O Milagre da Manhã Realmente Funciona? Minha Experiência Pessoal e Dicas

19 agosto 2020

No artigo de hoje vou compartilhar brevemente a minha experiência pessoal e responder se o milagre da manhã realmente funciona.

O Milagre da Manhã Realmente Funciona? Minha Experiência Pessoal

O Milagre da Manhã, título de um popular livro de autoajuda/desenvolvimento pessoal e que também é o nome da rotina matinal trazida no livro, promete grandes transformações na sua vida em apenas 30 dias.

A principal missão do livro é ajudar você a "elevar a sua vida ao nível 10", ou seja, atingir o máximo sucesso em todas as áreas da sua vida (pessoal, profissional, financeira, espiritual...).

Aqui no blog já tem um artigo sobre o O Milagre da Manhã, falando mais sobre o livro e as "etapas" do ritual matinal. Você pode conferir clicando aqui.

Entretanto, o autor propõe um Desafio de O milagre da manhã para mudança de vida em 30 dias, incentivando que você se comprometa a cumprir a rotina matinal proposta por pelo menos 30 dias e observar os resultados.

Naturalmente, muitas pessoas leem e não colocam nada em prática (como aquelas receitas do YouTube, Pinterest e Instagram, que sempre salvamos mas nunca fazemos).

Sendo assim, eu gostaria de compartilhar a minha experiência como uma forma de incentivar você a praticar ou não o Milagre da Manhã, se é que ele realmente funciona e vale a pena.


O Milagre da Manhã Realmente Funciona? Minha Experiência Pessoal


O que é o milagre da manhã?

Como dito acima, esse é o título do livro da autoria de Hal Elrod, publicado em 2012 e que se tornou muito popular pelo seu cunho prático e caráter instigante.

O "ritual" matinal, principal proposta prática do livro, leva o seu título e é composta por "6 salvadores de vida". São eles:

  1. Silêncio;
  2. Afirmação;
  3. Visualização;
  4. Exercícios;
  5. Leitura; e
  6. Escrita.

A proposta do desafio é praticar essas 6 ações logo pela manhã, totalizando 1 hora por dia ou, se você não tiver tempo na rotina, você pode pode designar 1 minuto para cada ação e praticar o seu milagre da manhã por apenas 6 minutos.

Um "slogan" do livro é de transformar a sua vida antes das 8 da manhã e o Elrod compartilha que ele se levanta às 5h da manhã.

Entretanto, o autor também salienta que o importante é praticar os "6 salvadores de vida" e que, portanto, você não precisa acordar às 5h da manhã se não quiser ou não puder.

Logo, não poder acordar às 5h ou não ter tempo não é desculpa e o autor já contrapõe essa objeção no livro.

Minha experiência pessoal

Eu fui presenteada com esse livro e, na verdade, acabei recebendo algo muito mais valioso do que palavras escritas num papel.

As lições desse livro eram tudo o que eu precisa no momento: encorajamento, autoresponsabilização, sair da zona de conforto e "fazer acontecer".

Principalmente por estar com a mente aberta e focada em compreender a essência do livro (em vez de arrumar desculpas para dizer que era tudo uma falácia), dei bastante credibilidade ao livro e cumpri o desafio proposto.

Entretanto, é claro que não foi fácil.

Dormir é uma das coisas que mais gosto de fazer e não foi fácil abrir mão de uma hora de sono para praticar o milagre da manhã, mas rapidamente se tornou um hábito.

Eu incluí 1h de O milagre da manhã na minha rotina e, nos dias mais corridos, eu praticava apenas por 6 minutos, como sugere o livro.


O Milagre da Manhã Realmente Funciona?


A resposta é sim, o milagre da manhã realmente funciona.

Ao menos, funcionou para mim e os resultados foram incríveis.

Devido ao cansaço e desorganização que eu estava vivendo (tanto na vida quanto na rotina), eu estava acordando muito tarde, deixando minha vida virar uma bola de neve de problemas e comprometendo minhas notas na faculdade.

A partir do Milagre da Manhã, eu pude me organizar mais, voltar a ler, aprender mais a gerir minhas emoções e quase que automaticamente tudo começou a se encaixar na minha vida.

Essa foi a minha experiência e funcionou para mim, mas não é atoa que o livro se popularizou. A verdade é que ele funcionou para várias pessoas.

Não obstante, os hábitos que o autor recomenda que você inclua na sua rotina (antes de o seu dia realmente começar) são hábitos que também fazem parte de pessoas bem sucedidas e realizadas.

Jim Carrey e Oprah são personalidades que Hal Elrod cita para reforçar isso. 

Eu li o livro pela primeira vez no final de 2018 justamente porque estava decidida a fazer com que 2019 fosse incrível.

E O Milagre da Manhã foi o grande responsável por eu ter de fato conseguido atingir esse objetivo.

No início de 2019 eu reativei e repaginei o blog (que conta agora com +50 mil visualizações mensais e feedbacks positivos de leitores), melhorei minhas notas na graduação, saí da zona de conforto e assumi novos desafios/responsabilidades que me proporcionaram aprendizados incríveis, além de ter me tornado uma pessoa mais organizada e determinada.

Talvez em algum momento da minha vida eu teria dado esse "salto" de desenvolvimento/aprimoramento pessoal, mas fato é que O Milagre da Manhã acelerou exponencialmente esse processo.


Dicas para o seu Milagre da Manhã


Eu sei que existe muito preconceito e contradições em torno do tema de desenvolvimento pessoal e o gênero de autoajuda.

Sei disso principalmente porque já fui uma dessas pessoas que achava ridículo ler livros dessa temática.

Entretanto, algo que aprendi é o que sempre digo quando abordo o tema aqui no blog: compreenda a essência. Não só do desenvolvimento pessoal, mas de tudo.

Não é necessário ser uma pessoa influenciável, que dá atenção e confia em tudo que as pessoas dizem a você, entretanto, é legal também não ser a pessoa que dispensa o que ouve antes de tentar compreender melhor.

Na verdade, na maioria das vezes o ideal é testar se funciona para você, principalmente quando é algo que pose lhe trazer benefícios.

Afinal, se é tão bom e você puder ser contemplada com esses benefícios, que ótimo!

Um exemplo simples é a utilização de uma agenda.

Nunca funcionou para mim e sempre me sentia péssima deixando tantas páginas em branco na agenda, mas muito se falava nos benefícios ter um planejamento.

Eu fui em busca de algo que pudesse funcionar: comecei me planejando no Google Keep e, percebendo que dava certo mas que eu gostaria de algo no papel para não me distrair no celular, testei um planner e o resultado foi ótimo. É o que uso até hoje.

O mesmo vale para O Milagre da Manhã: testar e ver o que funciona para você.

Antes de descobrir O Milagre da Manhã, uma coisa que tinha começado a fazer era acordar 30 minutos antes para fazer a minha leitura religiosa antes de começar o dia e isso estava sendo muito bom e produtivo para mim.

Uma dica é começar (ou mesmo manter) algo assim, que faça bem para você, para a sua rotina e para a sua evolução pessoal.

Talvez você não veja tantos benefícios nas afirmações e visualizações, por exemplo, mas ache a meditação algo maravilhoso, então pode perfeitamente eliminá-los do seu ritual matinal.

Isso também vale para pessoas com uma rotina mais apertada: escolha uma ou duas ações dos "6 salvadores de vida" e inclua na sua rotina.

De toda forma, as lições desse livro e o hábito de dedicar parte do seu dia apenas a você mesma é algo que de fato deve ser implantado por qualquer pessoa.

No artigo sobre como criar a sua rotina matinal para o sucesso eu dei algumas dicas de como incluir hábitos saudáveis/produtivos na sua rotina.

Download do livro: Caso você tenha interesse em baixar o PDF do livro, acesse o artigo  do blog sobre O Milagre da Manhã clicando aqui e pegue o link ao final do artigo.



Considerações Finais 


O Milagre da Manhã é um conjunto de ações matinais proposto no livro de mesmo nome, escrito por Hal Elrod.

Apesar de ter se popularizado há algum tempo, algumas pessoas ainda não conhecem o livro e a sua proposta ou não deram credibilidade à ele.

Visto que O Milagre da Manhã tem trazido muitos benefícios à outras pessoas e eu mesma tive e continuo tendo uma ótima experiência com ele, decidi compartilhar a minha resposta para o questionamento se O Milagre da Manhã realmente funciona.

Como compartilhei no artigo, não só o "ritual matinal" funciona muito como as lições trazidas no livro foram muito valiosas.

Eu pratico o Milagre da Manhã desde quando o conheci, em 2019. E você? Já conhecia ou já pratica O Milagre da Manhã?

Me conta nos comentários!



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest O Milagre da Manhã Realmente Funciona Minha Experiência Pessoal e Dicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves