Como Conquistar Todas as Suas Metas em 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida

07 dezembro 2019

Saiba como transformar suas metas em objetivos alcançados e transforme 2020 no melhor ano da sua vida!

mulher-sorrindo-sentada-em-seu-home-office

Bem vinda ao segundo post da série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida.

Nessa série de artigos, pretendo compartilhar todas as etapas e dicas que te ajudarão a se preparar para 2020 e transformá-lo em um ano incrível, assim como todos os próximos!

O primeiro artigo da série abordou como se organizar para 2020 e caso ainda não tenha lido o artigo anterior, sugiro que você o leia antes de prosseguir com este, pois os artigos estão sendo publicados em uma ordem lógica.

Assim, ao avançar para a próxima etapa, você precisará já ter concluído a primeira. Então clica aqui e leia o primeiro post da série!

A série será composta pelos seguintes posts:


Continuação - Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida

Qualquer que já tenha se frustrado ao menos uma vez por não ter conseguido atingir os seus objetivos sabe que o caminho até nossas conquistas não é retilíneo e, nunca, como planejamos.

No entanto, por mais que as coisas não saiam como o planejado, ter um planejamento e metas traçadas ainda é fundamental.

Você com certeza já ouviu por aí que para quem não sabe onde chegar, qualquer caminho serve.

Quando você sabe de forma clara e objetiva qual é o seu propósito e onde você quer chegar, você evita de se deixar levar por caminhos que não escolheu e de, em algum momento se dar conta de que está em uma situação que nunca quis estar.

Portanto, saiba exatamente onde você quer chegar e exatamente onde de você não quer estar de forma alguma.

Não negligencie isso, não negligencie o seu futuro e a sua capacidade de transformar a sua vida no que realmente quer.


Então devo planejar cada segundo da minha vida, certo?

E a resposta é j-a-m-a-i-s. Diversas coisas acontecem sem termos planejado, inclusive coisas boas

Logo, se você enche cada minuto da sua vida de tarefas e compromissos, como você encaixaria uma oportunidade única de fazer a viagem que sempre sonhou ou um emprego novo em horários diferentes do habitual, por exemplo?

É complexo saber o ponto ótimo do planejamento, mas é possível não planejar cada segundo da sua vida e, ao mesmo tempo, saber exatamente para onde está indo e esse post é um guia para isso!

Agora, vamos para o próximo desafio dessa série antes de falarmos sobre como conquistar todas as suas metas em 2020.


Livre-se das pendências


No artigo anterior eu indiquei à você que anotasse todas as pendências que se lembrasse e que surgissem durante aproximadamente 2 semanas.

O artigo foi há uma semana, portanto, continue anotando as pendências que surgirem, mas agora já começaremos a executá-las.

Sabe aquela sobrecarga mental de estar sempre se lembrando que tem coisas que precisa fazer? Às vezes são pendências que já guardamos (normalmente só na nossa cabeça) há mais de um ano. 

Normalmente isso dá a sensação de desorganização e de não estar progredindo em nada.

Portanto, não vamos levar pendências que sobrecarregam a nossa mente para 2020!

O intuito é começar o ano que vem com tarefas, metas e compromissos que remetem apenas a fazer o nosso ano ser incrível. Ficou tranquilo entender o por quê de tudo isso?


Como concluir pendências atrasadas?

Pegue as pendências que anotou e uma folha de papel (agora é importante que use papel mesmo!) e comece transferindo para a folha as tarefas que você pode concluir hoje e agora.


Por exemplo: arrumar seu home office pode ser bem rápido, limpar arquivos do celular, mandar mensagem para alguém, responder um e-mail.

Priorize, para hoje, todas as tarefas que puderem ser concluídas rapidamente, então você já começará concluindo o maior número possível de tarefas da sua lista de pendências.

Em seguida, distribua todas as tarefas ao longo dessa semana e da próximaOu seja, você deve concluir essas tarefas em, no máximo, duas semanas.

Vamos começar com certo censo de urgência para que tenha foco nisso e já se acostume com executar tarefas que tenham um propósito.


Ao distribuir, tente combinar prioridade e disponibilidadeCheque quais são os dias que você mais terá tempo de concluir as pendências (sua disponibilidade) e quais devem ter prioridade para serem concluídas.

Tente, ainda, delegar coisas que puderem ser feitas por outras pessoas, aplicativos ou sites.

Tente o máximo possível encaixar todas as demais tarefas na sua agenda e, se possível, tenha estratégia: por exemplo, agrupe todas as tarefas que podem ser feitas em casa e execute-as juntas, assim como as que precisarão ser resolvidas externamente.

Para as tarefas que surgirem nesse meio-tempo, você utiliza a mesma estratégia: posso concluí-agora? Ao menos hoje? Se não posso, quando vou concluí-la? E definitivamente marque na sua agenda ou coloque um lembre no celular.

E se surgir um tempo livre não planejado, já sabe: concluir pendências (e descansar um pouco como recompensa)!


DICA: sei bem que você provavelmente é uma pessoa extremamente ocupada durante a semana, então se não puder contar com a ajuda de alguém ou delegar tarefas, aproveite feriados finais de semana (hoje mesmo, por exemplo) para dar baixa no máximo de pendências que puder.


Então resumindo, eis o nosso cronograma, que você pode ter como suas primeiras metas:
  • Dia 01 a 15/12: definição de propósito e levantamento de pendências
  • Dia 07 a 20/12: definir metas e concluir as pendências levantadas
  • Dia 21 a 25/12: organizar a casa para 2020
  • Dia 26 a 31/12: aprender mais sobre organização & relaxar

Agora vamos, de fato, definir as suas próprias metas!


Como Conquistar Todas as Suas Metas em 2020?


O primeiro passo para conquistar todas as suas metas é de fato defini-las, de forma clara e específica. A partir dessas "grandes metas", o segredo para conquistá-las é transformar essas metas em pequenas ações cotidianas, preferencialmente diárias, e ter consistência nessas ações.

Veja como fazer isso na prática:

1º Defina as suas metas

Como dito na introdução, é necessário saber o que você quer, quais são os seus planos e objetivos.

Isso faz todo sentido, afinal, você já se imaginou atingindo uma meta sem nem saber qual é a meta? 

No artigo anterior, um dos desafios era definir o seu propósito. Com ele definido, você já está a um passo à frente para atingir suas metas em 2020!

Agora basta definir suas metas de forma alinhada ao seu propósito. 

Na prática, é como se o seu propósito fosse a sua grande meta só que, para atingi-la, você precisa desmembrar esse propósito em metas mais tangíveis e cotidianas.

Comece com metas amplas, por exemplo: viajar para x lugar, ser mais positiva, juntar dinheiro, ser mais organizada, etc., sempre lembrando que essas "metas maiores" devem refletir o seu propósito, digamos que, traduzindo de forma genérica  o quê, neste ano, você vai fazer para se aproximar do seu propósito de vida.

Essas metas serão, digamos, o seu propósito segregado em etapas, ano a ano. Ou seja, o mesmo processo se aplicará para os próximos anos.

Pode ser interessante estabelecer também qual o prazo para que você conquiste essas "grandes metas" e atinja o seu propósito de vida. Por exemplo: atingir a independência financeira daqui a 15 anos.


2º Agora defina metas específicas


Sabendo onde você quer chegar (propósito) e o que será necessário para que você atinja o seu propósito ("metas amplas"), defina agora metas menores e mais específicas.

Essas metas específicas funcionarão como etapas ou requisitos para que você atinga suas metas mais amplas e, por consequência, o seu propósito.

Essa parte é o "como" do seu propósito. De que forma você vai fazer o que for necessário para se aproximar do seu propósito?

Sempre estabeleça metas claras e específicas, de forma que você consiga associar o que ela realmente significa para você e que você consiga mentalizar como seria tê-las atingido

Por exemplo, se sua meta for emagrecer, o que seria ter atingido uma meta de "emagrecer" para você? Poderia ser emagrecer apenas 1kg ou mesmo 30kg.


Logo, você precisa esclarecer para si mesma o é necessário para atingir essa meta, ou estaria sempre frustrada pois nunca sentiria que concluiu sua meta de emagrecer, mesmo que tivesse perdido muitos quilos.

Desmembre suas metas o máximo que puder e veja o quão fácil parecerá atingir o que quer!

Além das metas específicas, defina pequenas ações que servirão de apoio para atingir suas metas. Siga o exemplo:


Como Suas Atingir Metas em 2020
Para fazer download desse modelo, clique aqui!


O ideal é trazer essas pequenas ações para o seu dia a dia. Dessa forma, inevitavelmente você vai atingir todas as suas metas, pois todos os dias estará fazendo algo para conquistá-las.

Também defina prazos para as suas metas específicas. Nesse artigo, a ideia é que as metas sejam anuais, entretanto, você pode definir prazos ainda mais específicos, como: ler 3 livros até julho, emagrecer 5 quilos até setembro, por exemplo.

Se quiser alguns exemplos de metas para se inspirar, pode ainda consular o Instagram que está bombando: @metasde2020.

Apesar de ser bastante descontraído, tem algumas metas "sérias":




3º Coloque as metas no papel e comece a agir!


Metas definidas, "amplas" e específicas, assim como as "pequenas ações de apoio"? Agora é hora de colocá-las definitivamente no papel (ou em um "notas" do seu celular).

Eu já fui dessas pessoas que acham a maior bobeira ter metas e mais bobeira ainda escrevê-las, mas não é que fez toda diferença tê-las escrito?

É bom ter aquelas palavras ali, para te lembrar do porquê de tudo o que você está fazendo todos os dias e, ainda, parece que tê-las guardado em algum lugar (seja no papel ou celular) faz com ganhem mais força, mais poder.

Depositar essas metas em algum lugar faz de você mais comprometida a atingir seus objetivos, pois saberá que depois terá de encarar o que você disse a si mesma que faria e, convenhamos, ninguém quer olhar para as suas metas e ver que nenhuma foi atingida.

Logo, anote sim todas as suas metas e faça dessa anotação a sua "cobradora" de tê-las cumprido.

Sistematize as suas anotações da forma que achar melhor: por prazo (ex.: metas de curto, médio e longo prazos) ou por área da sua vida (ex.: metas financeiras, metas pessoais, metas familiares), etc. 

Se preferir, simplesmente coloque todas sem nenhuma classificação.

O importante é tê-las em algum lugar, pois, para conquistar todas as suas metas em 2020 você precisa ter estabelecido com clareza quais são as suas metas e não correr o risco de esquecer delas!

DICA: no aplicativo "Notas" do iOS, por exemplo, há a possibilidade de proteger suas notas com senhaAssim, se você não quiser deixar suas metas expostas por aí (o que é perfeitamente compreensível, visto que é algo bastante pessoal), você pode deixá-las "secretas". 

O aplicativo tem, ainda, opções de checklist no texto, então para mim ele é o aplicativo ideal para anotar metas, pois permite colocá-las em forma de texto, checklists, tabelas e tudo.

Caso você utilize outro sistema operacional e queira proteger suas notas cm senha também, basta pesquisar por um app que tenha essa função.
O Guia COMPLETO Para Alta Produtividade + 4 Cursos Extras. A partir de R$ 21,99.

Além das metas que você pretende atingir, anote também tudo o que você conquistou ao longo do ano e que não estavam descritas nas suas metas. Isso é imprescindível para a sua motivação e satisfação.

Não obstante, anote sempre todos os momentos incríveis que você viveu sem ter planejado, como uma saída com as amigas que rendeu boas risadas e muita alegria, momentos em família, viagens e passeios inesperados.

Enfim, todas as coisas que, mesmo que simples, fizeram você se sentir muito grata e realizada com a vida que tem valem a pena receber destaque no seu planejamento anual.

Em resumo, o motivo de compilar tudo isso é que, independente de ter atingido várias ou nenhuma meta, ano final de 2020 você poderá olhar para essas anotações e ver um "resumo" do seu ano.

Você verá que o ano valeu a pena e que você fez muito mais do que parecia ter feito, que viveu muito mais momentos bons que ruins e que teve mais sucessos (ou ao menos aprendizados) do que fracassos.

O que vai importar no final não serão as metas que queria atingir em 2020, mas sim o que essa mudança fez por você e como, de uma forma ou de outra, você se aproximou do seu propósito.


4º Tenha consistência


O último passo para que você consiga conquistar todas as suas metas em 2020 é ter foco e consistência.

Acredito que seguir os dois passos anteriores já contribuem muito para que você não perca o foco quanto aos seus objetivos, entretanto, manter a consistência no caminho para as suas metas dependerá de você.

Isso porque, se você pretende emagrecer, por exemplo, nenhuma outra pessoa poderá se alimentar melhor ou fazer exercícios por você.

Se você quer comprar uma casa, ninguém poderá trabalhar, juntar o dinheiro, investir ou jogar na loteria por você.

Assim, você terá de se lembrar diariamente de quais são as suas metas e executar diariamente todas as ações necessárias para atingi-las.

A melhor maneira de manter a consistência é de fato interiorizar as suas metas e incluir as pequenas ações na sua rotina, por exemplo: comer verduras de segunda a sexta, beber 2L de água por dia, fazer exercícios de segunda à sexta.

Quando essas atividades fazem parte da sua rotina e se tornam um hábito, as chances de você desistir ou simplesmente se perder no caminho são muito menores, mesmo passando por momentos ruins.

É normal ficar desanimada às vezes, dar uma pausa ou não obter um resultado tão rápido quanto gostaríamos.

Entretanto, foque no progresso inicialmente e só se preocupe com os resultados quando você realmente sentir que a sua meta está presente na sua rotina de forma consistente.


+ Gostou das dicas? Salve o infográfico!

Infográficos para Pinterest Como Conquistar Todas as Suas Metas em 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida


Considerações Finais


Para conquistar todas as suas metas em 2020 e fazê-lo ser incrível, você deve começar o seu ano com leveza e clareza de pensamentos!

Comece o ano sem levar nenhuma pendência de 2019 e com todas as suas metas e estratégias traçadas para, ano a ano, se aproximar do seu propósito.

Nas próximas semanas, dedique à liberar a sua mente das atividades que tem lhe sobrecarregado e conclua todas dentro dos próximos 15 dias e já cheque para o Natal de cabeça erguida e com muita leveza! ;)

Depois disso, os próximos passos serão muito simples e você poderá aguardar o próximo post seguindo a tag  Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida. Nos vemos no próximo! 


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest
/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de Divulgação para Pinterest Como Conquistar Todas as Suas Metas em 2020 em 3 Passos Simples — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida

2 comentários:

  1. Estou amando essa série de postagens para um 2020 incrível. Estou lendo tudinho! Lá no meu blog eu falo sobre tudo, inclusive sobre produtividade, organização, desenvolvimento pessoal e realização de sonhos. Depois dá uma navegadinha lá, acho que vai gostar. Inclusive lancei um e-book gratuito para um 2020 de ouro!
    Meu blog- garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por toda a interação aqui, Rafa! <3
    Dei uma conferida no seu blog e amei. Parabéns pelo seu trabalho e te desejo muitoooo sucesso <3

    ResponderExcluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves