Planilha de Controle de Gastos Gratuita para Download e Impressão

30 março 2019

Controle as suas finanças com a nossa folha de controle de gastos 100% gratuita para baixar e imprimir!


Constantemente falamos da importância de ter controle sobre a forma como você gasta o seu dinheiro.

No artigo sobre educação financeira, tratamos do pilar importante que é gastar menos do que ganha, de forma que você não se torne escrava do seu dinheiro e faça-o sobrar para começar a formar o seu patrimônio e atingir seus objetivos financeiros.

Complementando, o último artigo sobre finanças tem várias dicas de como fazer um controle de gastos eficiente e, para te ajudar ainda mais a organizar a sua vida financeira, disponibilizei 2 modelos de planilhas de controle de gastos para imprimir, de forma 100% gratuita.



Planilha de Controle de Gastos Gratuita para Download e Impressão


Uma planilha de controle de gastos, como o próprio nome sugere, é uma ferramente de acompanhamento e mensuração dos seus dispêndios financeiros (despesas).

Isso inclui aqueles gastos que você percebe no seu dia a dia, como compras no supermercado ou pagamento da conta da internet, e também gastos que não tem (diretamente) um contrapartida de bens e serviços, como juros por atraso nas contas, doações ou mesmo tarifas bancárias.

Ela tem a finalidade de ajudar você a conhecer melhor a forma como você gasta o seu dinheiro, pois, como você já deve ter ouvido dizer ou lido em algum lugar: o que não se mensura não pode ser melhorado.

Além disso, é comum ter a impressão de que atualmente você já não pode gastar o seu dinheiro com tudo o que queria ou que não tem mais onde economizar, porém, é registrando tudo o que sai do seu caixa e até do seu banco que você identifica alguns "ladrões" do seu dinheiro.

+ Procurando por uma ferramenta de controle financeiro mais completa? Conheça o planner financeiro do blog!



 Orientações para o preenchimento

Essa planilha de controle de gastos, naturalmente, inclui apenas as saídas e é bastante simples de preencher.

Primeiro modelo: Na coluna "Descrição", deve-se inserir o nome de cada saída de dinheiro e, se julgar necessário, também a "conta de origem" do gasto, como Caixa/Bancos/Cartão de Crédito.

E na coluna "Valor", você transcreve o valor que efetivamente gastou, ou seja, se você obteve o desconto em alguma compra, deve considerar o desconto e, da mesma forma, se pagar juros ou acréscimos.

Planilha de Controle de Gastos Gratuita para Download e Impressão

Exemplo:
DESCRIÇÃO                                                 VALOR
Supermercado - Cartão de Crédito               R$ 187,33


Já no segundo modelo, a planilha tem o mesmo formato de preenchimento, só que dividida entre gastos fixos e variáveis.

Falei um pouco mais sobre eles no artigo como controlar os seus gastos de forma eficiente em apenas 3 passos simples, mas, em síntese, você é capaz de influenciar mais o valor dos seus gastos variáveis do que dos fixos, pois os gastos variáveis, como o nome sugere, dependem do seu consumo ou da sua opção por consumir.

Principais exemplos de gastos fixos: aluguel, internet, plano/pacote de celular, assinatura de serviços (sites, aplicativos, revistas, Netflix, Spotify, etc.), faxineira.

Principais exemplos de gastos variáveis: alimentação, transporte, água, energia elétrica, comprar roupas, lazer, gastos com animais de estimação e outros.

Planilha de Controle de Gastos Gratuita para Download e Impressão

Essa separação pode ser útil para te ajudar a ser mais assertivo na hora de identificar onde economizar, visto que não é possível economizar no seu gasto de internet (gasto fixo), por exemplo, mas você tem a opção de procurar por um serviço com a mesma qualidade e menor preço ou contratar um pacote menor.

Enquanto que nos gastos variáveis você já pode controlar mais o seu consumo e até mesmo cortar o gasto.

Adotar raciocínios diferentes para gastos diferentes pode contribuir para evitar bloqueios do tipo "eu não tenho como economizar mais, já não gasto com nada desnecessário".


 Planilha de Controle de Gastos Versão Cinza e Preto

Não obstante, você também pode fazer download desses dois modelos de planilha na cor cinza e preto, ideal para imprimir em preto e branco, pois na planilha colorida tem elementos em rosa que podem sair quase brancos na impressão e incomodar você.



ATUALIZAÇÃO 2020

Eu não sou expert em planilhas, confesso, mas percebi algumas falhas nessa planilha que pretendia melhorar.

Dessa forma, desenvolvi uma nova planilha de controle financeiro, dessa vez incorporando mais linhas à planilha, além de uma coluna para "entradas" e acompanhamento da variação de saldo por meio dos campos "saldo anterior" e "saldo final".

Essa nova planilha ainda tem algumas falhas, como dificultar que você controle múltiplas contas (caixa/bancos/cartão de crédito) e pretendo melhorar isso em breve, lançando uma planilha eletrônica e mais completa.

Essa nova planilha não tem nenhuma divisão e está disponível em 3 modelos, também de forma 100% gratuita.

Planilha de Controle de Gastos Gratuita para Download e Impressão
Clique aqui para fazer download


Considerações Finais

A planilha de controle de gastos disponibilizada nesse artigo tem a finalidade de ajudar você a cuidar cada vez melhor do seu dinheiro, já que no artigo sobre controle de gastos eu havia recomendado a utilização de uma ferramenta de controle.

É imprescindível que você não só anote os seus gastos como também os monitore sempre, que é a principal finalidade do controle de gastos: mensurar e melhorar.

Reconheço que essas planilhas não estão perfeitas e, por isso, sugestões serão sempre bem vindas, basta deixar nos comentários. Será um prazer melhorá-las para ajudar você!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
Planilha de Controle Financeiro Gratuita para Download e impressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves