Melhores Aplicativos Gratuitos de Organização e Produtividade para o Dia a Dia [2020]

03 outubro 2020

 Os aplicativos podem te ajudar a ser mais organizada no dia a dia e ainda aumentar a produtividade por meio da organização e otimização de tarefas, lembretes e outras funcionalidade.

Conheça nesse artigo os melhores aplicativos gratuitos de organização e produtividade para o dia a dia, segundo as avaliações dos usuários.

Flatlay celular iphone

Para ser uma pessoa mais organizada e produtiva, é fundamental ter ferramentas que te auxiliem no dia a dia.

Visto que estamos com o celular na mão durante boa parte do dia, conhecer aplicativos de organização e produtividade disponíveis pode ser de grande utilidade.

Eu, particularmente, uso poucos aplicativos de organização porque gosto de centralizar as informações no menor número de ferramentas possíveis.

Por isso, no artigo de hoje eu vou compartilhar os melhores aplicativos de organização e produtividade gratuitos, segundo as avaliações dos usuários e seguindo a lista da App Store, que elencou os aplicativos dessa categoria.

Continue no artigo para conhecê-los.


Melhores Aplicativos Gratuitos  de Organização e Produtividade para o Dia a Dia [2020]


Existem diversos aplicativos na categoria de organização e produtividade, com a possibilidade de agradar aos mais diversos gostos.

Sendo assim, seria bastante difícil falar de todos ou da maioria e, por isso, o artigo vai seguir a lista de top apps gratuitos de produtividade da App Store, mas considerando os aplicativos que estejam disponíveis para iOS e Android.

A avaliação (em estrelas) à frente do nome do aplicativo corresponde à média das avaliações do app na App Store e Google Play.



Todoist: To-do list, tarefas & lembretes ★ 4,7


Um app do tipo freemium (gratuito mas com recursos adicionais apenas na versão paga), o Todoist é muito bem avaliado pelos seus usuários e tem como função principal o gerenciamento de listas de tarefas.

Outras funções também são oferecidas, como controle de hábitos, lembretes, criar listas compartilhadas e sincronizar com outras ferramentas. como Gmail e Google Calendar.


Calendars: Agenda e Tarefas ★ 4,7


Apesar de ter uma função bem simples, que é a de gerenciar os compromissos da sua agenda, o app Calendars pode ajudar muito a organização da sua rotina.

Ele permite o gerenciamento de eventos da agenda (on-line e off-line), que podem ser movidos facilmente por arrastar e soltar, teclados especiais para adicionar lembretes mais rápido e também permite a sincronização com o Google Calendar e iOS Calendar.

app não é tão limitado assim na versão gratuita, segundo os usuários, mas também inclui recursos adicionais mediante a assinatura premium.

Uma observação é que esse aplicativo está disponível apenas para iOS, mas o app Calendário - Agenda, Lembretes, Tarefas & Feriados no Android faz a mesma função e também é muito bem avaliado.



Microsoft To Do ★ 4,7


O To Do é um aplicativo prático e objetivo que pode ajudar você a se organizar melhor nas suas tarefas do dia a dia.

Ele permite  o planejamento diário de tarefas, adição de lembretes, compartilhamento de listas, separar as tarefas em etapas e anexar arquivos.

Segundo a desenvolvedora, o aplicativo é gratuito.


Focus To-Do: Pomodoro Timer & Lista de Tarefas ★ 4,7


Você provavelmente já ouviu falar da Técnica Pomodoro, que consiste em definir ciclos de foco e descanso dentro de um período de tempo.

Esse aplicativo tem justamente o propósito de ajudar você a gerenciar esses ciclos, visto que a principal finalidade de utilizar a técnica Pomodoro é aumentar o foco e concentração.

O interessante do Focus To-Do é que ele inclui ainda outras funções de organização, como adicionar e organizar suas tarefas em listas, definir lembretes, prioridades, adicionar notas, verificar o tempo gasto em cada tarefa e outras funcionalidades.

O aplicativo é gratuito mas também limita algumas funções apenas aos assinantes premium, contudo, com base nas avaliações, as funções principais são liberadas gratuitamente.


Forest ★ 4,7, Focus Plant ★ 4,6 e Plantie  ★ 4,9


Esses três aplicativos tem a finalidade que você provavelmente já ouviu falar: ficar longe do celular enquanto ganha insumos para construir uma floresta digital.

Nesses aplicativos, você começa plantando uma árvore digital e se compromete a não mexer no celular durante um certo período para fazê-la crescer.

Esses apps pode ajudar muito as pessoas que ficam sempre procrastinando, mexendo no celular enquanto deveriam estar fazendo outra coisa.

Especialmente durante a pandemia, em que precisamos estudar em casa em meio à inúmeras distrações, esse aplicativo tem sido indispensável para mim.

Os motivos para ter 3 apps nesse subtítulo é que o o Forest, aplicativo mais popular dessa funcionalidade, é pago no iOS e gratuito no Android só que, como relatam os usuários, a grande maioria das funcionalidades estão restritas à versão paga.

Sendo assim, uma alternativa seria o Focus Plant, que tem menos restrições e está disponível tanto para iOS quanto para Android, ou o Plantie, que está disponível somente para Android e de forma 100% gratuita.


Google Drive ★4,6 e OneDrive ★ 4,6


Esses aplicativos são os serviços de armazenamento em nuvem mais populares do mercado, além de Dropbox, Mega e outros.

Apesar de não serem apps necessariamente de organização e produtividade, utilizar ferramentas de armazenamento em nuvem facilitam muito a vida, principalmente se você é estudante e/ou empreendedora e está sempre fazendo coisas no celular e no computador.

Com o armazenamento em nuvem, todos os seus arquivos estarão sempre sincronizados no celular e no computador, em qualquer dispositivo com acesso ao serviço.

No dia a dia, essa funcionalidade simples acaba sendo muito prática.

Assim você não precisará utilizar pen drives para levar o seu trabalho para imprimir ou para fazer backup dos arquivos do seu negócio, por exemplo.

A única desvantagem é o espaço de armazenamento gratuito, que é de apenas 5GB no OneDrive e 15GB no Google Drive.

Entretanto, você demorará um bom tempo para ocupar todo esse espaço caso não o utilize para armazenar muitas fotos e vídeos de alta resolução.
 

Trello ★ 4,6


O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos já bastante popularizada.

Ele permite criar e organizar cartões, definir prazos de entrega de tarefas, criar check-lists e, por meio destes, indicar o seu progresso naquela tarefa/ação, criar quadros compartilhados, dentre várias outras funcionalidades.

Para empreendedores, essa ferramenta é excelente para o gerenciamento dos projetos/vendas do negócio.

Eu mesma utilizo bastante o Trello para organizar tudo no blog, mas também percebo a utilidade dele na vida pessoal, principalmente para gerenciar atividades que podem ser feitas em etapas, como estudos, metas ou tarefas domésticas, por exemplo.

O Trello oferece planos para assinatura, mas grande parte das suas funções são disponibilizadas de maneira abrangente na versão gratuita.


Google Tarefas: organize suas tarefas e metas ★ 4,6


De maneira bastante simples, o Google Tarefas tem a finalidade de gerenciar compromissos, com a possibilidade de definir lembretes e desmembrar as tarefas em subtarefas, com sincronização em todos os dispositivos.

Uma vantagem desse aplicativo que agradou muito aos usuários é a possibilidade de sincronização com outros serviços Google.

O aplicativo permite ao usuário, por exemplo, criar tarefas diretamente a partir dos e-mails no Gmail e visualizar as tarefas no painel lateral do Gmail.

Segundo a desenvolvedora, o aplicativo é gratuito.


Microsoft OneNote ★ 4,5


De uma forma semelhante ao Evernote, o OneNote também permite o gerenciamento de anotações, imagens, listas de tarefas, compartilhamento de notas, sincronização em todos os dispositivos e também há a possibilidade de proteger as suas notas com senha.

Segundo a desenvolvedora, o aplicativo é gratuito.


Bring! Lista de Compras ★ 4,5


Ideal para quem compartilha a responsabilidade pelas compras casa, o Bring tem justamente o propósito de ajudar você a gerenciar a sua lista de compras e de uma maneira bastante intuitiva.

Além de criar a lista no app, você também pode compartilhá-la, personalizá-la e usufruir de algumas outras funcionalidades.

Segundo a desenvolvedora, o aplicativo é gratuito.


Evernote  ★ 4,4 


Esse aplicativo também bastante conhecido e o vejo sendo utilizado principalmente por estudantes.

O Evernote permite que o usuário inclua notas digitadas ou digitalize notas escritas à mão, listas de tarefas, fotos, imagens, páginas da web ou áudio, sincronização com outros dispositivos, compartilhamento de notas.

Entretanto, uma desvantagem do app é que, por oferecer um plano pago, a versão gratuita tem algumas limitações, como limite de dispositivos e espaço para upload.


Lista de Tarefas - Productive ★ 4,3


Com avaliações próximas a 5 estrelas, esse aplicativo de organização gratuito permite que você:

- Planeje seus hábitos com uma interface fácil de usar;
- Programe os hábitos para qualquer hora do dia;
- Defina lembretes inteligentes para cada hora do dia;
- Permaneça no caminho certo com comentários úteis.

Apesar de ser interessante e bastante personalizável, o Productive também é um clássico freemium, que oferece recursos limitados na versão gratuita (como o número de hábitos), com mais vantagens na assinatura premium.


Google Keep: notas e listas ★ 4,1


O Google Keep é um aplicativo prático e objetivo de organização, que permite o gerenciamento de notas, listas e lembretes.

Disponível tanto no aplicativo quanto na web, ele pode simplificar bastante a sua vida se você usa bastante os serviços do Google, visto que você pode acessá-lo até mesmo do seu Gmail.

Aqui no blog já tem um guia completo de como utilizar o Google Keep para se organizar. Confira clicando aqui.

Esse app é 100% gratuito e não possui assinaturas premium.


+ Gostou das dicas? Aproveite para salvar o infográfico!

Infográfico sobre Melhores Aplicativos Gratuitos  de Organização e Produtividade para o Dia a Dia [2020]



Existem ainda muitos outros aplicativos populares de organização, dentre eles:

  • Any.do: gerenciamento de tarefas;
  • Pocket: salvar links que você vê na web;
  • Unroll.me: descadastramento de e-mails que lotam sua caixa de entrada;
  • Aplicativos de controle financeiro pessoal: conheça os melhores clicando aqui.


Considerações Finais

Normalmente, utilizamos aplicativos para tudo: conversas, e-mails, fotos, leitura...

E não atoa: existe uma gama de aplicativos para tudo o que imaginar!

Por isso, aproveitar dessa grande disponibilidade de aplicativos para encontrar ferramentas que ajudem na organização e produtividade é bastante interessante.

Nesse sentido, o artigo de hoje trouxe alguns dos aplicativos de organização e produtividade gratuitos mais bem avaliados pelos usuários.

Os aplicativos dessa lista foram:

  • Todoist
  • Calendars
  • Microsoft To Do
  • Focus To-Do
  • Forest, Focus Plant e Plantie
  • Google Drive e OneDrive
  • Trello
  • Google Tarefas
  • Microsoft OneNote
  • Bring! Lista de Compras
  • Evernote
  • Productive
  • Google Keep

Com esses aplicativos, você pode se organizar na vida pessoal, estudos e até mesmo no seu negócio, se você é uma empreendedora.

Atualmente eu uso apenas o Notas (que já vem no celular) para monitorar minhas metas e senhas, o Google Keep para check-lists e o Trello para gerenciar o blog. No mais, eu gosto muito de utilizar planners para me organizar.

Agora eu quero saber de você: você utiliza aplicativos para se organizar? Se sim, quais os seus apps favoritos?



+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest Melhores Aplicativos Gratuitos  de Organização e Produtividade para o Dia a Dia [2020]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves