Saiba como Transformar o Seu Celular em um Kindle e Ler Livros Confortavelmente pelo Celular

01 agosto 2020

Sem dinheiro para comprar livros físicos ou um leitor digital? Saiba nesse artigo como transformar o seu celular em um Kindle de forma extremamente simples e gratuita e leia confortavelmente pelo seu celular!

Flatlay de um tablet com fone plugado sobre uma blusa rosa e uma calça jeans

Um dos artigos mais visualizados do blog é o "Melhor Site para Ler ou Baixar Livros de Graça", em que também aproveitei para dar a dica de como transformar o seu celular em um Kindle.

Para complementar esse artigo, hoje vou mostrar um passo a passo dessa dica, além de dicas extras para uma leitura mais confortável no celular.

Dessa forma, você consegue ler livros gratuitamente pelo celular com o conforto de um Kindle (ou ao menos quase isso)!

OBS.: Essas dicas servem também para qualquer outro dispositivo iOS ou Android que tenham os aplicativos (gratuitos) disponíveis para download em suas lojas.

Continue no artigo e veja as dicas!


Como Transformar o Seu Celular em um Kindle e Ler Confortavelmente pelo Celular


O Kindle é o leitor digital (também chamados de e-readers) mais popular entre os leitores.

Esse tipo de leitor tem algumas vantagens como: durabilidade da bateria, praticidade e não cansar os olhos após muitas horas de leitura.

Entretanto, o preço de um leitor digital não é dos mais acessíveis, assim  como os livros físicos também não são tão baratos (apesar de existirem sebos em algumas cidades).

Alguns leitores destacam ainda que uma grande desvantagem dos livros físicos é (muitas vezes) pagar caro em um livro que pode nem lhe agradar tanto após a leitura.

De qualquer forma, pessoas diferentes têm gostos diferentes, né?

Assim, o propósito do artigo de hoje é ajudar pessoas que gostam de ler mas que não possuem condições financeiras para adquirir livros físicos, e-books pagos ou leitores digitais para que, mesmo assim, possam manter o seu hábito de ler e aproveitar uma leitura confortável mesmo em seus celulares.

Veja o passo a passo para transformar o seu celular em um Kindle gratuitamente:

1º Passo: baixar o seu livro ou e-book no formato adequado

O melhor formato para fazer download de livros e ler confortavelmente pelo celular é o ePUB.

Esse um formato de arquivo exclusivo para livros digitais que tem como diferencial a otimização, pois ele se ajusta à tela de acordo com o dispositivo (Fonte: Wikipédia).

Além disso, utilizando o formato de ePUB para leitura é possível fazer outras alterações para deixar a leitura mais confortável e fluida (ou personalizada), como: aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, alterar a cor do fundo, alterar alterar o tipo e a cor da fonte ou regular o brilho, por exemplo.

Vários sites que disponibilizam livros para baixar gratuitamente na internet já oferecem esse formato de arquivo. O site que sempre indico é o Lê Livros.

Basta localizar o formato ePUB no site, clicar para fazer download e salvar em uma pasta.

Como Transformar o Seu Celular em Um Kindle de Forma Muito Simples e Gratuita

Dica: caso você não encontre o livro de sua preferência no formato de ePUB, experimente converter o arquivo PDF para ePUB.

Existem vários sites que permitem essa conversão, inclusive um que permite até personalizar a capa e dados do e-book é o Online Convert.

Uma observação é que nem sempre essa conversão vai ser tão bem sucedida (o texto pode conter "bugs" ou os elementos gráficos podem perder a qualidade), mas vale a pena tentar.


2º Passo: encontrar um leitor de e-PUB

Isso é bastante simples: os celulares Android e iOS já vêm com aplicativos de leitura instalados que suportam o arquivo ePUB.

No Android o aplicativo é o Google Play Livros e no iOS é o Livros.

Eu nunca tive tablets ou iPads mas, visto que possuem o mesmo sistema operacional que os smartphones de suas respectivas marcas, eu suponho que também possuam esses aplicativos.

Esses dois aplicativos possuem funções semelhantes que tornam a leitura pelo celular muito mais confortável e interativa.

É possível:
  • aumentar ou diminuir o brilho;
  • aumentar ou diminuir o tamanho da fonte;
  • escolher uma "caligrafia" diferente para a fonte do texto;
  • alterar a cor de fundo da leitura;
  • ativar ou automatizar o modo noturno;
  • adicionar notas, marcadores e destacar o texto desejado;
  • pesquisar na web uma palavra ou trecho do texto dentro do próprio leitor;
  • compartilhar um texto selecionado via SMS, Whatsapp e outros.

Eu considero esses apps como os melhores aplicativos para ler livros no celular justamente por todas essas funcionalidades e a vantagem de economizar espaço no armazenamento do celular, visto que torna desnecessário baixar outro aplicativo de leitura.

Como normalmente não é possível apagar apps nativos que já vêm instalados no celular e o Livros ou Google Play Livros cumprem muito bem a sua função, vale a pena utilizar esses apps.

Além das funções citadas acima, os aplicativos também podem permitir configurar metas de leituras e aplicar categorias aos livros como "concluído" ou "quero ler".


3º Ajustar as configurações do leitor de e-PUB

Para concluir a transformação do seu celular em um Kindle, a etapa final é ajustar as funções do aplicativo de leitura.

As as configurações mostradas acima, além de permitirem que você personalize o aplicativo para o seu gosto, possibilitam também que a leitura fique mais confortável.

Para isso, recomenda-se principalmente aumentar o tamanho das letras e escolher uma cor de fundo mais escura.


4º Abrir o seu livro ou e-book utilizando o leitor

Para isso, é bem simples: basta localizar o livro na pasta quem você salvou, clicar no ícone de opções, em seguida no ícone de compartilhamento e, na lista de aplicativos que abrir, selecionar o leitor de arquivo.

Como Transformar o Seu Celular em Um Kindle de Forma Muito Simples e Gratuita


Nesse exemplo, o meu leitor é o app Livros.

Caso o seu dispositivo seja Android ou o livro esteja salvo no Google Drive ou OneDrive, esse procedimento é muito semelhante. 


+ Dicas Extras


Caso você prefira baixar os livros no computador e ler pelo celular, uma dica é salvar os seus arquivos em uma pasta na nuvem (como Dropbox, Google Drive ou OneDrive).

Salvando os arquivos na nuvem e baixando o app desse serviço no seu celular, você terá os livros baixados em seu computador também no seu celular, tornando essa sincronização muito prática e sem necessidade de plugar o celular no computador sempre que baixar um novo livro.

Uma dica para ler online no celular é também aumentar o tamanho da letra por meio das configurações do navegador.

Veja com fazer isso em alguns navegadores:

  • Google Chrome
É possível aplicar zoom no texto, aumentando o tamanho da fonte e ajustando o texto na tela. Entretanto, esse zoom tem um limite não tão satisfatório.

Basta clicar no ícone de opções (três pontinhos do menu inferior direito), clicar em "Aplicar zoom no texto" e regular a intensidade desse zoom por meio dos "botões" que vão aparecer na parte superior da tela.

Como Aumentar o Tamanho do Texto pelo Celular no Google Chrome


  • Safari
Caso você utilize o navegador Safari, isso é ainda mais prático: basta clicar no AA (à esquerda superior do navegador) e ajustar o tamanho da letra.

Adicionalmente, em alguns sites você também pode visualizar a função "Leitor Disponível" aparecendo na barra de busca, sinalizando que é possível ativar a Visualização do Leitor.

Essa funcionalidade transforma a sua página da web em uma visualização semelhante ao ePUB no app de leitura: o texto se ajusta à página, os elementos gráficos diminuem, é possível alterar o tamanho da fonte e a caligrafia, além da cor do fundo.

Como Aumentar o Tamanho do Texto pelo Celular no Safari


Bem legal, né!?


+ Gostou do conteúdo? Salve-o no Pinterest!

Infográfico sobre Como Transformar o Seu Celular em um Kindle e Ler Livros Confortavelmente pelo Celular



Considerações Finais

O artigo de hoje trouxe dicas práticas para ajudar você a manter o seu hábito de leitura, mesmo que você não tenha condições financeiras para comprar livros físicos ou adquirir um leitor digital (como o famoso Kindle).

Em complemento a outro artigo muito acessado aqui no blog, onde indiquei um site maravilhoso para ler livros online gratuitamente e baixar livros grátis em PDF ou qualquer outro formato, esse post ensinou como você pode ler livros pelo seu celular com o (quase) conforto de um Kindle!

O passo a passo é muito simples e gratuito:
  • Basta baixar os seus livros no formato de ePUB ou convertê-los para esse formato;
  • Importar os livros para um app de leitura que suporte o formato (recomendo os próprios aplicativos nativos do seu sistema operacional);
  • Ajustar as configurações da sua leitura (recomenda-se letras maiores e um fundo escuro) e pronto!

Além dessas dicas para ler livros que você baixou pelo celular, indiquei também uma forma bem interessante para ler online pelo celular também de uma maneira mais confortável (seja livros ou qualquer página da web).

Eu ainda não comprei nenhum leitor digital e leio apenas pelo celular. Agora me conta nos comentários como você costuma ler e se você já conhecia essas dicas!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest Saiba como Transformar o Seu Celular em um Kindle e Ler Confortavelmente pelo Celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves