10 Dicas Sobre o Que Fazer para Ter Boas Notas na Escola e Faculdade

25 janeiro 2020

Se você quer chegar nas suas provas muito mais confiante, aprender todas as matérias e ainda tirar notas excelentes, confira todas essas dicas incríveis para estudar para todas as provas e tirar boas notas!

Flatlay mãos femininas segurando uma xícara em frente ao computador / ambiente de estudos

Suas notas não definem o seu conhecimento e ter isso em mente é bastante importante.

Como bem sabemos, na hora da prova pode acontecer um milhão de coisas que não estavam planejadas e acabar interferindo no seu desempenho.

Além disso, somos humanos, então é claro que de vez em quando damos alguma bobeira em alguma questão.

Por isso, e também pela sua saúde mental, tenha em mente que a finalidade do seu estudo deve ser para aprender bem e com profundidade todos os seus conteúdos, visto que o mais importante é sempre o conhecimento.

Mas essa também pode ser a maneira mais fácil de tirar boas notas.

Aprender é importante também porque, muitas das vezes os conteúdos são relacionados ou serão úteis em outras etapas da sua vida

Se você está no ensino médio, por exemplo, vai precisar desses conteúdos para prestar vestibular e, se você já está na graduação, precisa levar suas disciplinas muito a sério.

Isso porque o curso escolhido será sua profissão no futuro e, se você negligenciar isso agora, pode estar comprometendo sua capacidade ser um bom profissional da sua área no futuro.

[É claro que isso não é a única coisa que definirá o seu sucesso, mas já será meio caminho andado].

Portanto, estudar com dedicação é um hábito positivo que contribuirá para o seu crescimento pessoal e profissional

Eu também gostaria de esclarecer que não é necessário estudar 24 horas por dia. Bem pelo contrário!

Tendo uma rotina produtiva e organizada, você não precisará estudar mais do que duas ou três horas por dia (no máximo) para aprender com profundidade e tirar boas notas.

Se você ainda precisa de uma mãozinha para ser uma pessoa organizada, confira aqui como organizar a sua rotina e ser mais produtiva.

Agora vamos às dicas! (PS.: uma delas é incrível e aposto que você não imagina o quanto vai te ajudar!)


10 Dicas Sobre o Que Fazer para Ter Boas Notas na Escola e Faculdade


Esteja de mente aberta para todas essas dicas e arrisque-se a tentar.

O segredo para fazer as coisas darem certo é substituir processos que não funcionam até encontrar a melhor forma para você.

Se não funcionar, tente outra coisa, mas, se der certo (como funcionou para mim), garanto que você vai amar a paz de espírito de não ter matérias acumuladas e desespero pré-provas!


1. Seja organizada(o)


Mulher com celular na mão escrevendo em um caderno sobre a mesa em seu home office

Pode parecer difícil ser uma pessoa organizada, mas é uma questão de insistência.

Principalmente se você não tem muito tempo para estudar e tem outros compromissos ao longo do dia/semana.

É imprescindível que você organize o seu tempo de estudo com antecedência para não ser pega de surpresa por imprevistos ou, ainda, dizer para si mesma que não tem tempo de estudar.

Acho interessante que você tenha no mínimo uma hora livre para estudar e, no máximo, três.

Afinal, a maioria das pessoas não tem muito tempo e normalmente você perde grande parte da sua capacidade de absorção de conteúdo após muitas horas de estudo ininterruptas.

Você pode dedicar suas horas de estudo para matérias das aulas que terá mais tarde ou revisar o que foi dado nas aulas que você já teve no dia.

Assim, o conteúdo nunca irá acumular, você não ficará perdida em nenhuma matéria, provavelmente será muito mais fácil fazer os exercícios e você não passará sufoco quando chegar a época de provas, pois já terá fixado grande parte da matéria.

Muitos benefícios, né?

Ou seja, se possível, estude poucas horas por dia mas estude todos os dias, mesmo que não tenha nenhuma prova em vista.

Separe também um tempo para praticar os conteúdos (fazer exercícios). 

Se for uma matéria teórica, apenas repita para si mesmo tudo o que se lembrar da matéria para tentar fixar e, se ficar alguma dúvida, pesquise ou procure o seu professor.

Planeje também o local de estudo que seja mais calmo, organizado e fácil para você se concentrar.

Se você tiver que ficar na rua, poderá estudar em uma biblioteca; na escola ou na faculdade, poderá ficar em salas de estudo ou bibliotecas também.

Não estar em casa não é desculpa para estudar e, às vezes, é até mais produtivo estudar fora de casa.

Não se esqueça também de separar tudo o que vai ser necessário para estudar antes de começar ou antes de sair (se necessário, tenha até um checklist pronto), como notebook, calculadora, folhas de rascunho, pasta com folhas de exercício, xerox, provas anteriores e etc.

Por fim, tenha domínio do seu tempo disponível e analise quando você se sente mais disposta para estudar.

Analise também em quais horários você têm a sensação de que o seu tempo rende mais e de que forma você se sente mais produtiva estudando: somente utilizando meios físicos (por exemplo, fazendo listas de exercícios) ou no computador (lendo slides, fazendo pesquisas e trabalhos).

A partir da sua análise, você deve usar a mente e traçar estratégias que te ajudem a aproveitar melhor o seu tempo

Por exemplo: assuma tarefas mais produtivas nos horários que rendem mais (como nas primeiras horas da manhã, para algumas pessoas), para que você as conclua e ainda sobre tempo para as tarefas "menos produtivas" e que rendem menos.

Seja estratégica sempre! Além de facilitar a sua vida, é uma forma de "praticar sua inteligência". ;)



2. Organize o seu ambiente de estudos


Mesa de computador home office clean com Macbook, teclado e mouse

Em qualquer lugar que for estudar, mantenha o ambiente organizado e livre-se de distrações.

Mantenha objetos desnecessários fora do seu alcance e deixe o celular de lado também. Se necessário, ative o modo "não perturbe" para receber as notificações em silêncio.

Principalmente se você estuda em casa, organize a sua mesa de estudos, deixando apenas o necessário, sem muita poluição visual e organizando os itens necessários de forma que seja fácil de pegá-los para evitar que você tenha preguiça de organizá-los de volta.

Evite também objetos que remetam à sua vida pessoal no seu ambiente de estudos, como fotografias, presentes e similares. Se desejar deixar o ambiente mais leve, decore com frases motivacionais ou religiosas, por exemplo.


3. Utilize ferramentas de organização


Celular iPhone sobre agenda feminina e uma caneta

Para estudar para tudo e tirar boas notas, você precisa estar ciente de todas as datas de provas, entregas de trabalho, visitas e compromissos.

É quase impossível estudar para uma prova e tirar uma boa nota se você só se lembrar dela em cima da hora, não é mesmo?

As ferramentas mais completas e recomendadas são as Agendas e planners.

Possuem calendários, espaço para anotações, datas  importantes, visão mensal e anual e planejamento do dia/semana, portanto, são ótimos aliados para manter os seus estudos organizados!

+ Para conhecer Planner de Estudos Completo do blog, clique aqui. São mais de 70 páginas que atendem desde alunos do ensino médio a concurseiros!

Com aplicativos como o Trello e Google Keep (aprenda a usar aqui) é possível organizar tudo de forma semelhante a um planner virtual.

Porém, para evitar possíveis procrastinações ao pegar o celular, eu recomendo fortemente que você se organize para estudar apenas em meios físicos.

Se você curte ter um home office, é interessante também ter na parede uma "cópia" da sua agenda, como datas importantes (provas e trabalhos), um calendário com visão anual (para se planejar sempre com antecedência, se programar para feriados e etc.) e, ainda, pode afixar seus horários de aula em sua parede. 

Dessa forma, mesmo que você não esteja com a sua agenda por perto, ainda poderá consultar as datas de provas e etc.

Post-its sobre uma folha sobre uma mesa de home office
Se te agradar, utilize post-its, canetas coloridas e outras ferramentas de sua preferência que possam te ajudar a estudar para todas as provas e tirar notas excelentes.


+ DICA: Salve os seus arquivos de estudo na Nuvem (como Google Drive, One Drive, Dropbox) e tenha-os em qualquer lugar.

O serviço de armazenamento na nuvem permite que você guarde todo tipo de arquivos e pastas nesses dispositivos e os acesse online, onde quiser (celular, tablet e computador), bastando sincronizá-los. 

Além de ser prático, você também não precisará andar sempre com um pen drive e terá os seus arquivos sempre à mão.


4. Preste atenção nas aulas e tenha um caderno organizado


Menina coreana na sala de aula olhando para o lado

Para economizar tempo na hora de estudar, preste atenção em todas as aulas e anote tudo o que for dado em sala e que o professor falar durante as aulas.

É recomendado também que você anote quase que absolutamente tudo, pois pode ser importante ou você pode se esquecer até das coisas mais simples depois.

Normalmente é mais fácil fixar um conteúdo ensinado em sala do que ficar perdido e ter que aprender sozinho depois, o que pode ser demorado.

Daí a importância de estar sempre atenta durante as aulas e não mexer no celular enquanto o professor estiver ministrando, evitando se distrair.

Mas não anote de qualquer jeito, tente ter um caderno organizado ou suas anotações não servirão de nada quando precisar estudar por elas.

Confira essas inspirações bem elaboradas:

Inspiração caderno organizado Pinterest Inspiração caderno organizado Pinterest
Fonte das Imagens: Pinterest.

Não é necessário investir em canetas caras, hidrográficas nem nada do tipo! O importante é ter bastante capricho, soltar espaços e, se quiser, pode utilizar ao uma caneta esferográfica de cor diferente ou marca-texto para destacar. 

É bem simples fazer títulos em letttering (caligrafia) e você pode usar marcadores de texto para isso. Aprenda com esses vídeos do YouTube:





Inspire-se nesses modelos de título do Pinterest:
Títulos lettering para fazer no caderno com marca texto Títulos lettering para fazer no caderno com marca texto
Fonte das Imagens: Pinterest.

Se você não tem tempo e nem paciência para enfeitar seus cadernos tanto assim, opte por uma organização mais simples:




Inspiração caderno organizado Pinterest Inspiração caderno organizado Pinterest
Fonte das Imagens: Pinterest.


Esse sistema de cores de caneta diferentes e destacar informações é bastante interessante, principalmente para que tem memória fotográfica, pois ajuda muito a lembrar das anotações.

Ah! E seja assídua às aulas.

Faltando muito, você perderá conteúdos que terá de aprender sozinha (o que pode ser mais difícil e demorado) e ainda pode precisar pegar a matéria para colocar o caderno em dia, novamente gastando mas tempo.

Logo, se você não quer passar horas e horas estudando, preste bastante atenção nas aulas, anote tudo e seja frequente!


5. Escute músicas ao estudar


Celular iPhone com fones em cima de uma mesa de madeira

Alguns estudos já comprovaram que escutar música enquanto estuda pode aumentar o desempenho do aluno e a capacidade de absorção do conteúdo.

Porém, já aconteceu de você colocar suas músicas favoritas para estudar e acabar empolgando mais com a música do que com a sua tarefa?

Como destaca o IOB Concursos (2020), "quando você escuta uma música com letra, seu cérebro vai ter que trabalhar com essa informação e, muitas vezes, você pode se atrapalhar na hora de escrever e decorar um assunto", portanto, qual o tipo de música ideal para estudar?

Por normalmente não conter letra, recomenda-se a música clássica ou instrumental e você pode encontrar playlists já no Spotify para isso (clique aqui para conferi-la).

Porém, o meu maior achado e aliado nos estudos são os áudios binaurais e eu os recomendo muito.

Você pode aprender mais sobre eles neste artigo mas, em síntese, esses áudios podem melhorar a aprendizagem, o foco e a concentração.

Isso pode parecer estranho, mas recomendo muito que você experimente estudar enquanto escuta um desses áudios (de fone).

Provavelmente em alguns dias você perceberá que absorveu o conteúdo de forma muito mais significativa!
Melhore sua vida por meio do aprendizado: conheça a meditação. Cursos a partir de R$ 23,99 cada!

Pesquise por "memory music" ou "focus music" no YouTube ou no Spotify (neste último, ainda há poucas opções).



+ Aproveite para salvar as dicas no Pinterest:

Checklist para Estudar para Todas as Provas e Tirar Boas Notas




6. Faça tudo com antecedência


Relógio, caderno e canetas sobre uma mesa branca

Não postergar tarefas é algo que todos sabemos que não devemos fazer mas, muitas das vezes falta força de vontade.

Leve esse concelho para a vida e pare agora mesmo de deixar tudo para a última hora.

Com a experiência aprendemos que as coisas só vão acumulando, que imprevistos acontecem e que nunca dá certo deixar a matéria acumular.

Acredite você ou não, o segredo para não precisar estudar tanto é fazer tudo com antecedência, pois assim você nunca estará atolada de coisas e nunca estará se matando de estudar, pois seus estudos estão sempre em dia e uniformemente distribuídos.

Além disso, [não podemos contar com essas brechas, mas] sempre surge um tempo livre aqui e outro ali, uma aula cancelada ou um professor que atrasa uma prova ou entrega de um trabalho.

Logo, se você estiver com tudo em dia, poderá utilizar esses tempos livres não planejados que surgirem para adiantar outras tarefas (e se manter com tudo em dia) ou simplesmente descansar merecidamente.

Isso é bem melhor do que estar "na tábua da beirada" e cada vez mais sufocada de tarefas acumuladas, concorda?


7. Pratique todas as matérias


Mãos femininas escrevendo em uma folha em cima da mesa

A melhor forma de estudar para todas as provas e tirar boas notas é ter consistência, ou seja, não deixar a matéria e as tarefas acumularem, estudando todos os dias e se programando para a semana de provas e trabalhos.

Agora, para fixar um conteúdo, a melhor forma é praticar!

Se tiver tempo suficiente, faça todos os exercícios que forem propostos pelo professor, resolva-os mais de uma vez (especialmente os que lhe causar dúvida), e faça-os novamente perto da data das provas. 

Pesquise também por exercícios adicionais na internet.

Assim você exime qualquer dúvida sobre a matéria, fixa totalmente o conteúdo e revisa os conceitos.

Quando o conteúdo for puramente teórico ou não for proposto nenhum exercício pelo professor, procure por exercícios na internet, faça resumos (muitas pessoas fixam o conteúdo melhor ao escrever) ou vá repetindo mentalmente todos os conceitos de que se lembrar.


Se necessário, utilize o gravador de áudio do celular para gravar sua leitura do conteúdo e ficar ouvindo. Isso é muito útil nas apresentações de trabalho, inclusive.


8. Explore outras fontes de conteúdo


Mulher lendo um livro sentada à mesa

Se você ficou com dúvida em alguma matéria ou tem um(a) professor(a) tão [com respeito] ruim que está completamente perdida em uma matéria, você deve explorar todas as fontes de conteúdo possível e não deixar esses conteúdos não esclarecidos acumularem.

Primeiro, se você tem um bom professor à disposição, não deixe de tirar proveito disso. Bons professores estão sempre dispostos a tirar dúvidas e serem procurados pelos alunos.

Você provavelmente já deve saber que é possível encontrar praticamente qualquer conteúdo sendo explicado por professores excelentes no YouTube.

Principalmente se você está no ensino fundamental ou médio, o YouTube é a melhor fonte de conteúdo alternativo aos materiais cedidos pelo professor. Utilize-o como uma fonte de revisão, pois os conteúdos normalmente vêm de forma sintética e descomplicada.

Contudo, se você já está na graduação, nem sempre é possível encontrar o conteúdo de disciplinas específicas no YouTube, no entanto, você deve partir para outras fontes de conteúdo menos "mastigadas".

A primeira delas são os livros. Muitas faculdades possuem bibliotecas que disponibilizam seus livros gratuitamente para estudo.

Você também pode tentar encontrar livros de forma gratuita na internet (clique aqui) ou em bibliotecas públicas na cidade (se houver).

Confie no aprendizado. Cursos online a partir de R$ 21,99 cada
Procure artigos acadêmicos relacionados ao tema se preferir. Você pode encontrar artigos (gratuitamente) no Google Acadêmico.

Por fim, você pode pesquisar pelo conteúdo no Google e encontrar sites que falem sobre o conteúdo ou materiais utilizados em outras universidades.

Essa alternativa é um pouco mais arriscada, pois a maioria dos sites é feito por leigos e você pode correr o risco de encontrar informações incorretas, mas ainda é uma opção válida.

Em resumo, não espere para esclarecer suas dúvidas.

Quando não entender algo, corra logo atrás de compreender tudo, seja com o seu professor, um amigo ou na internet. E não desista quando estiver muito difícil de encontrar respostas! Procure incessantemente, pois há muito conteúdo disponível na internet.


9. Opte por estudar sozinha primeiro


Mulher Lendo Sozinha Num Canto Branco


Ao
se planejar para estudar, se você ainda não estiver dominando 100% do conteúdo, não marque com os amigos logo de cara se eles não estiverem dominando a matéria tão bem também.

Ensinar às outras pessoas é uma maneira muito eficiente de potencializar o aprendizado, porém, se você ainda não estiver pronta para compartilhar o conteúdo, aprofunde-se primeiro estudando sozinha.

A não ser que algum amigo do grupo tenha se comprometido a ensinar o conteúdo ao grupo, estude sozinha primeiro para consolidar o seu conhecimento e sentir-se mais segura.

Do contrário, estudar em grupo poderá ser muito improdutivo e fazê-la sentir-se frustrada por não saber toda a matéria, além de que pode ocorrer de você e seus amigos acabarem procrastinando e você continuar sem aprender o que precisava.


10. Programe-se para a semana de provas e descanse


Mulher se alongando ao ar livre

Apesar de toda a organização, na semana de provas as coisas normalmente são muito tensas, portanto, se programe para os acontecimentos dessa semana.

Novamente, reitero a importância da antecedência, para que você não fique sobrecarregada de tarefas acumuladas justamente na semana de provas.

Não deixe que nada acumule para essa semana e, se você costuma ficar um pouco preocupada, tente deixar essa semana um pouco mais leve.

Não encha a sua agenda na semana de provas. Priorize estudar para a prova do dia e inclua coisas que vão te ajudar a se concentrar melhor e relaxar, como exercícios físicos, meditação e exercícios de respiração.

Além disso, tire um tempo para fazer alguma coisa legal e que te deixe mais feliz, como assistir um episódio de alguma série, comer alguma besteira, rir com os amigos, ouvir música e descasar.

Se você se planejou para isso e está com tudo em dia, não é necessário se sobrecarregar mentalmente e estudar 24h por dia. Basta manter o mesmo ritmo de estudos, apenas com menos compromissos na agenda e de forma mais segregada.

Por fim, sempre se lembre de descansar. A sobrecarga física e mental, além de não melhorar o seu aprendizado e muito menos suas notas, também poderá prejudicar a sua saúde. 



+ SALVE O INFOGRÁFICO ABAIXO OU FAÇA DOWNLOAD DO PDF


Ifográfico 10 Dicas para Estudar para Todas as Provas e Tirar Boas Notas



Considerações finais sobre como tirar boas notas em todas as provas

Estudar com dedicação para todas as provas e tirar boas notas torna-se um hábito quando você o pratica por muito tempo e tem consistência.

Para muitos, isso pode parecer desnecessário mas, na verdade, é a construção de um comprometimento que vai além das notas.

Isso pode torná-la uma pessoa dedicada e organizada na vida, além de garantir que você não perderá nenhuma oportunidade por não ter nota suficiente.

Ao contrário do que muitos pensam, ter dedicação nos estudos não significa estudar muitas horas por dia, mas sim aprender bemcumprir todas as tarefas e estar sempre com tudo em dia.

Provavelmente você convive com pessoas que se gabam de ter tirado uma boa nota em uma prova sem ter "estudado nada" e, por vezes, isso pode causar até certa indignação.

Contudo, não queira ser uma delas.

Inteligência sem esforço não adianta muita coisa e, a longo prazo, o hábito de não se esforçar "para nada" pode ser extremamente prejudicial tanto na vida pessoal como profissional.

[Adotando a suposição de que, normalmente, estudar é a primeira grande obrigação de pessoas privilegiadas e, portanto, devíamos nos comprometer com ela desde cedo].

Em suma, estudar bem significa reter o máximo de conhecimento possível e você certamente já ouviu que conhecimento é poder. Então por que você deveria se importar com tirar boas notas?

As notas ainda são o reflexos do seu empenho e são capazes de abrir portas, seja no ensino médio, fundamental e mesmo na graduação.

É claro, muitos outros fatores importam, como o famoso network ("contatos"), suas capacidades pessoais, currículo e etc., porém, você não gostaria de perder uma oportunidade por não ter nota suficiente, não é mesmo? 

Algumas bolsas (de iniciação à pesquisa, por exemplo) costumam exigir notas superiores à média da instituição, portanto, dou outra dica: enxergue-se desde cedo como um profissional e queria ser um profissional mais completo possível.

Ou seja, tenha boas notas, seja inteligente (aprendendo todos os conteúdos e não somente decorando para as provas), dedicada e comprometida nos estudos e na vida.

Trabalhe no seu desenvolvimento pessoal e profissional e pronto. Todos os requisitos estão completos!

Impossível perder alguma oportunidade assim, não acha?

+ Clique aqui e conheça o planner financeiro do blog!

Não se esqueça de organizar seus horários, definir o melhor time para os seus estudos, ter ferramentas de organização eficientes para você e mantenha tudo organizado: seu espaço de estudos, seu caderno e suas datas de provas, trabalhos e tudo.

Além disso, seja frequente, preste atenção em todas as aulas e faça anotações. Inclusive, fazer anotações durantes as aulas é uma forma de manter-se atenta. 

Por fim, lembre-se da dica chave para ser uma pessoa organizada: fazer tudo com antecedência.

E quando a semana de provas chegar, dedique-se à elas e mantenha tudo sob controle estudando uma matéria por vez e fazendo coisas que te deixem mais calma e feliz!

As dicas compartilhadas nesse artigo refletem o que eu tenho feito nos últimos anos para ser uma estudante organizada e que de fato deram resultados para mim.

Como sempre, a sua opinião é muito relevante e seria bem legal saber de você: quais são os seus hábitos para estudar e ter boas notas? Quais dicas desse artigo você vai testar?


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

4 comentários:

  1. Ótimas dicas, gostei muito quero me formar
    Para Vestibulandos e concurseiros
    Para quem ainda é bastante inseguro(a) na hora de escrever uma redação
    Para quem não pratica a leitura e a escrita há muito tempo
    Para quem trava quando se depara com uma folha de redação em branco
    Para quem ainda não conseguiu a vaga na Universidade ou no concurso devido o baixo desempenho na redação
    Para quem quer de uma vez por todas dominar a redação...
    https://bit.ly/redacaosemsegredonota100

    ResponderExcluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves