Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar

04 janeiro 2020

Quer ter o controle de todos os seus gastos, contas bancárias e cartões de crédito na palma da sua mão e sem precisar de internet? 

Confira o guia completo deste post sobre como utilizar o Minhas Economias, um maravilhoso aplicativo controle financeiro pessoal gratuito (disponível para celular e computador)!

Flatlay mãos femininas segurando xícara de café enquanto pega o celular em frente ao notebook

O Minhas Economias, segundo o seu próprio site, é um projeto de educação financeira "que busca melhorar a qualidade de vida de indivíduos e famílias, através de conteúdos e ferramentas que contribuem, na prática, para o planejamento e equilíbrio da vida econômica" (2020).

Ele é um gerenciador financeiro e gratuito, indicado principalmente para o controle de gastos pessoais e pode ser acessado pela Web (computador) e pelo celular. Nos smartphones, o aplicativo de controle financeiro está disponível tanto para iOS quanto para Android.

A navegabilidade do gerenciador financeiro é bem melhor no app do que na web, portanto, este guia se baseará no aplicativo.


Quais são as funções do aplicativo de controle de gastos Minhas Economias?


Além do registro de receitas e despesas, cada lançamento é categorizado, como: receita com salário, juros de investimentos, reembolso e outras e despesas com alimentação, transporte e casa, por exemplo.

Logo, registrando as suas movimentações financeiras de forma detalhada, é possível visualizar os gráficos e relatórios oferecidos pelo app, além de visualizar suas transações por categoria.

Assim, você pode compreender qual tipo de gasto está comprometendo a maior parte da sua renda, por exemplo.

O aplicativo é 100% gratuito, seguro, sem propagandas inconvenientes e não necessita de internet para funcionar.

É possível adicionar quantas contas forem necessárias, editar as já existentes, personalizar a tela inicial do aplicativo e adicionar e remover categorias e subcategorias. Isso dentre outros várias personalizações e configurações que o aplicativo oferece. 

A maior desvantagem do app, para alguns, talvez seja a impossibilidade de sincronizar suas contas direto com o banco, ou seja, todas as transações são lançadas de forma 100% manual.

Uma de suas vantagens é o registro de transferência entre contas, utilizado por exemplo, quando você saca dinheiro em seu banco, pois deve registrá-lo como uma transferência da conta bancária para a conta "carteira" (veremos adiante como isso funciona).

Alguns aplicativos de controle financeiro ainda não possuíam essa função, fazendo com que você precisasse lançar transferências entre contas ou saques como despesas/receitas, o que acabaria distorcendo as informações do seu controle financeiro.

Além disso, o Minhas Economias é bastante leve e intuitivo, o que torna esses registros manuais bastante fáceis e rápidos.

Ele pode ser considerado o melhor aplicativo de controle financeiro pessoal principalmente para aqueles usuários mais conservadores que preferem não sincronizar aplicativos com seus bancos, que não gostam de propagandas e anúncios dentro dos apps e que se interessam por relatórios financeiros.

Veja agora como utilizar esse aplicativo.


Guia Completo de Como Utilizar o Minhas Economias


Logo Minhas Economias


A tela inicial do aplicativo é personalizável, logo, ao instalá-lo e fazer login, recomendo ir direto às configurações para fazer os ajustes da forma que preferir.
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar


Personalizada a tela inicial, esta exibirá um resumo da sua situação financeira, como saldo das contas, variação nas receitas, despesas ou resultado (uma menos a outra), gráficos e seu fluxo de caixa.
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como UtilizarMelhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar

  • Todos os relatórios são exibidos em resumo na tela inicial e, a partir deles, visualiza-se detalhadamente.


Possivelmente, esta também é uma grande vantagem do app, pois os relatórios são fáceis de encontrar, assim como suas movimentações.

Além disso, exibir todos os relatórios resumidamente e de forma objetiva torna o aplicativo ainda melhor para fazer o controle financeiro na correria do dia a dia.
Outras funções da tela inicial do aplicativo


  • Confira nas próximas imagens como consultar seu extrato mensal, seu fluxo de caixa e despesas por categoria detalhados.
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar

Utilizar e configurar as contas dentro do aplicativo 


O aplicativo de controle de gastos gratuito Minhas Economias oferece muitas possibilidades de análise das suas movimentações, inclusive de visualizar todos os relatórios da Visão Geral por conta, como seu cartão de crédito ou conta bancária.

Para acessar todas as contas cadastradas, basta clicar na parte de "Saldos das Contas" na tela inicial e, a partir daí, você pode configurá-las e personalizá-las.
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar

  • Você pode adicionar quantas contas quiser e alterar a cor do ícone de acordo com a cor do seu banco, por exemplo.
Na hora da pressa, a cor torna mais fácil de identificar a conta.
Como Utilizar Minhas Economias Aplicativo para Controle de Gastos Pessoais Gratuito



Despesas por Categoria


A representação das despesas por categoria é uma das ferramentas mais interessantes e você não deve abrir mão de analisá-las.

É sempre útil observar qual tipo de despesa está comprometendo a maior parte da sua renda, se isso é plausível ou se é necessário trabalhar em reduzir os gastos que estão em excesso.


Você pode, ainda, ter uma ideia de quais seriam os seus hábitos de consumo.

Categorias como Gastos Pessoais, Lazer e Guloseimas, se mostrarem uma representatividade expressiva, podem indicar que você está gastando muito com despesas que devem ser mais esporádicas. 

Confira como visualizar e utilizar esse relatório:

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar


  • Por fim, a tela inicial apresenta sonhos e metas que você pode criar e acompanhar dentro do app.
Como Utilizar Minhas Economias Aplicativo para Controle de Gastos Pessoais Gratuito



Como registrar as suas movimentações financeiras


Como destacado em algumas imagens, o ícone de inserir nova movimentação financeira aparece o tempo todo, logo, o aplicativo novamente se mostra muito prático, pois não é necessário voltar à tela inicial para registrar uma nova transação.

Veja como funciona o registro das movimentações financeiras no aplicativo:

  • Clique no ícone para adicionar uma nova movimentação e escolha o tipo de transação.
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar

Em que: 
Despesa: gastos em geral (contas de água, luz, supermercado, roupas);

Receita: ganhos como salário, reembolso, juros de investimentos;

Transferência: transações entre as suas contas contas (não são pagamentos e nem recebimentos!), como saque ou pagamento do cartão de crédito, por exemplo.

OBS.: trata-se de transferência entre as suas contas do aplicativo. Transferências bancárias com terceiros são registradas como despesa, da mesma forma que as transferências recebidas são registadas como receitas.

  • Em seguida, preencha os dados da sua movimentação.
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar


O aplicativo de controle de gastos funciona como um "regime de débito e crédito", em que todo lançamento deve indicar a origem/destino.

Ou seja, se você registra o seu salário, deve indicar onde o dinheiro entrou, assim como todas as despesas devem ser registradas incluindo de que forma foram pagas.

Ressalta-se que quando se tratar de dinheiro em espécie, usa-se a conta Carteira (que você pode renomear, se quiser).

Quanto às categorias, não é obrigatório defini-la ao registrar as suas movimentações. São obrigatórios apenas data, descrição e conta.

Apenas, como citei anteriormente, é interessante detalhar ao máximo as suas transações para ter informações completas para analisar depois.

  • Quanto às compras parceladas ou cobranças fixas, também é possível reconhecê-las no app:
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar



  • Por fim, entenda como lançar as transferências:
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito + Guia Completo de Como Utilizar



+ GOSTOU DAS DICAS? SALVE O INFOGRÁFICO!
Infográfico Guia Completo — Minhas Economias Aplicativo para Controle de Gastos Pessoais Gratuito



CONSIDERAÇÕES FINAIS  Aplicativo de Controle Financeiro Minhas Economias

Minhas Economias é um aplicativo de controle financeiro pessoal para iOS, Android e computadores 100% gratuito.

Ele não é tão tecnológico quanto vários aplicativos de controle de gastos pessoais, contudo, sua interface intuitiva e de fácil navegação o torna bastante interessante.

Eu uso ele há mais de um ano e tenho gostando muito de como ele funciona, por isso, quis indicá-lo aqui, visto que esse pode ser o melhor aplicativo de controle financeiro pessoal para pessoas mais simplistas, como eu.

De forma geral, ele atende às principais funções que um aplicativo de controle de gastos pessoais deve oferecer: registro de receitas e despesas, possibilidade de incluir várias contas e relatórios financeiros.


Como grande vantagem, o Minhas Economias é 100% gratuito, livre de propagandas e não tem nenhuma função que seja exclusiva para usuários premium.

Além disso, não é necessário estar conectado à internet para utilizar qualquer função do aplicativo.

Em suma, o gerenciador financeiro é bastante completo, oferece relatórios objetivos e úteis, além de ser muito leve e fácil de utilizar no dia a dia, mesmo sem oferecer sincronização com bancos, além de ser bastante recomendado por seus usuários.

Agora deixe a sua opinião nos comentários, sobre o que você achou do app e qual você utiliza ou já utilizou!

+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest
/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
Imagem de Divulgação para Pinterest Aplicativo de Controle Financeiro Pessoal Gratuito Minhas Economias  — Guia Completo de Como Utilizar


2 comentários:

  1. Eu uso este app também
    Muito bom e 100% free.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! É sempre bom saber que têm mais pessoas usando também, pois não ouço falar muito sobre ele e fico achando que sou a única hahah

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves