Pode Te Ajudar a Encontrar a Sua Melhor Versão

4 de julho de 2020

O Que é Desenvolvimento Pessoal e Como Ele Pode Te Ajudar a Encontrar a Sua Melhor Versão

Hoje em dia, muito se fala em desenvolvimento pessoal, metas, coach, sucesso e vários outros aspectos que envolvem a pauta do aprimoramento pessoal e mudança de vida.
Mas o que é desenvolvimento pessoal? Será que você precisa saber sobre isso?

Mulher loira feliz girando o seu corpo com roupas de inverno

O desenvolvimento pessoal é fundamental em vários aspectos, esteja você em busca do aprimoramento pessoal ou profissional.

Os princípios dessa "ferramenta" podem te ajudar a atingir o sucesso de forma mais acelerada e genuína, englobando diversos aprendizados que podem mudar a sua vida.

Apesar de que muitas pessoas têm alguns preconceitos com esse tema e logo associam o desenvolvimento pessoal com coaching e autoajuda.

Entretanto, como sempre digo por aqui, o mais importante é a essência e não o conceito, por isso, continue nesse artigo para entender melhor o que é desenvolvimento pessoal em sua essência e como ele pode te ajudar a encontrar a sua melhor versão. Confira!


O Que é Desenvolvimento Pessoal e Como Ele Pode Te Ajudar a Encontrar a Sua Melhor Versão



O que é desenvolvimento pessoal?

É possível encontrar diversas definições de desenvolvimento pessoal.

Segundo a  Rock Content, "desenvolver-se pessoalmente é lidar com as coisas que você quer fazer e as que você tem a obrigação de fazer de forma saudável, pragmática e adulta.", enquanto a maioria dos sites definem como autoconhecimento e aprimoramento de habilidades pessoais

De qualquer forma, esses conceitos estão interligados.

autoconhecimento é essencial e é a base para o aprimoramento pessoal. Caso você não leve muita fé nisso de desenvolvimento pessoal, ao menos acredite que o autoconhecimento é primordial.

Quando você se volta para si mesma e reconhece todos os defeitos e qualidades que possui, você tem a maravilhosa oportunidade de potencializar as suas qualidades e amenizar os seus defeitos.

Ninguém é perfeito e nunca será, mas isso não quer dizer que você não pode, de forma equilibrada, buscar a sua melhor versão.

Note, eu disse amenizar os seus defeitos. Você não poderá eliminá-los e nem é necessário tentar.

O mais relevante é potencializar as suas qualidades e com isso você já estará afastando muitos dos seus defeitos, principalmente por meio do sentimento de gratidão e satisfação em ser cada dia uma pessoa melhor.

Quanto à definição da Rock Content, ela também faz todo sentido: na maioria das vezes, o que mais traz satisfação ao ser humano é a liberdade para agir em prol dos seus próprios interesses e atingir os seus próprios objetivos.

Contudo, a realidade é que nem sempre é possível fazer só o que queremos, não é mesmo?

A maioria das pessoas precisa trabalhar para atingir os objetivos da empresa em que trabalha, atender às necessidades dos seus clientes, garantir o que a sua família precisa.

Não podemos acordar todos os dias e fazer simplesmente qualquer coisas que quisermos [ainda].

Dessa forma, o desenvolvimento pessoal te ajuda a equalizar os seus interesses e te garantir motivação suficiente para ir em busca dos seus objetivos, fazendo o que é necessário para o seu sucesso e para o cumprimento das suas obrigações.

Adicionalmente, como dizem, existem muitas coisas que o dinheiro não pode comprar. Dessa forma, será que você se sentiria completo se atingisse a sua independência financeira mas não tivesse ninguém com quem compartilhar a sua liberdade, por exemplo?

Por mais que muitas pessoas realmente não são "de muitos amigos", normalmente a solidão é consequência de erros que cometemos e não corrigimos a tempo.

No exemplo acima, percebemos que a pessoa pode ter atingido o sucesso profissional mas provavelmente não se aprimorou como pessoa no processo e isso, infelizmente, pode "tirar o brilho" da sua conquista.

“Em quem você está se tornando, é muito mais importante do que o que você está fazendo, mas é o que você está fazendo que determina em quem você está se tornando.” —  Hal Elrod, O Milagre da Manhã

A essência do desenvolvimento pessoal é o seu aprimoramento como pessoa (internamente), de forma que isso se externalize e reflita o sucesso em outras áreas da sua vida pois, acredita-se, uma pessoa que se conhece e se aprimora (que evolui) constantemente como pessoa certamente conseguirá prosperar profissionalmente, financeiramente, espiritualmente e nas demais áreas de sua vida.

Para corroborar, segundo T. Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária:

Os seus rendimentos crescem na mesma medida em que você cresce.


Eu preciso buscar o meu desenvolvimento pessoal?


Se você se identifica com as premissas desse tema e realmente sente que precisa se aprimorar enquanto ser humano e se aproximar da sua melhor versão, com certeza. Do contrário, não vale a pena.

Fazer algo que você não acredita, só por fazer ou porque alguém te indicou, por mais benéfico que seja, provavelmente não surtirá o efeito desejado.

Isso porque, quando você acredita e conhece o que está fazendo, você faz com empenho e procura analisar os pontos que não funcionaram para você, corrigir falhas no processo e busca uma forma de melhorar em vez de dizer "isso não serve, não é para mim" e desistir.

“A realidade é que, se não mudarmos agora, nossa vida não mudará. Se não melhorarmos, nossa vida não melhorará.” —  Hal Elrod, O Milagre da Manhã.

Como disse, o autoconhecimento é extremamente importante, esteja você aderindo ao desenvolvimento pessoal ou não.

Busque conhecer você mesma melhor do que ninguém: quais são os seus defeitos, suas qualidades, seu propósito de vida, o que te faz feliz, pequenas coisas que alegram o seu dia, onde você quer chegar e etc.

Também é válido ressaltar: não se compare com as outras pessoas e não se cobre demais.

Quando se conhecer profundamente, identificar os seus defeitos e suas dificuldades, não pense que você é a única pessoa no mundo que têm defeitos ou que não tem uma vida perfeita.

As pessoas apenas escolhem o que mostrar e para quem, mas todos têm seus defeitos e "altos e baixos" na vida.

As redes sociais dificultam e muito esse processo, já que as pessoas estão sempre tentando mostrar o seu melhor lado (enquanto pessoa) e o quanto a suas vidas são perfeitas e felizes.

Entretanto, aposto que você bem sabe que ninguém mostra o lado ruim de suas vidas nas redes sociais genuinamente. Logo, tente o máximo possível não ficar comparando as dificuldades que está enfrentando com uma simples foto numa rede social.


“Abra mão da necessidade de ser perfeito para que a oportunidade seja autêntica. Seja quem você é. Ame quem você é. Os outros farão o mesmo.” —  Hal Elrod, O Milagre da Manhã.

E também não se cobre demais. Se você já não é mais tão nova, sabe que as coisas na nossa vida não acontecem "pra ontem" e que a chave é paciência e persistência.

Se eu acreditasse que o sucesso é uma consequência imediata do trabalho eu não estaria todos os dias na frente do computador tentando fazer esse blog crescer e, assim, esse post jamais teria chegado até você, pois eu certamente teria desistido quando não obtivesse o resultado esperado na primeira tentativa.

Por fim, o desenvolvimento pessoal, em sua essência, separa as pessoas de querem das que se comprometem; as que falam das que fazem.

Para mim, a essência do desenvolvimento pessoal também está muito relacionada com assumir o controle e ser responsável pela própria vida.

O termo "em sua essência" se justifica por nem todas pessoas serem adeptas ao desenvolvimento pessoal mas que, por suas ações e evolução pessoal, podem ser consideradas pessoas desenvolvidas e que assumem o controle das suas vidas. 

Por outro lado, algumas pessoas têm mais dificuldades para iniciar mudanças em suas vidas e precisam de uma mãozinha — e essa mãozinha pode ser trabalhar no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.


Como começar o seu aprimoramento pessoal?


1. Pare de arrumar desculpas

A maioria das pessoas não consegue se comprometer com as suas metas e objetivos, assim, colocam "defeito" em tudo o que assistem ou leem sobre mudança de vida, atingir metas e coisas do tipo.

Ou, quando não criticam, se justificam por não fazer nada com afirmativas do tipo: "não tenho tempo", "não tenho dinheiro", "isso não serve para mim, eu desteto ler", "isso é balela", "isso é impossível para mim".

Não seja esse tipo de pessoa. Se você está em busca de algo, vá atrás e não arrume desculpas.

Existe uma solução para praticamente tudo, basta você pensar cuidadosamente a respeito disso e querer o suficiente para arrumar um jeito de conseguir.

Opte você por buscar o seu desenvolvimento pessoal ou não, você deve levar isso para a sua vida sempre.

Não arrume desculpas para não estar agindo em prol de atingir o que quer e muito menos tente transferir a responsabilidade da sua realidade para terceiros.

Infelizmente, somos reféns de acontecimentos externos, sim, mas o que mais importa é como vamos lidar com isso, pois ficar apenas procurando o culpado não resolverá os seus problemas.

Lembre-se: se responsabilize pela sua vida e vá atrás da transformação que deseja.

Como parar de arrumar desculpas?

Faça uma autoanálise: quando foi que você culpou alguém por algo que aconteceu na sua vida e isso fez bem para você ou te ajudou em algo?

É bem provável você não consiga encontrar nenhuma situação, logo, pense sobre como você, por conta própria, podia ter contornado uma situação ruim.


2. Reflita sobre o que você quer atingir

Estabeleça os benefícios alcançados com o aprimoramento pessoal que você deseja, mesmo que as consequências dele sejam melhorias na sua vida profissional, por exemplo.

Quanto mais esses objetivos estiverem claros para você, melhor. Mas caso você apenas pense em algo por alto, não tem problema. Analise esse objetivo até que você esteja certa de que ele é importante para o seu desenvolvimento.


3. Defina o que será necessário fazer

Como é possível inferir do que já dissemos, a principal característica das pessoas alinhadas com a essência do desenvolvimento pessoal é a ação.

Não adianta querer algo se você não fizer nada para conseguir e, se você também não der continuidade e listar o que será necessário fazer, você provavelmente terá dificuldades em prosseguir no seu aprimoramento, pois não compreenderá o que precisa fazer ou por que está fazendo algo.

Práticas comuns no aprimoramento pessoal são: ler livros, assistir palestras, praticar meditação, exercícios físicos e fazer cursos.

Contudo, não é necessário que você faça tudo isso ou que faça o que os outros estão fazendo.

Suas ações devem ser pautadas nos seus objetivos pessoais e em suma consistem em buscar conhecimento e criar bons hábitos.

Por exemplo: se você precisa ser uma pessoa organizada, busque aprender mais sobre gestão do tempo, produtividade, faça cursos sobre organização pessoal e crie o hábito de planejar o seu dia/semana.


Dicas extras para trabalhar no seu desenvolvimento pessoal


As duas coisas que são consideradas escassas para a maioria das pessoas são tempo e dinheiro e você pode contornar essa escassez de algumas formas.

Quanto à falta de tempo, uma opção é começar aos poucos inserindo poucos minutos de atividades voltadas ao seu desenvolvimento pessoal no seu dia a dia ou nos finais de semana.

A ideia principal dessa sugestão é o clássico "apenas faça". Usar 10 minutos do seu dia para se aprimorar é melhor do que nem um minuto.

Outra dica que possui a mesma essência é criar uma rotina matinal, mesmo que curta (por poucos minutos). Você pode saber mais sobre como criar a sua rotina matinal clicando aqui

Já para suprimir a justificativa da falta de dinheiro, o ideal é inciar consumindo conteúdos gratuitos difundidos na internet, como blogs e sites, vídeos no YouTube, livros disponíveis gratuitamente na internet, podcasts, cursos gratuitos e etc.

Por fim, mantenha o foco e seja consistente nas suas ações.

Tente persistir nos novos hábitos por pelo menos 20-30 dias e sempre analisando se o que você se comprometeu a fazer está realmente tendo os resultados que você esperava e de que forma você pode ter resultados ainda melhores.

Para  ajudar, você pode baixar um habit tracker clicando aqui.



Considerações Finais

O conceito de desenvolvimento pessoal pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas.

Em sua essência, o desenvolvimento pessoal é o aprimoramento das suas habilidades pessoais que lhe proporcionarão autoconhecimento e evolução enquanto ser humano.

Os melhores benefícios de buscar esse aprimoramento normalmente são: satisfação pessoal, sentimento de gratidão, se sentir no controle de sua própria vida e também a expansão desse desenvolvimento para outras áreas da sua vida.

Dessa forma, assumir o controle da sua vida e buscar a sua melhor versão provavelmente a levará a prosperar mais na sua vida pessoal, profissional, espiritual e demais áreas.

Buscar o seu desenvolvimento pessoal é, na verdade, um exercício de autoconhecimento e comprometimento com os seus objetivos de vida.

Como destaca Hal Elrod (já muito citado nesse artigo), em seu livro O Milagre da Manhã:

“Cada um de nós já tem tudo que precisa para ser o mais feliz que poderia ser; simplesmente, cabe a nós nos lembrarmos disso a todo momento.” 

Em síntese, era essa minha intenção com esse post: despertar o interesse pelo autoconhecimento e pela auto responsabilização, visto que eu mesma cresci ouvindo meus pais que, apesar de maravilhosos, sempre culpavam o governo, a economia e quaisquer terceiros pelos problemas que apareciam em vez de se preocupar em como resolvê-los.

Apesar de ser ainda muito nova, comecei a aprender mais sobre mim mesma e como ser responsável pela minha própria e alcançado cada vez mais objetivos nos últimos anos e esses aprendizados vieram principalmente com a busca pelo meu desenvolvimento pessoal.

Como tudo de bom que aprendo eu compartilho aqui, não poderia deixar de falar desse assunto. Agora me conta nos comentários: como está o seu desenvolvimento pessoal? Você assume o controle do que acontece na sua vida? 


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest O Que é Desenvolvimento Pessoal e Como Ele Pode Te Ajudar a Encontrar a Sua Melhor Versão




2 comentários:

  1. Olá!

    Realmente a maioria dos coachs e a cultura que se criou em volta disto criou o efeito contrário ao desenvolvimento pessoal em busca da ganância.

    Sempre gosto de assistir vídeos de debate filosóficos nos quais eles mesmo admitem que não existe esse negócio de autoajuda se a pessoa está te vendendo uma fórmula pronta, como bem dito nesse POST perfeito, cabe ao indivíduo definir as próprias metas e superar os próprios desafios.

    A inspiração vem de si mesmo, ver relatos e casos de terceiros só é bom quando eles incentivam o senso crítico em tudo, até NELES mesmos.

    Recomendo os videos e livros do Cortello, Pondé e Karnal, que exploram todos os lados e ponto de vistas político-sociais.

    Grande abrç - Math

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentários são muito construtivos, Math! Muito obrigada por sempre compartilhá-los aqui!

      Concordo muito com tudo o que disse. E Karnal é o meu favorito, ele tem uma sabedora incrível!

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.