Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: Como se Organizar para 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida

30 de novembro de 2019

Como se Organizar para 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida

E se eu te dissesse que você pode transformar 2020 no melhor ano da sua vida?
Na verdade, que tal organizar a sua vida de forma que todos os próximos anos serão incríveis?
Acompanhe a série de posts Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida e saiba como ter uma vida incrível daqui pra frente!


Mulher loira sentada sorrindo no escritório


Este é o primeiro post da série de Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida.

Nesta série eu vou compartilhar diversas dicas que utilizei e que fizeram com que meu 2019 fosse incrível. Logo, por ter tido um ano incrível, também já estou fazendo vários planos para 2020!

Ou seja, vou compartilhar aqui todas as etapas que eu utilizei e que realmente funcionaram, pois fizeram com que agora, no final de 2019, eu estivesse me sentindo tão realizada e satisfeita que fiz questão de compartilhar com você como eu consegui ter um ano incrível e te mostrar como fazer com que 2020 seja maravilhoso e, tomara!, o melhor da sua vida!

A série será composta pelos seguintes posts:

E nosso cronograma será:
  • DIA 01 A 15/12: definição de propósito e levantamento de pendências
  • DIA 07 A 20/12: definir metas e concluir as pendências levantadas
  • DIA 21 A 25/12: organizar a casa para 2020
  • DIA 26 A 31/12: aprender mais sobre organização & relaxar


FAÇA 2020 SER O MELHOR ANO DA SUA VIDA

Todo início de ano ouvimos várias pessoas falando de suas famigeradas promessas de ano novo, seus projetos e ideias que, infelizmente, meses depois caem por terra. Mas por que isso acontece com tanta gente?


1. Defina o seu propósito


Mulher Loira Orando

Em tudo o que fizer na vida, você precisará ter um propósito definido, ou seja, precisará saber exatamente onde quer chegar.

"Qualquer ser humano que esteja firme em seu planos e metas pode fazer a vida entregar a ele exatamente aquilo que ele deseja".

Esse é um trecho do livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill. Muito sabiamente, ele sugere em seu livro que pessoas autodeterminadas sem sombra de dúvidas encontrarão o sucesso, e que esta pode ser obtida através de uma definição clara de propósito, a qual será a sua "política", segundo o autor, assim entendida como o seu guia no dia a dia, fazendo com que você não se aliene com distrações cotidianas e por ventura se desvie do seu propósito.

Para mim, um propósito definido pode seguir a sua meta de vida, seja ela geral ou específica, na qual todas as suas ações e, principalmente, pensamentos, serão direcionados para esse propósito, para essa meta de vida.

É importante que você tenha o seu propósito anotado em algum lugar (agenda, celular, etc.) mas, mais do que isso, é importante que você interiorize o seu propósito, que o absorva e esteja alinhada com ele em todas as suas ações.

Como você bem já deve saber, nem tudo (ou praticamente nada) sairá como o planejado e isso não quer dizer que será impossível de conseguir o quer, apenas não será fácil. Portanto, um propósito definido te dará o foco e persistência necessária para manter-se firme em suas metas.



2. Faça uma reflexão


Mulher negra sentada no escritório refletindo

Para se organizar para 2020, comece organizando a sua mente.

Definir qual é a sua meta de vida, a não ser que ela sempre tenha sido muito clara para você, pode não ser uma tarefa fácil, portanto, tire um tempo para refletir sobre você e o seu propósito de vida.


  • O que você quer ser?
  • Quando tiver 90 anos ou mesmo daqui a alguns anos, que visão você quer ter da sua vida e de você mesma?
  • O que você quer ver quando olhar para trás?

Cada fato cotidiano que está acontecendo agora será responsável pelo passado que você verá no futuro.

Se no momento você não consegue ser uma pessoa focada, determinada e não tem objetivos, é isso o que verá quando olhar para trás. Então o que você quer ser?

A definição de propósito pode não ficar clara no primeiro momento de reflexão, então continue pensando e trace uma linha de reflexão.

Por exemplo: eu quero olhar para trás e ver uma pessoa determinada, persistente. Por que? Porque isso vai significar que nunca desisti, que fui capaz de atingir os meus objetivos. E quais são os seus objetivos? Ter uma família linda e unida, trabalhar fazendo o que eu amo e ser bem remunerada por isso.

Não desista de refletir sobre a vida que você quer ter, pois saber o que quer é o primeiro passo para conseguir

Novamente citando Napoleon Hill: 
"é um pecado aceitar da vida qualquer coisa que não se queira, porque isso indica uma forma imperdoável de negligenciar o uso da mente".

Portanto, ter um propósito definido é importante não só para que você esteja firme naquilo que deseja conquistar, mas também para saber exatamente aquilo que não é de interesse e, por consequência, não se perder no caminho do sucesso.


3. Livre-se da sobrecarga mental


Mão feminina escrevendo

Refletindo sobre o seu propósito, eu imagino que neste momento você esteja hesitante e com várias ideias para atingi-lo.

A ideia é um excelente começo, mas jamais poderá ser um fim em si própria, portanto, nesse exato momento crie uma nota no seu celular com algum título do tipo "Metas", "Propósito, "2020" e anote tudo lá.

Mas por enquanto deixe ela guardada para ir depositando todas as metas que vierem à cabeça. Pense, primeiro, em o que você quer conquistar em 2020 e no próximo post falaremos sobre o como você vai começar a agir.

Por que não começar imediatamente?

Porque para se organizar para 2020, você precisa se livrar de todas pendências de 2019 e realmente começar um ano novo e um jeito novo.

E eu aposto que você tem várias tarefas [pendências] acumuladas na sua cabeça que sabe que precisa fazer mas acaba nunca sobrando tempo de fazer ou, pior, não lembrando que tem que fazê-las quando está com tempo. 

Estou falando de pendências que normalmente lembramos aleatoriamente e nunca fazemos, normalmente coisas cotidianas, do tipo: terminar de fazer X coisa, limpar Y coisa,  organizar o guarda-roupas, organizar  pastas do computador, comprar Z coisa, ligar para W pessoa.

Anote todas essas pendências que vem à sua cabeça como flashes que você acaba esquecendo delas depois, mesmo que sejam [aparentemente] pendências bobas. Anote-as no celular em forma de check-list.


+ Leia também:

Mantenha essas duas notas no seu celular e vá anotando todas as tarefas e metas que pensar durante aproximadamente duas semanas.

Isso é extremamente importante para minimizar a sobrecarga mental e reduzir a ansiedade. Além disso, você não quer levar tarefas não concluídas para 2020, né?

OBS.: Eu sugiro anotar no celular porque, de fato, essas pendências vem à nossa cabeça em momentos diversos, portanto, se você estiver andando na rua e lembrar de algo, poderá facilmente pegar seu celular e anotar. Contudo, se preferir escrevê-las em um papel, utilize um bloquinho, por exemplo, e carregue-o sempre com você.


+ Se preferir, faça download de um planilha de anotações clicando aqui!


Para organizar sua vida financeira, confira os artigos do blog sobre finanças:


Considerações Finais

O processo de mudança não é tão difícil quanto parece e fica ainda mais fácil quando você entende o porquê da mudança e atribui um motivo à ela.

Portanto, o propósito definido é extremamente importante para alcançar qualquer coisa que se queira na vida, pois mantendo-se firme no seu propósito você terá clareza para distinguir exatamente o que você quer na vida do que você não quer

Por mais óbvio que pareça, não se engane: se fosse tão fácil aceitar da vida aquilo que não se quer, não estaríamos lutando contra maus hábitos hoje e buscando transformar 2020 em um ano muito melhor.

O Guia COMPLETO Para Alta Produtividade + 4 Cursos Extras. A partir de R$ 21,99.

Se seu propósito ainda não estiver muito claro, não se preocupe, pare um pouco e reflita. Sua mente é uma ferramente poderosa e quanto mais usá-la, mais conhecerá o seu poder.

Já reparou que quanto mais fuçamos no celular, por exemplo, mais encontramos recursos incríveis nele? É a mesma coisa com a sua mente. Use o poder do pensamento a seu favor!

Por fim, vamos começar a agir. Mas com calma! Para se organizar para 2020, primeiro organize um pouco seu 2019 e libere a sua mente de pendências não concluídas colocando tudo no celular e no papel. Fique livre da sobrecarga mental e prepare-a para pensamentos de sucesso!

O próximo post da série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida sai daqui a 10 dias, pois durante esse tempo você deverá estar focada em mudar seu mindset e encontrar seu propósito, além de anotar toda e qualquer pendência que você não quer levar para 2020. Até lá!


+ É imprescindível que você leia:
+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest
/queromeformar

+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
Como se Organizar para 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida


Para aprender mais sobre organização e produtividade, clique aqui.

2 comentários:

  1. Sua série ficou maravilhosa, parabéns! Você conhece a Mariana Menezes? Ela é uma youtuber incrível que fala muito sobre realização pessoal. Sério, recomendo demais!!
    Meu blog- garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo elogio, Rafa! <3 <3
    Conheci a Mariana no ano passado se não me engano e tenho me inspirado nela. Ela é maravilhosa mesmo!

    ResponderExcluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.