O Que é Spread Bancário e Por Que Você Deveria Saber Isso

21 junho 2021

Você já ouviu falar de spread mas não faz ideia do que significa? Entenda o que é o spred bancário e, principalmente, por que você deveria saber disso.

Mulher contando dinheiro finanças pessoais spread bancário

Você já ouviu falar de spread bancário?

Já se questionou sobre como as instituições financeiras, principalmente bancos, ganham tanto dinheiro?

Saber um pouco sobre o que é spread é vai ajudar você a entender mais sobre como os bancos lucram e como isso impacta no custo dos serviços financeiros para você, cliente.

Saiba mais abaixo:

O Que é Spread Bancário e Por Que Você Deveria Saber Isso

Já reparou que, por exemplo, se você for deixar o seu dinheiro na poupança, você obterá míseros 3,5% ao ano, mas se você for pegar a mesma quantia emprestada com o banco, ele te cobrará juros de 10% ao ano?

A diferença entre a taxa cobrada pelo banco em serviços financeiros e a taxa de captação (poupança, aplicações financeiras como CDB) é o chamado spread bancário.

Ou seja, nesse exemplo, o spread bancário seria de 6,5%.

O spread pode ser entendido como uma diferença ou variação que, no contexto bancário, seria a diferença entre a taxa praticada nos empréstimos taxa utilizada pelo banco para remunerar os recursos aplicados pelos clientes.

Essa diferença (entre a taxa que o banco paga e a que ele cobra) seria o "lucro" do banco.

Lucro entre aspas porque, é claro, o banco tem os seus custos e despesas envolvidos tanto nos empréstimos quanto na captação.

As corretoras de valores também podem se beneficiar com o spread. Nesse caso, normalmente as corretoras captam aplicações que pagam, supondo, 5% , e oferecem a mesma aplicação a seus clientes a uma rentabilidade de 3,75%.

Especialmente no setor bancário, o spread no Brasil é o 2º maior em 2021.

As justificativas para isso são diversas, e vão desde pouca concorrência no setor em relação aos outros países à inadimplência dos tomadores de empréstimos.

Fato é que conhecer esse conceito é relevante para todo "consumidor" de serviços bancários.


E por que você deveria saber o que é spread bancário?


Do ponto de vista da educação financeira, é sempre importante compreender o máximo possível sobre tudo o que envolve dinheiro.

E considerando que a maioria das pessoas têm utilizado cada vez mais serviços bancários, torna-se ainda mais importante conhecer o conceito de spread aplicado ao setor bancário.

Saber disso pode ser útil para avaliar a integridade do banco no qual você é cliente, tanto ao tomar crédito (empréstimos) quanto ao fazer investimentos.

Se você está contratando um empréstimo e suspeita que as taxas estejam muito abusivas, desconfie e negocie.

Pois o banco tem sim margem para reduzir a taxa cobrada, visto que o spread já é consideravelmente alto em todos os bancos.

E da mesma forma nos investimentos.

Ao se deparar com aplicações financeiras de baixíssima rentabilidade, principalmente quando oferecidas pelo seu gerente, procure outras opções de investimento semelhantes em outras instituições e questione o seu gerente.

Ressalta-se também que os bancos são um negócio, assim como qualquer empresa, cujo principal foco é ter lucro.

Dessa forma, os bancos tenderão a elevar o seu spread ao máximo para potencializar os seus lucros.

E, infelizmente no Brasil, os bancos tendem a ser um tanto cruéis com os clientes desavisados.

Portanto, esteja ciente de que o banco estará sempre tentando majorar as taxas a serem cobradas de você e minimizar as taxas que serão pagas a você.

Portanto, não abra mão de negociar as taxas de empréstimos, dívidas, aplicações e demais serviços bancários.


+ Gostou do conteúdo? Salve-o no Pinterest! 

Infográfico Sobre O Que é Spread Bancário e Por Que Você Deveria Saber Isso



Considerações finais

Mesmo que você não seja da área financeira, compreender o que é spread bancário é bastante relevante.

Assim você compreende um pouco mais de como funciona o setor bancário, que muitas das vezes pratica taxas abusivas no Brasil.

Como falado no artigo, o spread bancário é a diferença entre as taxas que o banco pratica na captação de recursos (dinheiro que você empresta para o banco na forma de aplicações financeiras) e nos serviços bancários, como empréstimos e financiamentos.

Dessa forma, você pode ficar tranquila ao tentar negociar taxas com o seu gerente, pois os bancos sempre terão margem para reduzi-la.

Cabe ressaltar que o spread bancário não é a única forma de receita (ganho) dos bancos, mas é a principal, dada a sua proporção significativa.

Conhecer esse conceito também ajuda você a entender por que o crédito é tão caro, contudo, não significa que você deva aceitar taxas abusivas.

Principalmente quando se trata de bancos, que praticam taxas altíssimas (e serviços de nem tão boa qualidade assim) no Brasil há tempos, você com certeza precisa questionar o que é cobrado de você.

Dessa forma, eu espero que esse conteúdo te ajude a aprimorar o seu conhecimento de finanças pessoais e encoraje você a não ser refém das taxas abusivas.

Agora me conta nos comentários se você já sabia o que era o tal spread bancário!



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest O Que é Spread Bancário e Por Que Você Deveria Saber Isso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves