Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: 6 Passos Simples para Economizar Dinheiro no Dia a Dia

28 de dezembro de 2019

6 Passos Simples para Economizar Dinheiro no Dia a Dia

 Confira neste artigo como economizar no seu dia a dia em apenas 6 passos simples, sem sofrimento e sem cortes drásticos no seu orçamento. Aprenda a consumir conscientemente e dê adeus à sensação de ver seu dinheiro evaporar!

Pote com Dinheiro; Economizar Dinheiro; Save Money

Se você está lendo este artigo, eu imagino que seja do seu interesse tornar-se uma pessoa financeiramente organizada e, ainda, atingir sua independência financeira

De fato, mudar hábitos financeiros não é uma tarefa fácil porque, muitas das vezes, estes são reflexos de comportamentos que herdamos de nossos pais ou que aprendemos observando as pessoas à nossa volta. 

Ainda assim, como nosso comportamento em relação ao dinheiro consiste em hábitos, é possível moldá-los novamente e adquirir novos bons comportamentos financeiros.

Para isso, no artigo de hoje serão abordados 6 passos simples para economizar no dia a dia sempre sofrer, Sem cortes de gastos drásticos e sem abdicar de muita coisa, apenas reprogramando os seus hábitos para um consumo mais consciente e "organizado".


6 Passos Simples para Economizar Dinheiro no Dia a Dia


Na maioria das vezes em que nos encontramos sofrendo por algo que nos acontece é porque não sabemos o motivo de isso ter nos acometido.

Nesse sentido, a princípio, acho importante que o primeiro passo para economizar no dia a dia sem sofrimentos seja refletir sobre por quê você deveria economizar, quais os benefícios de economizar mais dinheiro.

Pense também no contrário: o que você não gostaria que acontecesse com você caso não fosse capaz de economizar o seu dinheiro e viver com menos do que ganha.

Acredito que você sofrerá para economizar o seu dinheiro apenas se não estiver muito claro para si mesma qual o motivo dessa mudança de hábito ou, ainda, se ficar apenas se queixando da sua renda baixa, seus maus hábitos de consumo e suas despesas elevadas.

Nesse momento, o mais importante é ter em mente que economizar agora tem a finalidade de alcançar um propósito maior no futuro e que é possível se comportar de forma diferente em relação ao seu dinheiro de agora em diante.

Com isso, você terá estabelecido claramente qual o motivo de estar mudando os seus hábitos e adaptando o seu padrão de vida à uma nova mentalidade, o quanto isso é importante para você e seu futuro e, até mesmo, para o futuro da sua família e outras pessoas que dependem de você.

Sem isso, seu mindset não estará alinhado com os seus objetivos e economizar no dia a dia não parecerá tão importante assim para você.

Depois disso é só agir!


1º Faça listas


Mesa Home office com Caderno, Caneta, Clips, Régua e Café

Comece a anotar todas as coisas que você deseja e necessita de comprar.

Tenha um local fixo para fazer essas anotações, como na sua agenda, planner ou bloco de notas do celular, de forma que a sua lista não fique dispersa em várias folhas de papel por aí.

DICA: neste post (link aqui) sobre como organizar tudo utilizando o Google Keep eu ensino como criar listas de compras dentro do app.

Ele é interessante para isso pois inclui check-lists muito práticos e o recomendo, principalmente, para listas de mercado, pois é possível desmarcar facilmente todos os itens após marcá-los uma vez.

Faça listas de compras para o supermercado, feira, utilidades para a casa e afins.

Quanto aos gastos pessoais, normalmente são os que nos oferecem mais poder de escolha, ou seja, nem tudo o que temos em mente para comprar realmente é necessário. 

Logo, em se tratando principalmente de  roupas, sapatos e acessórios, separe a sua lista em "eu quero" e "eu preciso" e delimite de forma honesta o que é realmente uma necessidade para você e o que é apenas um desejo de consumo.

Assim, quando se deparar com uma "oportunidade" de compra, você deverá priorizar sempre o que você precisa

Enquanto que para os itens de supermercado, por exemplo, o intuito da lista é que você não se disperse em promoções e prateleiras que não deveriam lhe interessar e adquira somente o que é relevante e está na sua lista.

DICA: tenha controle das quantidade consumida de cada produto de alimentação, higiene e etc. e, quando fizer a sua lista de compras, defina a quantidade a ser comprada de acordo com o lapso temporal necessário (ex.: compras do mês, quinzena ou semana) e não fuja dessas quantidades.

Evite o desperdício e economize!

Para fazer download de listas de desejos e listas de compras, clique aqui!


! IMPORTANTE
Anote não só o que pretende comprar, mas também todos os seus gastos ao longo do mês e os analise periodicamente (toda semana ou todo mês, se preferir). 

É muito importante ter controle de todos os seus gastos e observar quais consumiram a maior parte da sua renda, quais poderiam ser reduzidos ou eliminados e quais poderiam ter sido adiados, por exemplo.

Para aprender a controlar seus gastos em apenas 3 passos simples clique aqui e, para fazer download de uma planilha de controle de gastos gratuitamente, clique aqui!


2º Cozinhe em casa e aproveite opções de lazer gratuito


Casal na cozinha cozinhando em casa

Para quem não possui vale-refeição ou refeitório na empresa, por exemplo, optar por fazer refeições fora de casa pode sair muito caro, além de não ser a melhor opção para a saúde.

Seja no café, almoço, lanche ou para reunir os amigos e familiares, fazer sua própria comida é sempre a melhor opção.

Entendo que muitas vezes o tempo que seria gasto para preparar suas próprias refeições é mais valioso do que o dinheiro gasto, mas basta planejar para incluir isso na sua rotina.

Mais adiante teremos um post falando justamente sobre como economizar fazendo suas refeições em casa, mas seguem algumas dicas:
  • preparar refeições por semana e tirar um dia da semana para e prepará-las;
  • planejar o cardápio de forma que utilizem ingredientes parecidos, assim não é necessário comprar ou preparar muitos alimentos;
  • deixar prontos ou "semi-preparados" alguns alimentos que não perdem o sabor e que podem ser usados em mais de uma receita nas refeições da semana, como frango cozido, carne moída ou cozida, legumes cozidos, por exemplo;
  • escolher alimentos saudáveis, fáceis de preparar e que podem ser armazenadas, como sanduíches naturais, bolos e tortas (saudáveis);
  • priorize incluir frutas na sua alimentação, pois além de serem mais saudáveis, têm também um preço acessível e podem substituir uma refeição, como lanche da manhã ou da tarde, podendo ser consumidas fora de casa.


Além de fazer suas próprias refeições, opte por receber amigos e familiares para confraternizações em casa de vez em quando. Além de economizar, normalmente é até mais confortável e divertido!

Por fim, você pode ainda aproveitar programações e lugares de lazer gratuitos na sua cidade e em localizações próximas.

Mesmo morando em uma cidade pequena ou em algum lugar que aparentemente não ofereça nenhuma opção de passeio, é interessante quebrar a rotina e procurar se realmente não têm opções de lazer gratuito na cidade ou em alguma localidade bem próxima.

Às vezes o próprio local onde você mora pode ser lugar legal e bonito para passar o tempo, mas que você enxergava com uma perspectiva pessimista.

Para economizar no seu dia a dia sem sofrer, além de adaptar o seu padrão de vida a hábitos mais humildes, há também uma questão de perspectiva: fazer coisas diferentes pode te proporcionar novos estilos de vida e novas formas de diversão!


3º Planeje compras


Arara de roupas em uma loja

Um dos intuitos de fazer listas de tudo o que pretende comprar é também planejar suas compras ou algo mais simples, do tipo esperar parar fazer compras em ocasiões típicas de descontos.

Para comprar roupas e sapatos pode ser interessante aguardar trocas de estação, início do ano e promoções de compra conjunta como as oferecidas pelos sites Kanui, Zattini, Netshoes e afins. 

Mas, sempre se lembrando de que a oportunidade é adiar a compra de produtos típicos dessas promoções conjuntas para a ocasião em que a promoção te ajudará a comprá-los com desconto, e não apenas pegar essas promoções em um momento em que você só precisaria de um item e acaba levando mais apenas para aproveitar o desconto.

Fazendo isso você não estará aproveito nenhum desconto e sim caindo em incentivos de compra não planejada!

Quando se trata de eletrodomésticos, livros e bens no geral, apesar das controvérsias, alguns descontos podem ser verificados na Black Friday e Dia do Cliente, principalmente. Até mesmo os supermercados costumam oferecer preços mais baixos nessas datas.

Se planejando para comprar nessas datas, principalmente produtos mais caros como móveis, eletrodomésticos e celulares, você pode obter preços mais baixos, garantir descontos à vista e ter o seu bem sem se endividar!

Pode ser interessante, ainda, aproveitar datas de grandes descontos para comprar presentes a preços mais baixos, adquirir pacotes de viagens e passagens e, quem sabe, algumas guloseimas para o fim de ano na Black Friday.

Você deve sempre aproveitar também descontos concedidos nas compras à vista. Normalmente o vendedor não te oferece esse desconto, logo, não deixe de perguntar! Normalmente é possível obter 10% de desconto ou mais!

Com isso, você adquire um bom hábito, que é pagar suas compras à vista, economiza e não se endivida.

Por fim, nas compras on-line é possível ganhar ainda cupons de desconto.

Quem compra bastante pela internet já deve estar habituado, mas talvez você ainda não saiba que, normalmente, os sites oferecem um desconto na primeira compra, muitas vezes de 10% ou mais!

Nas próximas, você pode buscar por sites que distribuem cupons, como o Picodi. Basta fazer uma pesquisa no Google para encontrá-los.

DICA: Unindo recomendações anteriores de planejar suas compras, aproveitar promoções e cupons de descontos, você pode conseguir ainda mais descontos, principalmente nas compras parceladas em 12x ou mais: o cartão Nubank, por exemplo, oferece um desconto de 4% ao ano na antecipação de parcelas em compras parceladas.
Ou seja, quando não obtiver um desconto relevante à vista, parcele suas compras SEM JUROS o máximo que puder e depois antecipe as parcelas para garantir algum desconto!


4º Opte por produtos mais baratos


Prateleira de refrigerantes Coca-Cola, Fanta, Soda

Escolher uma determinada marca às vezes significa status e às vezes significa qualidade.

Muito sabiamente, Thiago Nigro do canal O Primo Rico fala sobre estarmos sempre antecipando sonhos.

Mas o que isso tem a ver com consumo e marcas? É mais importante para você aparentar ter um padrão de vida elevado ou conquistar um padrão de vida elevado?

Eu espero que a segunda opção!

Então deixemos o status de lado e vamos priorizar a economia. Se você tem como opção dois ou mais produtos de igual qualidade mas diferentes preços, escolha sempre o mais barato

Se a diferença for mínima e você puder viver sem isso, desapegue!

É muito fácil se acostumar com o simples e, se você reparar bem, todas as dicas aqui não estão fazendo você abrir mão de muita coisa, logo, que mal teria você optar por um detergente menos cheiroso ou uma embalagem menos bonitinha?

Além de escolher entre as marcas disponíveis, tente optar por produtos e serviços substitutos mais baratos que os originais, na medida do possível, como aproveitar mais a Netflix em vez de ir sempre ao cinema, utilizar Uber ou Livre em vez de táxi e etc.

Opte, ainda, por fazer compras em brechós, que oferecem peças de qualidade, dentre diversas marcas e com um preço muito reduzido. Além de comprar, você pode também vender ou trocar suas roupas no brechó.

Se você gosta de ler, por exemplo, pode comprar livros em sebos, que são livrarias diversificadas e que vendem livros usados a preços mais baixos e permitem que você troque os seus livros lá também!

E se você está preferindo algo mais digital, confira o post do blog onde indico um site excelente para baixar livros gratuitamente ou ler online e, ainda, como transformar seu celular em um Kindle! Clique aqui.

Uma dica válida e que já dei em outros posts é se atentar a gastos que podem ser reduzidos ou eliminados, como Spotify e planos de telefonia e celular.

O Spotify (e similares) é uma assinatura perfeitamente substituível, caso você precise muito economizar, e é sempre bom revisar os planos contratos de telefonia fixa e celular, pois as operadoras estão sempre oferecendo planos novos a preços mais baixos.


5º Crie um "dia zero gastos"


Vendedor e cliente passando o cartão de crédito em uma loja

Que tal definir um dia da semana para se comprometer a não gastar nem R$1 de sua carteira ou cartão de crédito?

Mesmo que as despesas fixas como aluguel, energia e internet, por exemplo, continuem incorrendo, pode ser bastante interessante se forçar a ter essa disciplina, que poderá se estender a mais de um dia na semana.


6º Crie metas


Mulher contando notas de dinheiro

Ao ter em mente o porquê de estar economizando, você pode criar metas financeiras relacionadas ao seu consumo, como ficar um mês sem comprar roupas, economizar X reais por mês ou gastar menos no supermercado, por exemplo.

Pode ser interessante, ainda, dar nome às suas metas, como: economizar X reais para viajar ou para comprar uma geladeira nova.

+ Para saber como poupar todos os meses mesmo ganhando pouco, clique aqui.

Mas, lembre-se de que poupar é importante e que se todo o dinheiro poupado tiver a finalidade de ser gasto futuramente você nunca enriquecerá, pois não será capaz de acumular patrimônio. 

Então tente combinar as duas coisas: economizar para poupar e, ao mesmo tempo, planejar suas compras para comprar à vista, não se endividar e obter descontos!



+  GOSTOU DAS DICAS? SALVE O INFOGRÁFICO!

Infográfico 6 Passos Simples para Economizar no Dia a Dia Sem Fazer Cortes Drásticos no Seu Orçamento



Como economizar no dia a dia sem sofrer


Mudar hábitos financeiros que já temos há anos pode não ser fácil, mas torna-se menos difícil quando você programa a sua mente para a mudança e sabe exatamente o porquê de estar fazendo isso.

Para economizar no dia a dia sem sofrer é necessário ter equilíbrio entre as mudanças no seu padrão de vida e as coisas que lhe fazem bem, pois de nada adiantará fazer economias drásticas e se privar totalmente de momentos com a família e amigos, lazer e pequenos confortos que lhe fazem bem.

Portanto, esteja sempre equilibrando as economias necessárias com a sua felicidade.

Uma dica é utilizar gastos "desnecessários" ou momentos de lazer como recompensa por suas metas atingidas (sejam elas financeiras ou não), dias produtivos, projetos concluídos e pequenas vitórias do dia a dia, por exemplo.

Não se preocupe com a quantidade de dinheiro economizada mas sim com a qualidade do seu hábito de economizar e o quanto essa mudança de hábito repercutiu positivamente em sua vida.

No mais, sugiro a percepção de que ter uma vida simples é mais fácil do que ter uma necessidade imensa de conforto e luxo que não condizem com a sua realidade atual e que não se deve nunca antecipar sonhos.

Viva uma vida rica depois de conquistá-la, não antes!

E não se sinta mal por ainda não ter conquistado seus objetivos financeiros, ao contrário: reconheça que cada atitude sua tem te levado para mais perto deles.

Agora, conte com a gente para ser uma pessoa mais financeiramente organizada e nos conte nos comentários o que achou das dicas!

+ Quer uma forcinha para economizar? Controle os seus gastos com o planner financeiro do blog! Clique aqui e conheça!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest
/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens de Divulgação para Pinterest 6 Passos Simples para Economizar Dinheiro no Dia a Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.