Como Fazer Limpeza de Pele em Casa de Forma Segura e Sem Gastar Muito

18 abril 2020

Lavar o rosto, usar hidratante e protetor solar, por exemplo, são cuidados muito importantes para a sua pele, mas você ainda pode fazer mais. Aprenda como fazer limpeza de pele em casa, de forma segura e sem gastar muito!

Mulher linda negra unhas grandes se olhando no espelho e passando as mãos no rosto

Mesmo peles que não são oleosas podem sofrer com o surgimento de cravos e espinhas, por isso, a limpeza de pele não só é indicada como também recomendada a qualquer tipo de pele, contudo, é preciso ter cuidado: alguns produtos ou movimentos irregulares podem agredir a sua pele.

Nesse post você aprende como fazer a sua limpeza de pele corretamente e sem gastar muito. Confira!


Como Fazer Limpeza de Pele em Casa de Forma Segura e Sem Gastar Muito


Antes de mais nada, é preciso entender o que é e para que serve a limpeza de pele, já que, de modo geral, ela pode ser feita em qualquer tipo de pele.

Algumas observações: eu não tenho nenhum tipo de qualificação profissional em dermatologia, portanto, as informações citadas neste artigo tem como base pesquisas anteriores para satisfazer um desejo pessoal.

Após notar alguns cravinhos "se multiplicando" em meu rosto, decidi saber mais sobre limpeza de pele caseira e, com sucesso, fiz a minha em casa. Como deu certo para mim e ficou bem baratinho, eu resolvi compartilhar aqui, no entanto, deixo claro as limitações deste artigo.

Mão feminina segurando um serum produtos para pele
limpeza de pele em casa - Como Fazer de Forma Segura e Sem Gastar Muito

1. O que é a limpeza de pele e para que serve?

A limpeza de pele é um tratamento para a retirada de comedões (os cravos), remoção de células mortas, diminuindo a oleosidade da pele, bem como das acnes e, ainda, desobstruindo os poros. tratando principalmente a região oleosa e acneica do rosto.

A limpeza de pele profunda é feita por profissional habilitado e em um ambiente adequado, como consultório ou clínica de estética.

Além de prevenir a formação de cravos e espinhas, a limpeza de pele facilita a ação dos dermocosméticos na pele, logo, se você tem uma rotina de skincare, a limpeza contribuirá para que os seus produtos deem resultados melhores e mais duradouros.

Apesar de a limpeza de pele ser um realizada eventualmente, à sua vontade, ressalta-se que o cuidado com a pele deve ser diário, como:
  • não dormir com maquiagem;
  • utilizar produtos adequados ao seu tipo de pele;
  • utilizar protetor solar;
  • hidratar e nutrir a pele [com produtos adequados];
  • não tentar espremer os cravos e espinhas.
E ainda outros cuidados que deve ser tomados diariamente, a depender do tipo de pele (oleosa, seca ou mista) e do nível de sensibilidade da sua pele.

Em se tratando da limpeza de pele caseira, não é possível fazer uma limpeza de pele profunda, visto que a parte dos cravos e espinhas que conseguimos visualizar e remover em casa são apenas a superfície das acnes, não sendo possível removê-los completamente em casa.

Tanto pela falta de equipamentos adequados e esterilizados para essa remoção profunda de cravos e espinhas quanto pela ausência de um ambiente especializado, não é possível e nem recomendado fazer uma limpeza de pele profunda em casa, pois você pode causar danos à sua pele.

Mesmo com essas limitações, o resultado da limpeza de pele em casa é bastante satisfatório, principalmente se você realmente não necessita de uma limpeza profunda ou não pode pagar um profissional no momento.

Apesar de termos frisado a limpeza de pele para o rosto, ela também pode ser feita no restante do corpo.


2. Para quem é indicada a limpeza de pele?

Inicialmente, a limpeza pode ser indicada para qualquer pessoa em qualquer idade, visto que não só a oleosidade da pele pode favorecer o aparecimento de cravos e espinhas (o que normalmente motiva as pessoas a fazerem a limpeza de pele), como também o efeito de agentes externos como a poluição do ar, restos de maquiagem e outros resíduos que entram em contato com a pele do rosto.

Essa ação externa faz com que a pele fique mais sensível e vulnerável a problemas dermatológicos como os cravos, espinhas, manchas e outros.

No entanto, deve-se tomar alguns cuidados. Em caso de peles muito ressecadas ou sensíveis e com acnes muito inflamadas deve-se procurar primeiro a um(a) dermatologista antes de fazer qualquer procedimento.

Não faça uma limpeza de pele [especialmente caseira] se a sua pele não estiver em condições de recebê-la, pois a limpeza deixa a pele irritada e sensível [temporariamente] após o tratamento, podendo agravar ainda mais a sua condição dermatológica.

Caso a sua pele não apresente nenhum desses aspectos [muito ressecamento ou acnes muito inflamadas], não há riscos caso você faça a sua limpeza de pele caseira de forma correta.

Mulher ao espelho passando um creme
Como Fazer Limpeza de Pele em Casa Corretamente e Sem Gastar Muito


3. Como fazer a limpeza de pele em casa?

Antes de mais nada, cabe a você observar como está a sua pele e se certificar de que não lhe causará nenhuma reação danosa, como dito acima. Caso você também tenha alergias ou irritações com facilidade, não é bom arriscar fazer a limpeza de pele em casa sem consultar um profissional.

Recomenda-se também que a limpeza seja feita à noite, pois a exposição prolongada ao sol após a limpeza de pele pode causar manchas.

As etapas da esfoliação caseira são realizadas em sequência e consistem em: higienização, vaporização, esfoliação, aplicação da máscara, refrescar, tratamento, hidratação e proteção.

Em algumas delas, principalmente higienização, esfoliação, máscara e hidratação, é necessário utilizar os produtos adequados ao seu tipo de pele e ao nível de sensibilidade.

A realização de uma limpeza de pele caseira de forma inadequada pode machucar a sua pele, causar manchas, flacidez e até mesmo cicatrizes em sua rosto, portanto, tome cuidado (Patrícia Elias).

Apesar de existirem várias receitas caseiras para limpeza de pele em sites e no YouTube, eu recomendo fortemente que você assista o vídeo abaixo.


A Patrícia Elias é uma profissional da estética e da saúde que dá orientações importantíssimas para que você não utilize produtos que agridam a sua pele, bem como não faça movimentos irregulares na hora da esfoliação.

A melhor opção, é claro, sempre será consultar um profissional de confiança pessoalmente mas, caso você não tenha condições no momento ou realmente não possua uma pele muito sensível e acneica, já é de grande valia ter uma profissional à disposição no YouTube.

A Patrícia gravou um vídeo mais recente, no final de 2019, atualizando a sua recomendação de limpeza de pele caseira. Confira:




4. Cuidados necessários após a limpeza de pele


Como vimos, a última etapa da limpeza de pele é proteção, mas não para por aí.

Apesar da simplicidade do procedimento, alguns cuidados são muito importantes após feita a limpeza:
  • evitar exposição prolongada ao sol, pois pode causar manchas na pele (por isso, o ideal é fazer a limpeza à noite)
  • evitar utilizar cosméticos com ácidos na composição, dada a sensibilidade da pele após o procedimento*;
  • não fazer esfoliação por pelo menos 3 dias após a limpeza*;
  • o uso protetor solar é imprescindível.
* recomendação encontrada em sites da internet.


A depender do seu tipo de pele, a limpeza pode ser feita com mais ou menos frequência. As informações encontradas na internet são controversas, por isso, recomendo que você siga a orientação da profissional citada acima.

Na minha experiência, acabei por utilizar a borra de café por não ter os produtos indicados em casa, contudo, essa não é uma recomendação da profissional.
Você pode saber mais sobre a ação do café na sua pele clicando aqui e aqui [ressalto que eu apenas fiz essa escolha por nunca ter tido problemas dermatológicos (nem mesmo acnes), não ter reações alérgicas comumente e minha pele também não é nada sensível, logo, eu tinha ciência de que as chances de agredir minha pele eram mínimas].

Apesar de ser normal a pele ficar temporariamente sensível e avermelhada após a limpeza de pele, o resultado é uma sensação de pele limpa, lisa e macia.


+ Gostou das dicas? Salve o infográfico no Pinterest!

Infográfico Como Fazer Limpeza de Pele em Casa de Forma Segura e Sem Gastar Muito



CONSIDERAÇÕES FINAIS

A limpeza de pele é um tratamento que promove a prevenção de novos cravos e espinhas, renovação das células da pele e que contribui, ainda, para ação dos dermocosméticos utilizados na pele.

Apesar de poder ser feita em casa e em qualquer tipo de pele, é preciso ter muito cuidado. A pele, especialmente do rosto, é uma região sensível e, caso a limpeza de pele caseira seja feita de maneira incorreta, pode agravar a formação de cravos e espinhas, surgir manchas na pele e outras complicações.

Economize até 75% agora! Não perca.

Dessa forma, a limpeza de pele [especialmente caseira] só é recomendada para você se a sua pele estiver em condições de receber o tratamento. Se a sua pele estiver muito ressecada, sensível ou com acnes muito inflamadas, procure um profissional.

Do contrário, a dermatologista Patrícia Elias recomenda como fazer uma limpeza de pele caseira e segura sem que você precise gastar muito dinheiro com os produtos.


Eu nunca tive problemas com acnes e minha pele é pouquíssimo sensível, assim, eu mesma fiz minha limpeza de pele em casa, seguindo as recomendações da profissional com pequenas modificações (como eu citei acima) e eu obtive o resultado esperado: sensação de pele limpa, lisa e macia!

Espero que esse artigo ajude você a fazer a sua limpeza de pele em casa e de forma segura mas, como ressaltei acima, esse artigo tem suas limitações e não substitui a orientação/trabalho de um profissional.

Me conta nos comentários se você já fez limpeza de pele em casa e se vai fazer com esse artigo!

+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest/queromeformar




+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens para Pinterest Como Fazer Limpeza de Pele em Casa Sem Gastar Muito





REFERÊNCIAS

Aprenda como fazer limpeza de pele em casa de maneira segura. Catraca Livre.

Limpeza de pele profunda: como fazer em casa? Quais os benefícios? Confira o passo a passo do procedimento. Dermaclub.

Limpeza de pele: entenda tudo sobre o procedimento. Seleções.

Vídeos do canal Patrícia Elias incorporados acima.

2 comentários:

  1. Uau que dicas maravilhosas, amei muito! Eu amo essa esteticista, assisto e confio nela!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que legal! Obrigada por deixar o seu feedback <3
      É bom ter alguém por aqui que já conheça também

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves