Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: Como Estudar para o Enem Sozinha Gratuitamente: 10 Dicas que Realmente Funcionam

24 de fevereiro de 2018

Como Estudar para o Enem Sozinha Gratuitamente: 10 Dicas que Realmente Funcionam

Confira as dicas que eu usei para estudar sozinha para o Enem sem gastar nada e conseguir ser aprovada em uma das melhores universidades federais do país!

Mulher vestindo branco e usando chapéu de formatura

Eu acabei de sair do ensino médio e quase milagrosamente conquistei minha aprovação numa universidade federal e para o curso que eu queria!

Apesar disso, o meu ano de vestibular foi um dos anos mais conturbados da minha vida, pois precisava conciliar ensino médio e trabalho, logo, consegui estudar pouquíssimo para o o Enem.

Ainda assim, foi possível conquistar minha aprovação e obter uma nota no mínimo boa no Enem e, em especial, na redação.

Eu obtive uma média de aproximadamente 680 e 960 pontos na redação!

Não foi a nota dos sonhos e muito menos a nota que eu realmente queria ter conseguido, porém pela rotina que levava, foi um resultado que me deixou extremamente surpresa e me mostrou a importância de fazer a sua parte, acreditar em si mesma e perseverar.

Isso resume tudo o que eu quero dizer aqui.

Por ter conseguido ser aprovada mesmo não tendo estudado horas a fio, eu acredito muito que seja possível para outras pessoas também e, por isso, quis compartilhar com você.


Um pouco da minha história

Eu estudei em escola pública durante todos os anos e, como deve imaginar, eu enxergava uma dificuldade enorme no Enem.

Mesmo trabalhando, eu não tive condições de pagar um cursinho pré-vestibular presencial, por isso, comecei a buscar muitas informações sobre a prova, conteúdos gratuitos, edital e tudo o que fosse me ajudar a estudar sozinha para o Enem.

Como sempre têm aquelas promoções de início de ano, eu acabei por assinar o Descomplica, que é um pré-vestibular online muito bom, porém eu o utilizava apenas para assistir aulas gravadas e enviar redações, pois nunca tinha tempo de participar das aulas ao vivo (que tem chat para tirar dúvidas) e das monitorias.

Resumindo, então, eu estudava nas horas vagas como finais de semana, feriados e recesso eu aproveitava para colocar os conteúdo em dia.


Como Estudar para o Enem Sozinha Gratuitamente: 10 Dicas que Realmente Funcionam


1. Pesquise e conheça bem a prova do Enem


O Enem não tem muitos segredos, mas tem muitas coisas interessantíssimas e extremamente úteis para fazer o seu plano de estudos que você precisa saber, principalmente se vai estudar sozinha para o Enem. 

Eu sempre colho informações pelo Youtube por ser mais prático e, normalmente, mais atualizado. Mas no Google você vai achar diversos sites com informações ótimas também.

SPOILER (caso alguém ainda não saiba): os corretores da prova do Enem esperam que você acerte mais questões FÁCEIS do que mais questões difíceis na prova!

Isso porque eles querem ver que os alunos saem do ensino médio com bom domínio sobre os conteúdos, o que os faz acertar mais questões ao seu alcance.

Se você acerta muitas questões difíceis e pouquíssimas fáceis, os corretores entendem que você chutou, portanto, sua nota fica menor!

Então isso quer dizer que você não deve se preocupar em gabaritar as questões do Enem, principalmente as de Exatas, mas sim identificar as mais fáceis (ou mais parecidas com os conteúdos de sala de aula) e aprender a resolvê-las, além de focar em conteúdos típicos que realmente caem e são possíveis de acertar com facilidade.


2. Saiba que uma redação do Enem nota mil pode ter erros


Você sabia? Eu achava MUITO desmotivador a ideia de ter que dominar 100% a língua portuguesa e ter que ser capaz de fazer um redação perfeita para tirar mil ou próximo disso.

Mas numa redação nota mil, é aceitável até 2 desvios gramaticais (desde que de naturezas distintas).

Ninguém é perfeito, e a redação do Enem também não! Então, se você pretende estudar sozinha para o Enem, saiba que poderá cometer falhas na redação e ainda assim mandar muito bem. Treine o seu português mas não se preocupe em usar a-mais-rebuscada-língua-portuguesa e concentre-se:

  • na qualidade do seu texto: aprenda a estrutura básica da redação e domine-a praticando bastante, além de buscar sempre colocar suas ideias de forma que se conectem;
  • estar atualizada sobre o que acontece no Brasil e no mundo: não só leia notícias, como ouça podcasts no Spotify (você pode fazer isso enquanto arruma o seu quarto ou se locomove, por exemplo) e acompanhe os diversos vídeos e lives sobre atualidades que o pré vestibulares fazem;
  • busque por conteúdo de autoridade que sirva para diversos temas por meio de pesquisas em blogs e sites, além de gravar (tipo decorar mesmo) citações filosóficas que possam "empoderar" o seu texto. Recomendo esse vídeo da Débora Aladim com 50 citações para usar na redação do Enem. Eu usei na minha redação então juro que dá certo, gente! (risos);
  • domine boas propostas de intervenção: a proposta de intervenção (solução para o problema apontado) deve estar alinhada com tudo o que foi dito no seu texto e solucionar a problematização que você expôs, além de entrar no cômputo da sua nota da redação, portanto, vale muito a pena já ter em mente várias propostas de intervenção que são boas e servem para vários tipos de problema.

Resumindo, pode sere interessante você praticar bastante e ter em mente o seu modelo ideal de redação, por exemplo: começar a redação de X jeito, usando Y citação filosófica, incluir Z tipos de argumentos de autoridade, problematizar seguindo (por exemplo) o método dedutivo, apontando as consequências negativas em cadeia, propor A, B e C soluções e finalizar com W citação


3. Saiba que as universidades definem os pesos para cada curso


Tenha sempre em mente não só o curso que pretende, como também a instituição, pois cada universidade determina o chamado "peso" importância de uma área do conhecimento no cômputo da sua média global na instituição, variando de 1 a 3 para cada matéria em cada curso.

É como se fosse um "de 1 a 3, o quanto Ciências da Natureza é importante para Engenharia Civil na UFRJ?".

Isso é importantíssimo para planejar onde seus esforços serão mais direcionados. Ou seja: dê mais importância em dominar as matérias que têm maior peso na instituição para o curso que você quer, de forma que possa garantir a maior média.


4. Pratique muito e sempre para o Enem!


A teoria é bastante importante, mas resolver os exercícios é ainda mais quando se trata de estudar sozinho para o Enem, pois você passa menos tempo "aprendendo", então a forma mais eficiente de fixar os conteúdos é aprendendo a resolver a prova.

Ou seja, é mais eficiente você aprender a resolver a prova do Enem, ou melhor, aprender como Velocidade Média cai no Enem do que quais são os conteúdos de Velocidade Média, entende?

Na internet você vai encontrar não só muitas vídeo-aulas com resolução de exercícios e provas antigas, como também cursos e listas de exercícios gratuitas.
Pratique sempre!


5. Faça o Enem ao menos uma vez fora do seu ano de vestibular


O Enem tem passado por várias mudanças e fazer a prova ao menos uma vez antes de fazê-la "pra valer" te deixa em uma vantagem enorme, pois a prova é muito extensa e cansativa, o tema da Redação tem sido cada vez menos previsível e é preciso dominar a "dinâmica" e o tempo de prova.


6. Faça questões de provas antigas e garanta a correção das questões


As questões do Enem não se repetem, mas ainda assim é indispensável resolver as provas antigas para saber como as matérias são cobradas no exame.

Como indiquei acima, as listas disponíveis na internet ajudam muito na fixação mas não passam a mesma confiança que questões que realmente foram cobradas em anos anteriores, pois as questões do Enem são na maioria das vezes muito mais trabalhadas a exigem mais interpretação.

Além disso, depois de ficar agarrado em uma questão e assistir a correção dela você tem sempre pensamentos do tipo "Nossa! Era só isso??? Isso eu sabia fazer!".

Logo, não apenas faça a correção mas se assegure de saber a resposta certa e a maneira mais correta/fácil/rápida de resolver a questão, então recorra não só aos vídeos do YouTube, por exemplo, como também aos seus próprios professores da escola

Eles podem não se oferecer, mas sempre estão dispostos a ajudar alunos interessados.


7. Faça simulados online gratuitos para o Enem


Mais de uma vez ao ano alguns pré-vestibulares online ofertam simulados (também online, claro) que se assemelham muito à experiência e dinâmica de uma prova do Enem.

Não perca essa oportunidade e quando ver algum anúncio e faça logo sua inscrição, principalmente se você nunca fez uma prova do Enem.


8. Tenha autoconhecimento


Estudar não é fácil e fica ainda mais difícil se sua agenda estiver um pouco cheia. Então tente analisar ao máximo o seu desempenho, quais os seus melhores horários, professores, tipos de vídeo, resumo, etc.

Procure diagnosticar também:

  • o que pode ter te atrapalhado a concluir uma tarefa: se não conseguir estudar, não se frustre; investigue porquê você não conseguiu estudar e como você pode driblar isso da próxima vez;
  • quais são os seus melhores horários: saiba qual o seu horário de maior produtividade e escolha-o para estudar;
  • qual o melhor ambiente para estudar: escolha o ambiente que te proporcionar o melhor foco e sensação de bem-estar para estudar, pois se o ambiente não for o melhor para você, nada adiantará eliminar distrações, se planejar e etc.

9. Saiba o que funciona para você


Todas as dicas são bem-vindas mas não é tudo que funcionou para as outras pessoas que funcionavam para mim, e nem tudo o que funcionou para mim vai funcionar para você. E tudo bem, não se preocupe!

Eu recomendo nunca deixar de experimentar uma dica nova, pois você pode se surpreender com você mesmo. Mas se não funcionar, não se insista.

Analise por quê não funcionou, tente adaptar ou simplesmente não faça mais. Você não é obrigado a fazer o que os outros fazem, mas sim o que funciona melhor para você.

Mas você precisa de estratégias que funcionem. E não tem segredo: é tentar, conseguir, repetir e aprimorar OU tentar, não conseguir e MUDAR. Sem desmotivação, viu?


10. Criar estratégias de estudos e não-procrastinação


Juntando alguns dos tópicos acima, você deve criar estratégicas com base no diagnóstico feito por você sobre o seu desempenho nos estudos.

Por exemplo: se de manhã não é seu melhor horário para estudar, inverter seu horário de lazer com o de estudos; desligar o celular e/ou não deixar ele perto se te atrapalhar a estudar; dicas de concentração (postura, respiração, etc.) se você tem dificuldades de começar a estudar e se concentrar.

Enfim, quando algo der errado, você se dispersar ou se simplesmente não conseguir começar, dedique de verdade um tempo para pensar e listar coisas que vão te ajudar a driblar a procrastinação e em como e quais momentos de estudo você pode implantá-las.


Atualização

Dado o contexto de pandemia, eu gostaria de fazer uma breve atualização nesse post.

Se você chegou até esse artigo, imagino que você tenha acesso à internet e isso é ótimo, porque essas dicas realmente podem te ajudar a obter a aprovação. Além disso, muitos professores estão se prontificando a ajudar os alunos e difundindo conteúdo gratuitamente.

Entretanto, se você conhece alguém que não tem acesso à internet no momento, ajude-a.

Chame essa(a) pessoa(s) para estudar com você (tomando os devidos cuidados), empreste livros e apostilas ou um pen drive com videoaulas baixadas, por exemplo.

O momento é crítico mas ninguém precisa adiar ou desistir dos seus sonhos, basta a gente se ajudar! <3


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar

_________

PODE TE INTERESSAR
Curso Extensivo Regular Enem 2020 por apenas R$99
Conheça o Curso Extensivo Regular Enem 2020 do Mundo Edu, um curso preparatório 100% focado no Enem.

O Mundo Edu é uma plataforma de estudos especializada no Enem que tem por objetivo promover aos estudantes um conteúdo acessível e de qualidade e já ajudou mais de 500.000 alunos no seu curso e mais de 400.000 no YouTube!

O preço do curso é extremamente acessível — o mais barato do mercado — além de possibilitar que o preço seja parcelado no cartão. Ficou interessada? Clique aqui para acessar a página do curso e saiba mais!

BÔNUS: leitores do blog do 15% de desconto no curso! Utilize o cupom ULTIMATURMA2020 até o dia 31/08/2020 para garantir a sua vaga com desconto na ÚLTIMA turma do ano!

+ Gostou das dicas? Salve o check-list!

Check-list Como Estudar para o Enem Sozinha Gratuitamente 10 Dicas que Realmente Funcionam



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
Imagens para Pinterest 10 Dicas de Como Estudar Sozinho para o Enem que Realmente Funcionam (Sem Gastar Nada!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.