Planilha de Fluxo de Caixa Pessoal Simples e Grátis [2022]

04 janeiro 2021

 Precisando controlar o que entra e sai do seu bolso de uma forma simples e objetiva? O post de hoje traz para você uma planilha Excel de fluxo de caixa simples e 100% gratuita. Confira e aprenda como utilizá-la!



O primeiro passo para dominar as suas finanças é sempre controlar o seu dinheiro, ou seja, monitorar tudo o que entra e sai do seu bolso.

Para isso, o ideal é ter ferramentas que permitam a visualização dessas movimentações (entradas e saídas) para que você possa analisá-las no final do mês e entender cada vez melhor como você gasta o seu dinheiro, e como você poderia gastá-lo ainda melhor.

Você pode utilizar ferramentas como:

Todas esses "instrumentos" de controle financeiro pessoal já foram abordados e disponibilizados aqui no blog, com exceção de planilhas eletrônicas.

Assim, para completar essa lista e lhe fornecer mais uma maneira de cuidar do seu dinheiro, o artigo de hoje traz uma planilha de fluxo de caixa simples 100% gratuita e algumas dicas de com utilizá-la.


Planilha de Fluxo de Caixa Pessoal Simples e Grátis [2022]

Como o próprio nome sugere, essa planilha de Excel vai te ajudar a controlar o que entra e sai do seu bolso de uma forma simples e objetiva. O controle é mensal e você precisará basicamente preencher a data da movimentação, uma breve descrição e o valor.

Cálculos como saldo, total de entradas e total de saídas são calculados automaticamente, mas não mais do que isso poderá ser esperado da planilha.

Isso porque, tornar uma planilha mais completa e automatizada requer o uso de fórmulas e padrões de preenchimento e, quanto mais fórmulas e regras uma planilha tiver, mais ela estará sujeita a erros e podendo dificultar o manuseio para alguns usuários.

Assim, a nossa planilha é realmente muito básica e destinada a quem quer fazer o seu controle pessoal em uma planilha simples.

Caso você não saiba como utilizar o Excel, você pode aprender do básico ao avançado com um curso online e gratuito (com emissão de certificado também gratuito). Saiba mais nesse artigo.

Se você está buscando algo mais completo, recomendo o planner financeiro do blog

Uma planilha com gráfico, categorias e um pouco mais completa está no forno e espero lançá-la em breve, mas, por enquanto, deixo vocês com algo mais simples!


O que é uma planilha de fluxo de caixa?


De forma bem objetiva, uma planilha de fluxo de caixa é uma planilha de Excel para registrar as suas movimentações financeiras pessoais (ou do seu negócio, se aplicável) em um determinado período, que nesse caso é mensal.

Por movimentações financeiras, entende-se as entradas e saídas de recursos (dinheiro).

Normalmente, o fluxo de caixa trata apenas do dinheiro em espécie.

Mas se você vai utilizar a planilha para o seu controle pessoal, se desejar, pode registrar também as suas entradas e saídas em bancos, gastos de cartão de crédito e etc.


Qual a vantagem de fazer o seu fluxo de caixa pessoal em uma planilha?


As planilhas, por serem eletrônicas, acabam já otimizando o seu tempo e o seu controle financeiro.

Afinal, elas são replicáveis para todos os meses do ano (e para os próximos anos), além de que digitar em um modelo pronto será bem mais rápido do que escrever.

Não obstante, a planilha tem cálculos automatizados, como dos saldos e total de entradas e saídas, o que também agiliza o seu controle financeiro.

Você pode também salvá-la na nuvem e torná-la disponível off-line, o que permitirá que você registre as suas movimentações financeiras até mesmo pelo celular e sem internet.

Assim você não esquece de nenhuma movimentação e mantém a sua planilha sempre atualizada!


Como preencher a planilha fluxo de caixa?

Você literalmente só precisa preencher a data da movimentação (1ª coluna), uma breve descrição da entrada ou saída (2ª coluna) e o valor.

Para o valor, tenho uma observação importante:

Para que as fórmulas funcionem corretamente, todas as movimentações que representarem saída de recursos devem ser digitadas com sinal negativo (-) na frente do número.


Confira o exemplo abaixo:

Como preencher a Planilha de Fluxo de Caixa Pessoal Simples e Grátis [2021]

Não se esqueça desse detalhe! Caso o sinal (-) não seja inserido, o valor virá somando ao saldo, o que poderá distorcer o seu controle financeiro.

Além disso, você precisará preencher o Saldo Inicial do mês em que você começar a utilizar a planilha, mas apenas no primeiro mês que você utilizar.

Nos demais meses o saldo inicial será calculado automaticamente. O saldo anterior do mês atual será sempre o saldo final do mês anterior. 

A fórmula que calcula automaticamente o saldo anterior não foi bloqueada para que você possa começar a utilizar a planilha a qualquer tempo, e não apenas em janeiro. Tome cuidado para não afetar a fórmula nos meses seguintes!

Agora que já tem as informações necessárias, criar uma cópia da planilha para o seu Drive!




Observações importantes

* Suporte para Excel não incluso. *

A planilha foi revisada, testada e as células com fórmulas que não devem ser alteradas foram bloqueadas, visando justamente que vocês pudessem usufruir dos benefícios da planilha sem erros e sem desconfigurá-la.

Entretanto, não posso me disponibilizar por dar suporte aos usuários que não saibam utilizar o Excel ou que alterem as fórmulas da planilha, pois isso seria inviável.

Acontece mesmo de mexer em algo que altere a planilha, mas se isso ocorrer, recomendo que desfazer a sua alteração ou tente fazer o download e recuperar a versão original.

Como a planilha está bloqueada (para evitar a desconfiguração das fórmulas), caso você precise incluir ou excluir células (linhas), será necessário desbloquear a planilha. A senha é qmf.

Para desbloquear, clique com o botão direito do mouse na planilha, como na imagem abaixo:
Como desbloquear a Planilha de Fluxo de Caixa Pessoal Simples e Grátis [2021]

Mas se você encontrar algum erro na planilha, é minha obrigação corrigi-lo e, portanto, basta deixar o seu comentário!

Não se esqueça de que essa planilha é bem simples (não tem segredo!) e de que você pode aprender Excel com algumas pesquisas na internet ou fazendo um curso online e gratuito.



Considerações Finais

Como eu disse na introdução, aqui no blog já foram disponibilizadas várias ferramentas de controle financeiro pessoal, além do planner financeiro do blog (que já tem mais de 500 cópias vendidas, dado que é um planner bem completo, objetivo e com um ótimo custo-benefício).

Só estava faltando uma planilha eletrônica para completar o nosso arsenal!

Então, agora você pode fazer o download de uma planilha de fluxo de caixa simples (e gratuita) para começar 2021 com o pé direito e muita organização financeira!

Agora me conta nos comentários o que você achou da planilha e não se esqueça de relatar se encontrar algum erro!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves