Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: 6 Dicas de Como Economizar com Presentes em 2021 (em qualquer ocasião)

18 de janeiro de 2021

6 Dicas de Como Economizar com Presentes em 2021 (em qualquer ocasião)

 Aniversários, casamentos, dia das mães, dia dos namorados, dos pais, Natal... São tantas ocasiões para presentear! Saiba como economizar comprando presentes (em qualquer ocasião) com essas 6 dicas.

Mãos segurando uma caixa de presente

Existem diversas datas que (que muitas pessoas já consideram como datas comerciais) em que é comum presentear alguém.

Com isso, várias vezes no ano você pode precisar gastar dinheiro com presentes, o que pode não favorecer muito o orçamento de quem está mais apertada.

Para ajudar a você a não exceder o seu orçamento na época de comprar presentes, o artigo de hoje trás 6 dicas de como você pode economizar dinheiro com presentes em 2021, em qualquer ocasião.


Como Economizar Dinheiro com Presentes (em qualquer ocasião)


Confira abaixo a lista de 6 dicas de como economizar dinheiro com presentes independente da ocasião, desde dia das mães a dia dos namorados:


1. Planeje com antecedência 

A antecedência é fundamental para economizar dinheiro em qualquer compra e você já deve saber disso.

Como dito na introdução, existem várias datas comerciais, além dos aniversários e casamentos para os quais você pode ser convidada, por exemplo.

Dessa forma, o ideal é que você tenha conhecimento, logo no início do ano, de todas as possíveis datas em que você precisará presentear alguém.

Uma coisa que eu faço é um "calendário de datas especiais", em que eu anoto todos os aniversários e todas as datas que costumo gastar com presentes (para mim e para outros rs), como Páscoa, Natal, dia das mães, etc.

Principalmente se você tem algum presente de casamento para comprar, planejar isso com antecedência é coringa para não gastar demais no presente.

Você pode fazer uma lista com todas essas datas e com base nela você já pode começar a se planejar e se fazer algumas indagações. Por exemplo:
  • essa data está perto de alguma promoção? (ex.: Black Friday, dia do consumidor, liquidações de estações e etc.);
  • quanto provavelmente poderei gastar?
  • quando os presentes devem estar comprados?
  • o que eu já tenho em mente como presente?

Ao planejar as compras de presentes com antecedência, você também terá a oportunidade de comparar preços e escolher as pessoas que realmente poderão ser presenteadas por você, afinal, nem sempre temos condições de presentear todos.

Aproveite também para fazer um orçamento para a compra de presentes, a partir das decisões que você tomou (quem será presenteado x valor do presente).


2. Escolher opções de presente mais baratas

Esse é o momento em que a criatividade deve fluir um pouco.

Especialmente quando o presente é para uma pessoa importante para você, o legal é que ele seja especial de alguma forma, mesmo sendo um presente barato.

Por isso, o ideal é começar pensando em coisas que agradariam quem vai receber, mas que cabem no seu orçamento.

Se a pessoa que vai recebê-lo tem mais dinheiro que você, não se importe. O mais importante é a sua intenção (afinal, só o fato de você presentear uma pessoa mesmo com pouco dinheiro já mostra o quanto você se importa).

Mas se o presente for para alguém mais simples, provavelmente essa missão não será tão difícil.

Alguns presentes que considero mais "coringas" mas que são baratos são:
  • chaveiros;
  • bottons;
  • porta-retratos;
  • copo ou caneca;
  • almofada;
  • objetos de decoração (ex.: luminárias, Torre Eiffel, cabine telefônica de Londres, abacaxis, etc.).

Uma dica para deixar o presente menos clichê é escolher esses itens de acordo com as preferências pessoais de quem vai ganhar.

Por exemplo, algo que fiz para o meu namorado no Natal foi comprar um chaveiro e um bottom personalizado com o curso que ele tinha iniciado na faculdade. Como a caneca ele já tinha, eu dei um porta copos estampado com uma marca que ele gosta muito.

Como ele é uma pessoa simples, ele amou porque mesmo comprando algo pronto e barato, eu escolhi "a dedo" baseando no que ele gosta.

E uma coisa que o meu namorado costuma fazer é me dar os presentes em caixinhas de papelaria, porque eu amo caixas. Quando ele me dá chocolates, por exemplo, (que é algo "pronto" e genérico), eu gosto ainda mais do presente por ter ganhado chocolates e uma caixinha (rs).

É legal tentar dar algo que a pessoa esteja precisando também. Por exemplo, assim que me mudei para estudar fora eu fiquei bem apertada financeiramente e uma amiga queria me dar algo que eu precisasse, e eu precisava de um chinelo. Ela me deu um chinelo e foi ótimo, sem contar que era estampado com meus animais favoritos.

Por fim, vamos supor que você decida presentar com uma almofada e que a pessoa goste muito de decoração, e até especificamente de decorar com almofadas.

Em vez de comprar uma almofada genérica, daquelas escritas "eu amo você", você pode comprar uma almofada mais decorativa, como rose gold, de pelinhos, etc. Se for de acordo com o estilo da pessoa, ela provavelmente vai adorar.

Assim acaba que tudo que fica especial, mesmo sendo simples.


3. Faça ou personalize os seus presentes

Essa é uma dica clássica para economizar dinheiro com presentes, porque na maioria das vezes fazer sai mais barato que comprar.

A boa notícia é que internet está recheada de tutoriais DIY para presentes em qualquer ocasião.

Principalmente para o dia dos namorados, o que não faltam são tutoriais lindos, fáceis e baratinhos!

O meu site favorito para encontrar DIY bem caprichados é o Namorada Criativa, que atualmente também tem tutoriais para outras ocasiões, como dia das mães e dos pais.

Especialmente no Pinterest você também vai encontrar muuitas ideias de DIY para presente.

Não obstante, você também pode personalizar presentes (de forma similar aos DIYs), como estampar canecas, almofadas, bottons, chaveiros, cases para celular, caixinhas, blocos de anotações, agendas e até mesmo roupas.

Para os criativos, essa é uma forma infalíveis de economizar com presentes!


4. Compre online

Na grande maioria das vezes, comprar em lojas online sai bem mais barato que nas lojas físicas.

Além de os preços serem geralmente mais baixos, é comum a oportunidade de aproveitar promoções e cupons de desconto.

O site Shopee tem ganhado grande popularidade, é seguro, oferece cupons de descontos e ofertas com frequência e tem muuitas opções de produtos para presentear.

Vale a pena sempre dar uma conferida na internet e comparar os preços!

Adicionalmente, se for o caso, compre mais de um presente de uma vez para aproveitar mais descontos e/ou o mesmo custo de frete (considerando os presentes que estão no seu orçamento, é claro).


5. Dê preferência ao pagamento à vista

Essa também é uma dica clássica para economizar dinheiro.

Sempre dê preferência ao pagamento à vista para evitar encargos de parcelamento e, quem sabe, até conseguir algum desconto.

Muitas lojas dão até 10% de desconto à vista. Caso a loja não lhe ofereça, vale pedir o desconto na hora do pagamento.


6. Não se esqueça dos custos adicionais

Leve em conta também se haverá algum custo adicional para os presentes, como papéis de presente, caixinhas, chocolates, balas, laços e demais itens de embrulho ou que acompanharão os presentes.

É importante se lembrar também, principalmente nos presentes das crianças, se será necessário comprar pilhas ou baterias, por exemplo..

Por fim, há que se considerar os fretes.



Considerações finais sobre como economizar com presentes


A dica crucial para economizar comprando presentes é o planejamento, quase como sinônimo de antecedência.

Todas as dicas que vêm na sequência derivam disso.

Infelizmente o orçamento apertado faz parte da nossa realidade e é nossa responsabilidade administrar o que dinheiro que ganhamos.

Logo, considerando as várias datas comerciais que existem e as demais ocasiões para presentear, os presentes são uma peça importante do orçamento pessoal e familiar.

Por isso, não se esqueça das outras dicas para economizar comprando presentes:
  • escolher opções de presente mais baratas;
  • fazer ou personalizar presentes;
  • comparar preços e comprar online;
  • pagar à vista;
  • considerar os gastos adicionais.

Essas dicas vão te garantir economia na hora de comprar presentes em qualquer ocasião, seja no dia dos namorados, das crianças, dia das mães ou dos pais, casamentos e etc.

Eu espero que essas dicas agreguem a você e realmente ajudem a dar uma folga no seu orçamento. Agora me conta nos comentários quais são as épocas em que você mais gasta com presentes?



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest 6 Dicas de Como Economizar com Presentes em 2021 (em qualquer ocasião)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.