Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: Por Que Ler é Importante? Saiba os Benefícios da Leitura para o Cérebro, Saúde Mental e Outros

12 de agosto de 2020

Por Que Ler é Importante? Saiba os Benefícios da Leitura para o Cérebro, Saúde Mental e Outros

A leitura proporciona inúmeros benefícios para o seu cérebro, saúde mental e até para o exercício da cidadania. Conheça os benefícios da leitura, que vão desde de aumento da concentração, criatividade, ampliação do vocabulário, conhecimento de mundo e muito mais!

Flatlay fundo branco livro Paulo Coelho, uma xícara de chá e um tablet

É muito comum ver pessoas incentivando umas às outras para começarem a ler, dizendo o quanto a leitura é um bom hábito e eu mesma recomendo muitos livros aqui no blog.

Mas por que a leitura é tão importante assim?

O artigo de hoje busca compartilhar quais são os benefícios da leitura, de forma que você se interesse ainda mais em adotar esse hábito.

Além disso, apresento algumas dicas para que você que não gosta de ler ainda consiga usufruir dos benefícios trazidos pela leitura.


Por Que Ler é Importante? Saiba os Benefícios de Uma Boa Leitura


Uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Pró-Livro e IBOPE em 2015 (última edição divulgada no site da instituição) com pessoas a partir de 5 anos, alfabetizadas ou não, entre 23 de novembro a 14 de dezembro de 2015.

O resultado da pesquisa revelou que apenas 56% dos respondentes leram (inteiro ou em partes), pelo menos um livro nos últimos 3 meses.

Apesar de que isso significa mais da metade da população, ainda é preocupante a parcela de 44% que não têm o hábito de ler, principalmente porque boa parte das pessoas que fazem parte desse número alegam que não gostam de ler.

A má notícia é que essa parcela de não leitores estão perdendo os benefícios que a leitura pode proporcionar, que são inúmeros e vão desde uma sensação a um benefício cognitivo.

No Brasil, temos poucas pesquisas práticas sobre essa temática, entretanto, alguns sites divulgaram pesquisas internacionais com resultados muito interessantes.

A Revista Galileu selecionou 8 fatos científicos que provam os benefícios da leitura e vão desde a redução do estresse ao aumento da criatividade (2017).

blog da Estante virtual também divulgou resultados de um trabalho científico que mapeou os benefícios da leitura para o cérebro. Os benefícios são principalmente melhorias nas atividades que exigem concentração e compreensão.

Uma pesquisa divulgada pelo El País evidenciou que a leitura do gênero ficção aumenta a empatia e compreensão do outro, podendo até contribuir para reduzir o preconceito.

Esses resultados são bastante interessantes e, para quem já é leitor, isso não é novidade. Veja outros benefícios da leitura:

Benefícios para o seu cérebro

Assim como citado acima, foi constatado que a leitura pode estimular diferentes do cérebro, o que contribui para uma melhoria das suas atividades mentais.

Além disso, alguns benefícios extrínsecos podem ser observados, principalmente quanto à criatividade:

"Ler é reformular esses significados tantas vezes quantas forem necessárias a partir do encontro entre novas idéias e opiniões, daí decorre a conclusão de que é nos textos e pelos textos que podemos adquirir a competência de operar criativamente (...)".

São várias as qualidades despertadas pelo hábito da leitura nas crianças, como por exemplo, a criatividade à medida que lhe proporciona oportunidades de conhecer alternativas para questões reais e cotidianas. A visão de mundo, o conhecimento de culturas, situações, pessoas e idéias diferentes, tais conceitos nos auxiliariam, por exemplo, no combate ao preconceito, abrindo assim a mente para o diferente.

Além da criatividade, a leitura tem um poder imensurável de aumentar o seu vocabulário por meio de novas palavras e expressões que podem ser utilizadas em diversos contextos.

"O vocabulário de uma pessoa que tem o hábito de ler é amplo, pois a aptidão para ler com proficiência é o mais significativo indicador de bom desempenho linguístico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento, sabendo hierarquizá-las, estabelecendo as devidas correlações entre elas e discernindo as que se implicam das que se excluem, utilizando-as apropriadamente como recursos argumentativos para sustentar suas idéias".

Nessa perspectiva, pode-se perceber a leitura como uma ferramenta de expansão de algumas capacidades importantes, como raciocínio, concentração, criatividade, aprendizado e memorização de novas palavras e significados.

"(...) Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas idéias, experiências".

Trechos do trabalho acadêmico de Danielle Santos de Brito, intitulado A Importância da Leitura na Formação Social do Indivíduo e publicado na Revista Revela, ano IV - nº VIII-Jun/2010.

Essas habilidades acabam ficando evidentes na desenvoltura da comunicação, escrita ou falada.

É bastante comum que pessoas que leem mais saibam escrever melhor, tanto no aspecto de ortografia e vocabulário quanto no aspecto da clareza para expor suas ideias.


Benefícios para a sua saúde mental

Há quem diga que não tem paciência para ler.

Entretanto, como citado na introdução, uma pesquisa revelou que a leitura pode contribuir para reduzir o estresse.

Além desse benefício, a leitura pode ajudar a sua saúde mental de várias outras formas.

Existem livros dos mais diversos tipos e gêneros, portanto, é possível agradar a todos os gostos e encontrar livros dos mais formais aos mais divertidos.

E com isso eu quero dizer que é perfeitamente possível utilizar a leitura como uma forma de lazer (distração).

"A leitura por si só nos traz um universo todo especial, e é por este tato que tentamos reconhecer o  mundo que nos cerca e a nossa própria essência dentro de um simples texto (...). Para muitos a leitura é  sinal de felicidade".

Trecho do trabalho acadêmico de Danielle Santos de Brito, intitulado A Importância da Leitura na Formação Social do Indivíduo e publicado na Revista Revela, ano IV - nº VIII-Jun/2010.

(...) para que seja dada à leitura o seu valor e a sua importância como instrumento no acesso ao conhecimento, ao entretenimento e ao prazer (...). 

Trecho do trabalho acadêmico de Margarida Soares, intitulado A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo e publicado na Ozarfaxinars, nº 16.

Um estudo acadêmico de revisão bibliográfica elaborado Glauce Barros Santos Sousa Araujo, intitulado A Leitura e Seus Benefícios nos Momentos de Isolamento Social, publicado na Revista da FAESF, vol. 4, número especial COVID-19, junho (2020), evidenciou em seu trabalho os benefícios da leitura principalmente para a saúde mental:

(...) a leitura  deve  fazer  parte  do  cotidiano  de  cada  pessoa,  pois  contribui para  o  bem  estar  físico  e  mental  dos sujeitos, propiciando melhor  qualidade  de  vida  a  todos, pois as mais diversas leituras favorece a motivação, a alegria, o controle, a criatividade, como também  permite  que  as  pessoas  possam  adquirir  novos  conhecimentos  e descobertas, superando os  problemas  e  as  dificuldades  presentes, melhorando  assim  sua saúde  mental  e física, vencendo suas inquietações nesse tempo de pandemia.

Tudo isso sem falar na satisfação e no bem-estar proporcionado pelo conhecimento adquirido e como esse conhecimento se transforma em memória cristalizada, que é a que temos como resultado da experiência.

Para quem já está habituado à leitura, realmente isso não é novidade.

Desde que voltei a ler com frequência, em 2019, eu descobri uma infinidade de possibilidades e adquiri tanto conhecimento por meio da leitura que se tornou impossível para mim abrir mão de ter um momento para os livros na minha rotina.

É muito comum ler trechos reconfortantes nos livros ou mesmo histórias de superação e amadurecimento que nos faz evoluir em poucos dias o que levaríamos meses.

Especialmente para a saúde mental, os livros de autoajuda (por mais que existam certos preconceitos) podem potencializar ainda mais os benefícios da leitura, já que têm um objetivo de claro de ajudar você, seja no seu autoconhecimento, controle emocional, ansiedade ou outro objetivo.


Outros benefícios da leitura

Ler tem benefícios ainda mais imperceptíveis do que os citados acima.

A partir da leitura, cria-se uma relação entre o novo e o que você já conhece, expandido as suas vivências e conhecimentos.

Enquanto indivíduo/cidadão, a leitura tem ainda um papel de suma importância:

"Os benefícios que a leitura promove em sua sociedade são inúmeros, o resgate da cidadania,  desenvolvimento de um olhar crítico e competências, a integração social, a ampliação de seus  horizontes e de seu vocabulário além de profissionais capacitados e competentes".
Trecho do trabalho acadêmico de Margarida Soares, intitulado A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo e publicado na Ozarfaxinars, nº 16.

De fato, a leitura permite o acesso a conhecimentos, lugares e culturas que não poderíamos conhecer pessoalmente, especialmente durante esse período de isolamento social.

Da mesma forma, o trabalho de Margarida Soares destaca que:

"para exercer uma cidadania ativa, é indispensável o domínio da leitura, uma vez que ele é determinante  no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão e no enriquecimento cultural". 

Dado esse acesso facilitado a diferentes histórias (reais ou fictícias), culturas e conhecimentos, a leitura permite que você abra a sua mente para diferentes conceitos e realidades.

A mudança de mindset (mentalidade) pode ocorrer principalmente por meio da leitura, pois é a partir dela que você pode ter acesso quase que irrestrito a lições valiosas sobre todas as áreas da sua vida.

Além disso, por meio da leitura pode-se também expandir os seus conhecimentos profissionalmente, dada a vasta interdisciplinaridade dos livros, possibilitando aprendizados sobre comunicação, liderença, gestão das emoções e outras capacidades que completam os conhecimentos técnicos de um profissional (as chamadas soft skills).

"Sendo a leitura um instrumento de apropriação do conhecimento, ferramenta que permite aprender a aprender (...)". — Margarida Soares


Como adquirir o hábito da leitura?


Assim como em qualquer outra atividade, o ideal é escolher aquilo que te agrada.

Se você gosta de esportes, por exemplo, é provável que apenas determinados esportes te agradem. Assim como programas de televisão, séries, filmes, músicas e etc.

Cada pessoa tem um gosto diferente para cada uma dessas coisas.

Na escola, é comum que sejamos obrigados a ler clássicos como Machado de Assis, por exemplo.

Para a maioria dos alunos do ensino fundamental, essa é uma leitura complexa e nem um pouco interessante. Entretanto, tenho uma amiga que adorava ler Machado de Assis desde a escola.

O preocupante, entretanto, é que a maioria das pessoas pensam que todos os livros são chatos ou entediantes. Mas a verdade é que tem livros para todos os gostos.

Assim, o segredo para começar a apreciar a leitura é começar com algo que você goste, por exemplo: livros que inspiraram séries ou filmes que você goste; livros favoritos de pessoas que você conhece e que têm gostos parecidos com os seus.

Outra estratégia pode ser começar com leituras mais simples, como histórias em quadrinhos ou contos infantis, pois serão curtos, ilustrados e com uma linguagem de fácil entendimento.

Adicionalmente, vários autores novos estão publicando livros num formato bastante diferentes, com menos textos, mais ilustrações e poesias. É o formato perfeito para quem não tem paciência para ler.

Alguns exemplos desse tipo de livro: Pó de Lua (Clarice Freire), Eu me Chamo Antônio (Pedro Gabriel), Rotina e Rabisco (Bruna Vettori), Meu Universo Particular e Um Sorriso ou Dois (Fred Elboni).

Rotina e Rabisco

Meu Universo Particular

Um Sorriso ou Dois

Outra alternativa que vem se popularizando são os audiolivros.

Como o próprio nome sugere, audiolivro é o áudio (narração em voz alta) do livro e é possível encontrar audiolivros gratuitamente para muitos livros populares, no YouTube e em outras plataforma na internet.

Alguns aplicativos de leitura também oferecem a função de "leitura em voz alta" em seus planos pagos.

Identificando um gênero ou tipo de livro com que você se identifique, você pode começar a criar metas de leitura diárias, mensais ou anuais (que sejam atingíveis para você).

Por exemplo: ler 10 páginas (ou ouvir 10 minutos de um audiobook) por dia, ler 1 livro em 2 meses, ler 5 livros no ano e etc.

A partir disso, você pode começar a incluir os livros na sua rotina e, quem sabe, depois expandir os assuntos da sua leitura, visto que existem inúmeros conhecimentos importantes e interessantíssimos nos livros.


+ Gostou das dicas? Salve-as no Pinterest! 

Infográfico sobre como adquirir o hábito da leitura




Considerações Finais

Você já ouviu dizer o quanto a leitura pode ser benéfica para você?

Os livros são ferramentas poderosas de aquisição de conhecimento e acesso a diferentes informações, pessoas, histórias, culturas...

É possível aprender praticamente qualquer coisa por meio dos livros e, não obstante, esse acesso ao conhecimento, além de amplo, também é barato.

Os livros normalmente custam menos que muitos cursos e você ainda consegue ler gratuitamente baixando livros pela internet.

"Assim, a leitura, literária ou não, motiva para outras leituras, forma uma estrutura cognitiva e flexível, muda maneiras de pensar, dá prazer, desenvolve as capacidades de comunicação e conduz à resolução de problemas".
A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo, Margarida Soares, Ozarfaxinars, nº 16, 


Motivos para ler não faltam! Ainda assim, é interessante saber outros benefícios da leitura, para o seu cérebro, saúde mental e de um modo geral.

Os principais benefícios da leitura são:

  • ativação de várias partes do cérebro;
  • entretenimento e lazer;
  • satisfação e bem-estar;
  • ampliação do vocabulário;
  • acesso a todo tipo de conhecimento;
  • aumento da criatividade;
  • melhoria na comunicação e escrita;
  • exercício da cidadania.

Muitos benefícios, né?

Voltar a ler ativamente e, principalmente, mudar o gênero que costumava ler (best-sellers de romance haha) para livros sobre finanças, autoajuda, liderança e semelhantes foi algo que mudou a minha vida de uma forma geral.

Esse tipo de leitura me fez mudar absurdamente a minha mentalidade, principalmente no tocante a crenças limitantes, e também aprender sobre diversos assuntos que eu julgava serem acessíveis apenas "para os ricos" ou adquirindo cursos.

Atualmente, a leitura faz parte da minha rotina e não abro mão.

Me conta nos comentários se você já costumar ler livros ou se pretende adquirir esse hábito!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens de Divulgação para Pinterest Por Que Ler é Importante? Saiba os Benefícios da Leitura para o Cérebro, Saúde Mental e Outros

Check-list Benefícios da Leitura para o Cérebro, Saúde Mental e Outros

2 comentários:

  1. A leitura é incrível e abre portas para um mundo imaginário incrível... Seu post ficou realmente sensacional, você é muito boa no que escreve e faz! Te admiro muito, minha querida! ♥ Fico encantada em como você organiza bem as suas ideias, as imagens... é de dar inveja (hahahaha)!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com o que falou sobre a leitura! É realmente incrível!

      E muito obrigada pelo seu comentário tão carinhoso. Isso me motiva DEMAIS! E sou bem fanática com a estética, fico feliz em saber que os posts estão botinhos hahaha

      Também te admiro muito, Rafa! Muito sucesso para nós <3

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.