5 Livros de Finanças Pessoais para Iniciantes + Como Baixar Grátis

29 agosto 2020

Você está precisando aprender mais sobre finanças pessoais e melhorar a sua relação com o dinheiro? Confira essa seleção de 5 livros de finanças pessoais para iniciantes e na ordem que você deveria ler!

Pilha de livros em cima de uma cama num quarto clean

Para quem está começando a se interessar por finanças pessoais, seja para aprender a ganhar mais, economizar ou investir, os livros podem ajudar de forma exponencial e até mesmo acelerar o  seu sucesso.

A partir dos livros é possível aprender em pouco tempo lições valiosíssimas que você levaria anos para aprender sozinha.

Ler livros sobre finanças pessoais foi uma das coisas que mais transformou o meu mindset nos últimos anos de forma que hoje não abro mão de incluir essa leitura na minha rotina.

A partir desse poder transformador que os livros têm, no artigo de hoje eu trouxe uma lista com 5 livros de finanças pessoais para iniciantes (ou para quem nunca os leu) e em qual ordem eu recomendaria a leitura desses livros.

Além de muitos já serem best sellers de finanças, esses livros trazem principalmente insights sobre como melhorar a sua relação com o dinheiro e a sua mentalidade.

Assim, esses livros não figuram como um passo a passo para seguir e enriquecer. Apesar disso, abrir a sua mente para compreender as lições desses livros pode ser muito mais valioso e te ajudar a prosperar muito mais do que se te entregassem um modelo pronto.

Sendo assim, confira a seleção dos livros de finanças pessoais que você deveria ler!



5 Livros de Finanças Pessoais para Iniciantes


Essa seleção de livros foi feita com base nos livros que eu li e que transformaram totalmente o meu mindset de uma forma muito positiva e que eu recomendaria para todas as pessoas que desejassem a mesma transformação.

Ainda assim, esses livros já foram recomendados por muitos sites, blogs e influencers de finanças.

Saiba mais sobre os livros indicados ao longo do artigo e minha citação/insight favorito de cada um.


1º Os Segredos da Mente Milionária


Da autoria de T. Harv Eker, esse livro fala sobre como prosperar financeiramente abandonando crenças limitantes e mudando os seus conceitos sobre dinheiro e sua mentalidade.

Capa do livro Os Segredos da Mente Milionária
Foto: Americanas.com

Para isso, ele compartilha seus 17 "arquivos de riqueza", que seriam os segredos de uma mente milionária ou, simplesmente, o que as pessoas ricas pensam e fazem a respeito do dinheiro.

Minha citação favorita e mais relacionada ao propósito do livro é:

"É o que está embaixo da terra que cria que está em cima dela. É o invisível que produz o visível. E o que significa isso? Isso quer dizer que, se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível."

Além desse insight, aqui no blog já tem um artigo com 5 lições do livro. Clique aqui e confira!

Apesar de o livro de finanças pessoais mais popular e recomendado ser Pai Rico, Pai Pobre (próxima recomendação), o livro Os Segredos da Mente Milionária trata de alguns conceitos que vêm muito antes de ativos, passivos e investimentos e outros assuntos abordados em Pai Rico, Pai Pobre.


2º Pai Rico, Pai Pobre


Esse livro best seller de educação financeira foi escrito por Robert Kiyosaki e pela contadora Sharon L. Lechter.

Capa do Livro Pai Rico, Pai Pobre
Foto: Americanas.com

Considerado como uma bíblia das finanças pessoais, esse livro é imprescindível para quem está começando a se interessar pelo tema e procurando melhorar sua situação financeira.

Nele, Robert compartilha algumas lições valiosas que aprendeu com o pai de seu melhor amigo (o "pai rico") e também outras que ele próprio adquiriu ao embarcar no mundo dos investimentos.

O livro Pai Rico, Pai Pobre livro inova principalmente ao trazer a definição dos conceitos de ativos e passivos, imprescindível a qualquer pessoa que deseja ser bem sucedida financeiramente.

 "As pessoas ricas adquirem ativos. Os pobres e a classe média adquirem obrigações pensando que são ativos."

Além do assunto abordado ser de suma importância, o livro o traz de forma elucidativa, com exemplos e até ilustrações.

Dada a sua relevância para as finanças pessoais, esse livro também já foi recomendado aqui no blog, onde compartilhei as principais lições dele. Confira aqui!


3º O Homem Mais Rico da Babilônia


Li esse livro recentemente, pois antes estava buscando mais leituras sobre investimentos, e a simplicidade desse livro me encantou.

Talvez ele não traga nenhuma lição que os demais livros não tenham trago, entretanto, vale muito a pena ler esse livro pois ele é breve e reforça ainda mais a importância de guardar parte da sua renda e fazer o dinheiro trabalhar para você.

O livro O Homem Mais Rico da Babilônia, escrito por George S. Clason, segundo a Wikipédia, é o livro mais antigo e famoso de finanças pessoais.

Capa do livro O Homem Mais Rico da Babilônia
Foto: Americanas.com

No livro, o autor reúne várias parábolas cujas histórias, passadas na Babilônia antiga (uma das cidades mais prósperas da história), trazem ensinamentos sobre acumulação e multiplicação de riqueza.

Por serem parábolas, o livro se torna muito simples e objetivo, de facilitando muito a compreensão de suas lições.

Minha citação favorita desse livro:

“Este é o processo através do qual a riqueza é acumulada: primeiro pequenas somas, depois maiores, à medida que o homem aprende e se torna mais capaz.”


4º Mais Esperto que o Diabo


O livro Mais Esperto que o Diabo foi escrito por Napoleon Hill, que também é autor de outros livros best sellers de finanças e realização pessoal.

Capa do Livro Mais Esperto Que O Diabo
Foto: Americanas.com


Nesse livro, esse grande autor traz um diálogo com o diabo (metaforicamente), com a finalidade de lhe arrancar confissões sobre por que as pessoas se alienam ao longo da vida, por que desistem dos seus sonhos e não atingem o sucesso.

Além desses assuntos, um outro enfoque do livro é de que forma o medo paralisa as pessoas.

Apesar de não ser estritamente relacionado com finanças pessoais, esse livro é extremamente importante para a construção de um mindset confiante e realizador.

Esse foi um dos livros mais impactantes que já li sobre o tema e, confesso, é necessário estar com a mente aberta para lê-lo.

Ainda assim, eu recomendo 100% a leitura desse livro. Suas lições são tão valiosas que mal consigo explicar a sua relevância!

Minhas citações favoritas:

"Decida definitivamente o que você quer da vida; então crie um plano de ação para alcançá-lo e esteja disposto a sacrificar tudo o mais, se necessário, antes de aceitar uma derrota permanente."

 "É um pecado aceitar da vida qualquer coisa que não se queira, porque isso indica uma forma imperdoável de negligenciar o uso da mente".


5º Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho


O quinto livro de finanças que recomendo é o Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho, escrito pelo Thiago Nigro, do famoso canal O Primo Rico.

O livro está até hoje (2020) como o livro de finanças pessoais mais vendido da Amazon e não atoa.

Capa do Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho
Foto: Americanas.com

Com um conteúdo muito interessante e didático, Thiago aborda 3 pilares para uma vida financeira bem sucedida: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Justamente por contemplar esses 3 pilares, o livro é extremamente indicado para quem está começando pois é um livro atual e aplicado ao contexto brasileiro e que fala sobre aspectos um pouco mais técnicos que os demais livros.

Além disso, o livro também fala sobre várias modalidades de investimentos de uma forma objetiva, com ilustrações e exemplos.

Eu acompanho o Thiago há bastante tempo, tive a oportunidade de assistir uma palestra dele presencialmente e receber sua dedicatória nesse livro que, assim como os demais conteúdos que ele produz, não deixou a desejar!

"O maior risco de todos é não correr nenhum risco. Em um mundo que muda rapidamente, a única forma garantida de falhar é não correr riscos."

O interessante desse livro também é que em algumas partes do livro o autor inclui exercícios para que você preencha suas metas/desejos em assuntos pertinentes.
 

+ Gostou do conteúdo? Salve-o no Pinterest!

Infográfico com os 5 Livros de Finanças Pessoais para Iniciantes + Como Baixar Grátis


Como baixar os livros de finanças pessoais gratuitamente?

Para baixar esses e outros livros grátis ou ler online, eu recomendo o site Lê Livros (lelivros.love), que oferece livros para baixar gratuitamente em vários formatos.

Dessa seleção, o único livro que ainda não está disponível no Lê Livros é o último, Do Mil ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho, entretanto, já conferi que outros sites o disponibilizaram em PDF.

Além disso, uma dica extra para conseguir ler pelo celular, tablet e semelhantes, de uma maneira mais confortável e simulando um Kindle, eu recomendo muito esse post onde ensinei como fazer isso de forma 100% gratuita. Acesse clicando aqui!



Considerações Finais

Uma das formas mais baratas e eficientes de adquirir conhecimento é por meio dos livros.

Principalmente quando se trata de finanças, mudar os conceitos e a forma como lidamos com o dinheiro não é algo fácil e os livros podem ser cruciais para promover mudanças na sua vida financeira.

Para ajudar quem está começando a se interessar pelo assunto e também por mudar a sua relação com o dinheiro, compartilhei no artigo de hoje os 5 livros sobre finanças pessoais que eu indicaria para quem está começando.

Os 5 livros de finanças pessoais para iniciantes que eu recomendo são, nessa ordem:

  1. Os Segredos da Mente Milionária
  2. Pai Rico, Pai Pobre
  3. O Homem Mais Rico da Babilônia
  4. Mais Esperto que o Diabo
  5. Do Mil Ao Milhão Sem Cortar o Cafezinho

Existem vários outros livros incríveis sobre finanças pessoais, tanto de autores internacionais quanto nacionais (a título de exemplo, temos os livros do Gustavo Cerbasi).

Entretanto, os livros que eu recomendei aqui estão mais voltados para a mudança de mindset e, por isso, indico os livros mais populares e antigos para que você mude primeiro a sua mentalidade e depois comece a entender melhor aspectos mais econômicos e adaptados para a realidade brasileira (que é bastante complexa).

Eu amo a leitura principalmente pelos benefícios que trás (inclusive tem artigo sobre os benefícios da leitura aqui no blog) e todos esses livros me ensinaram coisas que eu demoraria décadas para aprender sozinha.

Caso você não tenha condições de comprar livros físicos ou digitais, não se preocupe. Todos esses livros estão disponíveis gratuitamente na internet. Confira nesse artigo um site que eu indico para baixar livros!

Agora me conta nos comentários: você já leu algum desses livros ou qual pretende ler primeiro?


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagem de divulgação para Pinterest 5 Livros de Finanças Pessoais para Iniciantes + Como Baixar Grátis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves