Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: É Possível Ganhar Dinheiro com Ações? Descubra a resposta!

6 de março de 2021

É Possível Ganhar Dinheiro com Ações? Descubra a resposta!

O investimento em ações tem se tornado cada vez mais popular e muitas pessoas se perguntam se se realmente é possível ganhar dinheiro com ações. Descubra a resposta nesse post!

Home office notebook em cima da mesa e parede branca

Você já viu propagandas de cursos na internet que prometem te ensinar a ganhar muito dinheiro no mercado de ações em pouco tempo?

Já se perguntou se é possível ganhar dinheiro com ações mesmo no curto prazo?

Com tantas propagandas enganosas por aí e influencers de finanças recebendo críticas pela forma como falam que enriqueceram com ações, é normal se perguntar se realmente é possível ganhar dinheiro investindo em ações.

O post de hoje se dedica a responder esse questionamento e, principalmente, explicar a resposta. 

Continue nesse artigo e leia-o até o final para compreender melhor como funciona esse mercado e quais são as formas de ganhar dinheiro nele.

 
ATENÇÃO: conteúdo meramente informativo. Não é uma recomendação.



É possível ganhar dinheiro com ações?


Objetivamente, sim, é possível ganhar dinheiro com ações.

Na verdade, é possível ganhar dinheiro com praticamente qualquer coisa quando se dedica, estuda e sabe (ao menos um pouco) o que o está fazendo.

Vamos comparar as ações com um blog: é possível ganhar dinheiro com blogs, mas nem todo mundo consegue ou, quem consegue, nem sempre tem o mesmo resultado.

Isso porque uns têm mais conhecimento, mais estratégia, mais dedicação, mais tempo, enquanto outros têm menos de tudo isso.

Com as ações a lógica é a mesma: é possível ganhar dinheiro com ações, mas não necessariamente todo mundo vai ganhar.


Isso infelizmente gera receio em muitos investidores iniciantes, mas vamos combinar que a incerteza é normal e acontece em muitas situações da nossa vida.

Eu dei o exemplo do blog, mas pensemos em outros:
  • a renda fixa é considerada mais "garantida", mas nem sempre o seu investimento vencerá na melhor data para resgate e você pode até ter prejuízos;
  • existem empresas milionárias que começaram muito pequenas, mas nem todo pequeno negócio se torna uma grande empresa;
  • muitas pessoas ganham dinheiro com o marketing digital, mas nem todos conseguem ter sucesso nesse mercado.
No mundo dos investimentos, assim como para muitas coisas na vida, é necessário ter paciência e resiliência, ou melhor, antifragilidade.

A incerteza faz parte, e quanto melhor você aprender a lidar com ela, melhores são os seus resultados.

E isso é ótimo: nos torna mais fortes e mais ávidos por conhecimento.


Quais são as formas de ganhar dinheiro com ações?

Existem pelo menos duas formas de ganhar dinheiro com ações, seja no curto ou no longo prazo:

  1. pela valorização (aumento) nos preços das ações;
  2. pelo recebimento de proventos pagos pelas ações.

Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas opções:


1. Valorização no preço da ação


Tanto a curto quanto a longo prazo, é possível ganhar dinheiro com ações por meio da valorização, ou seja, do aumento no preço da ação (o preço também é chamado de cotação).

É o famoso "comprar na baixa e vender na alta".

Ressalta-se que o conceito de curto prazo e longo prazo é bastante relativo, mas pensemos em curto prazo como menos de 1 ano e longo prazo como cerca de 5 anos.

Há também as operações de curtíssimo prazo, quando se busca o lucro no mesmo dia ou em poucos dias após a compra de uma ação.

Mas de qualquer forma, não há um consenso para esses conceitos.


  • Como ganhar dinheiro com ações no longo prazo

As operações de longo prazo são normalmente chamadas de buy and hold, em que espera-se a valorização no preço da ação comprada para daqui a alguns anos.

Esse tipo de posicionamento é considerado mais estável e menos custoso.

Para esse investimento, normalmente utiliza-se a análise fundamentalista, para compreender como é a situação da empresa no presente e estimar sua prosperidade no futuro.

Assim, o investidor de longo prazo precisa conhecer bastante sobre a empresa e ter a perspicácia de identificar empresas com potencial de crescimento futuro.

Nesse meio tempo, o investidor também pode vir a receber proventos das ações compradas, de que trataremos no tópico 2.


  • Como ganhar dinheiro com ações no curto prazo

Nas operações consideradas de curto prazo, há o swing trade e position trade.

O swing trade tem como ideia principal a compra de ações para venda em poucos dias, enquanto o position trade tem um horizonte um pouco mais longo, como manter as ações por alguns meses, por exemplo.

OBS.: também não existe um conceito pronto para o horizonte temporal dessas operações, mas a informação apresentada é a usualmente adotada.

De toda forma, ambas operações buscam o lucro com o aumento de preço das ações em um período de tempo mais curto.

Evidentemente, investir dessa forma também exige muito conhecimento, visto que o investidor precisará ter informações razoavelmente confiáveis que o levem a esperar pelo aumento de preço das ações.

Essas informações podem ser: divulgação de resultados positivos, boas aquisições, notícias positivas sobre o mercado interno e externo, boas perspectivas para o setor da empresa, etc.

Por fim, tem-se o day trade, uma operação de curtíssimo prazo em que ocorre a compra e venda da ação no mesmo dia. Atenção: essa opção não é recomendada para iniciantes.

Especialmente as operações de day trade, mas também é válido para as demais, se respaldam em análise de gráficos, que é chamada de análise técnica.

Essa análise busca identificar padrões nos gráficos que indiquem possíveis quedas e altas no preço de uma ação, para identificar os momentos de comprar e vendê-la.

A má notícia é que todas essas operações se apoiam dados passados para tentar traçar o futuro de uma ação, porém desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.

Por isso o conhecimento é imprescindível, para encontrar a forma de investir mais adequada para você com os recursos que você já tem.


2. Proventos pagos pelas ações


É possível ganhar dinheiro com ações por meio dos proventos que são eventualmente pagos periodicamente.

Esses proventos são principalmente remunerações pagas pela empresa aos seus investidores a título de juros sobre capital próprio e dividendos.

Talvez você já tenha escutado a expressão "viver de renda". Isso remete à ideia de conseguir bancar o seu custo de vida apenas com o rendimento dos seus investimentos.

Assim, algumas pessoas investem em ações com o principal objetivo de viver de renda, ou seja, viver dos proventos pagos pelas suas ações.

O dividendo, provento isento de Imposto de Renda para o investidor, é uma porcentagem do lucro da empresa distribuída ao investidor.

Ele pode ser pago mais de uma vez ao ano (como mensal ou trimestralmente) ou apenas uma vez, mas somente pelas empresas que têm lucro.

Uma outra forma de provento é o juros sobre capital próprio, que independe do lucro da empresa. Logo, se a empresa registrar lucro, pode optar por distribuir dividendos sem que isso lhe impeça de distribuir também JSCP.

O interessante é que mesmo as empresas que não registram lucro conseguem pagar algum provento, que é o caso do JSCP. Já esse provento sofre tributação de 15% do Imposto de Renda, porém é retido na fonte, logo você recebe o JSCP líquido de IR.

Para esse tipo de investimento, é interessante também analisar a empresa como um todo para compreender melhor a sua geração de lucro no presente e perspectivas futuras, bem como o seu histórico de pagamento de proventos.

Há também quem compre as ações até da data "com" (data limite que o investidor precisa manter as ações para ter direito aos dividendos) e venda logo após, garantido a posição na ação apenas para receber o provento.

Como o recebimento de proventos é involuntário da parte do investidor (se a empresa vai pagar e você tem direito, você receberá mesmo que não tenha comprado a ação com essa intenção), os investidores acabam combinando essas duas formas de ganhar dinheiro com ações (valorização e proventos).

Ou seja, o investidor pode optar por ações boas pagadoras de dividendos mas que também possuam boas perspectivas de crescimento futuro, assim como os investidores de position trade, por exemplo.

Em resumo, existem duas principais formas de ganhar dinheiro em ações mas que, dentro delas, há ainda no mínimo 4 formas de operar no mercado.

Há também as bonificações (distribuição de novas ações aos acionistas) e direitos de subscrição (direito e prioridade na compra de novas ações, muitas vezes a preços mais baixos), que são um pouco menos comuns.

  • Adicionalmente, é possível fazer o aluguel de ações, que não está incluso na lista por figurar mais como uma forma de ganhar um dinheiro extra com as ações que você possui, do que com o investimento si.


Mas por que tantas pessoas perdem dinheiro no mercado de ações?


Os motivos são diversos:
  • falta de conhecimento;
  • impaciência;
  • achar que bolsa de valores é cassino;
  • ignorância/arrogância (achar que sabe tudo sobre uma ação ou sobre o mercado);
  • ganância demais por dinheiro fácil;
  • insegurança.

Enfim, poderíamos construir uma vasta lista de motivos que podem impedir alguém de ganhar dinheiro com ações.

De qualquer forma, investir não é bicho de sete cabeças e você deve buscar um equilíbrio entre a vontade de ganhar dinheiro com ações e o conhecimento que você tem para isso.

Por ser um investimento de renda variável, a verdade é que nunca o dominaremos 100%, mas mesmo assim não é tão difícil fazer bons investimentos.



É possível ganhar dinheiro com ações? - Considerações finais

Como foi abordado ao longo do artigo, é realmente possível ganhar dinheiro com ações.

Só que, para conseguir isso, é necessário conhecer as formas de ganhar dinheiro com ações e operar na que mais se adequa com os recursos que você tem.

E com recursos, quero dizer: conhecimento que você já tem, tempo para adquirir mais conhecimento e monitorar o mercado, vontade de aprender cada vez mais e paciência para lidar com as incertezas.

Salvo esquecimento, esses são os principais recursos de que você precisará para investir em ações e ter resultados que sejam satisfatórios para você.

Ganhar experiência, estudar constantemente e conhecer a dinâmica do mercado é fundamental para ganhar dinheiro com ações.

Ter muito dinheiro não é o mais importante. Você pode começar a investir com pouco dinheiro e estudar apenas pelos conteúdos gratuitos disponíveis na internet.

Inclusive, alguns conteúdos que vão te ajudar:

Por fim, gostaria de ressaltar que começar a investir é algo que tira da zona de conforto e, na enorme maioria das vezes, tudo o que te tira da zona de conforto te leva à uma jornada incrível.


Agora me conta nos comentários: você já investe em ações ou está esperando o que para começar?


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de divulgação para Pinterest com texto e ilustração sobre É Possível Ganhar Dinheiro com Ações Descubra a resposta





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.