Pix é Seguro? Saiba Mais Sobre a Forma de Pagamento Pix e Como Funciona

08 novembro 2021

O sistema de pagamentos instantâneos Pix chegou há cerca de um ano e teve uma grande adesão, mas algumas pessoas ainda não confiam. Será que o Pix é seguro?

Saiba mais sobre o que é o Pix, como funciona, se é seguro e muito mais!

Pix é Seguro? Saiba Mais Sobre a Forma de Pagamento Pix e Como Funciona

O pix é o sistema de pagamentos instantâneo brasileiro que foi lançado oficialmente em 05 de outubro de 2020.

E por pagamentos instantâneos entende-se: pagamentos feitos em segundos!

Ou seja, ao transferir uma quantia utilizando o Pix, o dinheiro cai na conta do beneficiário na mesma hoje.

Além do tempo levado para a transferência, o Pix também uma simplificação na forma como fazíamos transferências.

Todas as mudanças trazidas pareciam ser incríveis, mas o questionamento sempre ficou: o Pix é seguro?

Com os golpes que surgiram em seguida, a segurança do Pix ficou ainda mais questionável para algumas pessoas que já não eram adeptas à mudança.

Agora, depois de um ano do seu lançamento, podemos falar com mais propriedade sobre como funciona o Pix e a sua segurança.


Pix é Seguro? Saiba Mais Sobre a Forma de Pagamento Pix e Como Funciona



O que é o Pix?


Pix é o nome dado ao sistema de pagamentos rápidos do Brasil.

Ele foi criado belo Banco Central do Brasil e sua implantação ocorreu em etapas, de forma que o seu lançamento oficial foi em Outubro de 2020, tanto para os bancos tradicionais quanto digitais.

Além da transferência bancária em segundos, o Pix simplificou de uma forma incrível as transações bancárias que fazemos no dia a dia, por exemplo:
  • com apenas uma informação (por exemplo, CPF, e-mail ou número de telefone), chama de Chave Pix, é possível fazer a transferência eletrônica, não sendo necessário informar os dados bancários;
  • é possível fazer pagamentos também instantâneos e com apenas um link ou QR Code, de forma que não só o seu pagamento é efetivado rapidamente quanto o dinheiro também cai em instantes para o(a) vendedor(a).

Para quem já gostava de utilizar a internet para fazer transações bancárias, o Pix descomplicou muito as coisas.

Porém, infelizmente as pessoas estão sempre arrumando diferentes formas de dar golpes e com o Pix não foi diferente.

Só o fato de ser algo novo o Pix já geraria muitas inseguras — e eu mesma não comecei a utilizá-lo logo de início — mas após cair em golpes muitas pessoas começaram a assumir que o Pix não era algo bom.



Como funciona o Pix?


Esse sistema de pagamentos inovou não só a transferência bancária em segundos como também várias outras coisas que envolvem pagamentos pela internet.

Segundo o próprio Banco Central, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

O serviço está disponível tanto em bancos digitais quanto bancos físicos.

Segundo o BC, Para as pessoas físicas, as instituições são obrigadas a disponibilizar o Pix por meio de aplicativo para celular.

O acesso ao Pix ocorre pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento (celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos) e também nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo. 

Uma outra vantagem do Pix é que ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que você consegue fazer transações bancárias a qualquer dia e hora, mesmo que não seja um dia útil!

Segundo o próprio BC:

Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.

Para nós, pessoas físicas (CPF), o sistema é gratuito, enquanto que para as empresas pode haver um custo que varia de banco para banco.

O sistema de pagamentos é acessado pelo internet banking da sua conta (pelo site, no computador, ou aplicativo).

Ele veio trazer mais praticidade a partir do momento em que permite transferências bancárias a partir das chamadas Chaves Pix, consideradas como um apelido da sua conta, sem necessidade dos dados bancários da pessoa/empresa para quem transferir.

Desde que essa pessoa tenha cadastrado uma Chave Pix (que pode ser o CPF, e-mail, número de celular ou uma Chave aleatória gerada pelo sistema, composta por letras e números) em seu banco, você consegue fazer transferências utilizando apenas essa única informação.

Um detalhe importante é que você você pode ter até 5 Chaves em uma mesma instituição, mas não pode cadastrar uma mesma Chave Pix em diferentes contas.

Ou seja, se você já tiver cadastrado o seu CPF como Chave Pix em uma instituição, não conseguirá cadastrar seu CPF em outra instituição.

Caso você queira mudar a Chave Pix que já tinha cadastrado em um banco, é possível fazer a portabilidade ou exclusão, mas não será possível usar a mesma Chave em ambas instituições ao mesmo tempo.

Se você já tiver seu CPF, e-mail e número de telefone sendo utilizados nos seus bancos favoritos, pode optar pela Chave aleatória para utilizar o Pix nas demais instituições.

Mesmo com a praticidade da Chave Pix, também é possível fazer Pix utilizando os dados bancários.

Com o pix, também é possível agendar a sua transferência ou pagamento, devolver um Pix que você recebeu com apenas um clique e há também a previsão que a função de débito automático seja lançada ainda em 2022.

O valor mínimo para uma transferência via Pix é de R$0,01 enquanto o limite de valor máximo pode depender de cada instituição.

Por motivos de segurança, foi estabelecido um limite noturno para o Pix, de forma que no período de 20h às 6h da manhã as transações entre pessoas físicas possuem um limite máximo de R$ 1.000,00.


  • Pagamentos com Pix

Acima detalhei mais sobre transferências bancárias entre contas utilizando o mecanismo do Pix, mas esse sistema também simplificou os pagamentos em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e e-commerce.

Com o Pix é possível gerar um QR Code (tanto para pagar quanto para receber) que pode ser lido pela câmera do celular (ou pelo próprio aplicativo, quando salvo na galeria).

Utilizando o QR Code é possível, inclusive, é possível pagar impostos, taxas e outros pagamentos a órgãos públicos.

Dessa forma, a sua compra é aprovada em instantes, ao contrário do que ocorre com os pagamentos por boleto bancário que costumam levar dias para que a compensação seja feita, e sem intermediários, como ocorre nas compras com cartão de crédito.

Além da opção de QR code, há a função também de link de pagamento (ou Pix Copia e Cola), em que é gerado um código pelo vendedor que será utilizado pelo cliente para fazer o pagamento, utilizando somente esse código.


O Pix é seguro?


Essa é a maior dúvida de muitos dos brasileiros que ainda não conseguiram aderir ao Pix ou que ficaram relutantes no início. Mas a resposta é sim, o Pix é seguro.

A segurança do Pix é uma prioridade e é garantida tanto pelo Banco Central quanto pelas instituições financeiras participantes.

Segundo informações do site oficial do BC (contém transcrição direta), a segurança do Pix está pautada em quatro dimensões:


1. Autenticação do usuário

Somente é possível fazer uma transação bancária via Pix após autenticação no banco/instituição.

Podemos entender essa autenticação como uma forma segura de entrar (fazer login) na sua conta bancária.

Essa "forma segura" seria por meio de uma senha ou de outros dispositivos de segurança integrados ao telefone celular, como reconhecimento biométrico e reconhecimento facial ou uso de token.


2. Rastreabilidade das transações

Como o Pix é feito em meios digitais, isso torna a informação totalmente rastreável, ao contrário do que acontece quando se faz um saque no caixa eletrônico, por exemplo, visto que não é possível identificar o destino do dinheiro.

Com o Pix, a informação é "cruzada": é possível saber exatamente de onde o dinheiro veio e para onde está sendo transferido.

Mesmo em caso de golpes, independente de qual Chave Pix o estelionatário te peça para transferir o dinheiro, o nome completo e alguns dígitos do CPF do destinatário serão fornecidos antes de concluir a transferência.

Dessa forma, é possível no mínimo abrir um boletim de ocorrências e tomar outras medidas, em seguida, para continuar rastreando as informações.


3. Tráfego seguro de informações

"O tráfego das informações das transações é feito de forma criptografada na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), que é uma rede totalmente apartada da internet e na qual cursam as transações do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Todos os participantes do Pix têm que emitir certificados de segurança para conseguir transacionar nessa rede. Além disso, todas as informações das transações e os dados pessoais vinculados às chaves Pix são armazenados de maneira criptografada em sistemas internos do BCB."

Esse tópico é bastante técnico, mas o que precisamos entender é que há um armazenamento de informações para além do que vemos em nosso aplicativo e esse armazenamento é seguro (informação criptografa, ilegível para quem está "de fora").


4. Regras de funcionamento do Pix
 
O regulamento do Pix prevê medidas que mitigam o risco de fraudes, como, por exemplo: 

  • as instituições devem ter mecanismos de proteção e, caso falhem, devem se responsabilizar por isso;
  • mecanismos de proteção, pelo BC e pelas instituições, que impedem varreduras de informações pessoais relacionadas a chave Pix;
  • possibilidade dos próprios usuários ajustarem os limites de valor estabelecidos pelas instituições;
  • centro de informações, compartilhadas com todos os participantes, sobre chaves Pix, números de conta e CPF / CNPJ que se envolveram em alguma transação fraudulenta.


Pix é Grátis?


O Pix, em geral, é gratuito em todos os bancos para pessoas físicas (CPF), microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais.

Entretanto, para as demais pessoas jurídicas (CNPJ) o Pix pode ser cobrado, de acordo com cada instituição.

Apesar disso, há alguns casos em que o Pix pode ser cobrado mesmo de pessoas físicas:

  • recebimento de mais de 30 Pix por mês, via inserção manual, chave Pix, QR Estático ou serviço de iniciação de transação de pagamento, quando o participante possui todas as informações do usuário recebedor (a cobrança só pode ser feita a partir do 31º Pix recebido);  
  • recebimento com QR Code dinâmico;
  • recebimento com QR Code de um pagador pessoa jurídica;
  • recebimento em conta definida em contrato como de uso exclusivo para fins comerciais.


Como cadastrar Chave Pix e como fazer um Pix


Cadastrar uma Chave Pix e fazer transferências via Pix é bastante simples e intuitivo, visto que os bancos oferecem uma área do Pix na tela inicial de seus aplicativos ou até mesmo na tela de login.

Para cadastra uma Chave Pix, basta acessar a área do Pix do seu banco e o restante do processo será bastante intuitivo.

Veja o passo a passo no Banco Inter:

Como Cadastrar Chave Pix Passo a Passo


Para fazer um Pix também é bem simples e intuitivo, a diferença é que você precisará escolher dentre as várias possibilidades de Pix.

Veja como fazer uma transferência via Pix no Banco Inter:

Como Fazer Transferência Pix Passo a Passo



Considerações Finais


O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos (rápidos) brasileiro, desenvolvido pelo Banco Central e implantado há mais aproximadamente um ano.

Ele não veio substituir nenhum meio de pagamento existente, mas promoveu diversas inovações e simplificações na forma como fazemos transferências bancárias e pagamentos nos meios digitais.

Dentre as diversas vantagens do Pix, destacam-se:

  • o custo 0 (na maioria dos casos) para pessoas físicas;
  • transferências bancárias e pagamentos efetuados em segundos;
  • disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • limite mínimo de R$ 0,01, dentre outras.

Mas uma dúvida que ainda deixa muitas pessoas receosas com o Pix é sobre a sua segurança.

Mas a boa notícia é que o Pix é seguro e de várias formas, que vão desde o sistema em si desenvolvido pelo Banco Central ao sistema dos bancos que participam.

Quantos aos golpes, aí já é outra história, pois eles não tem a ver com a segurança do Pix mas sim com as práticas estelionatárias que infelizmente muitos brasileiros ainda insistem em aplicar.

E as as tentativas de golpe estão presentes em todos os lugares, não só no Pix, porque são as pessoas quem aplicam, e não o Banco Central ou as instituições financeiras.

Dessa forma, você pode usar o Pix sem medo!

É só tomar cuidado com quem aparece te pedindo um Pix ou enviado links/QR code de pagamentos.

Logo, o Pix é um sistema incrível e que facilita muito a nossa organização financeira, visto que podemos fazer transferências em qualquer horário e de forma muito mais rápida.

Ao sair com os amigos, por exemplo, é muito mais fácil dividir a conta e receber da galera ali no momento.

Ficou tudo mais prático com o Pix!

Eu espero muito que esse conteúdo tenha sido útil para você e que ele tenha te ajudado a entender como o Pix funciona, caso você ainda tivesse dúvidas se o Pix é seguro.

Me conta nos comentários se você utiliza o Pix e o que acha dele!



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest: /queromeformar






Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves