Passo a Passo de Como Comprar Ações Pelo Home Broker de uma Corretora de Valores

06 junho 2020

Você ainda tem dúvidas de que não é difícil investir em ações? Veja nesse artigo um passo a passo de como comprar ações pelo home broker da corretora.

Mulher do pescoço para baixo sentada à mesa com seu notebook trabalhando

No último artigo do blog sobre finanças, falei sobre ações e tudo o que você precisa saber sobre esses ativos para começar a investir.

Falei sobre o que são ações, com funciona o mercado, horários de funcionamento da bolsa de valores e outras informações.

Tudo isso para que você se sinta cada vez mais preparada para fazer seus investimentos sozinha e diversificar suas aplicações.

Não obstante, já falamos aqui no blog sobre toda a parte teórica de como começar a investir:

Ainda assim, sei que dar o primeiro passo nos investimentos dá uma certa insegurança e muitas pessoas gostariam de ver na prática como isso funciona. Assim, esse post veio para ajudar você nisso.

Esse artigo foi elaborado em colaboração com a Ju do blog Pausa para Criatividade que também fez uma série de investimentos para iniciantes que ficou bem legal e completa. 

Assim, lá no blog dela você vai encontrar como investir no Tesouro Direto na prática, um investimento de renda fixa, enquanto aqui no blog você vai aprender como investir em ações na prática (renda variável).

Apenas lembrando que esse conteúdo é meramente informativo, de forma que as ações aqui citadas ou compradas são apenas a título de exemplo. Não é uma recomendação.


Passo a Passo de Como Comprar Ações Pelo Home Broker de uma Corretora de Valores


Em síntese, esse processo se resume em:
  1. Transferir o dinheiro para a conta da corretora
  2. Acessar a plataforma de investimentos (home broker)
  3. Digitar o código da ação no home broker
  4. Enviar a sua ordem de compra.

Todas essas etapas foram detalhadas nesse passo a passo para comprar ações na prática.

Visto que alguns aspectos teóricos são pertinentes, o artigo não ficou tão objetivo quanto eu gostaria, pois priorizei que tudo ficasse muito bem esclarecido. Confira ao longo do artigo.


1º Transferir o dinheiro do banco para a corretora


Esse primeiro passo é opcional e ao mesmo tempo recomendado.

Você pode utilizar a plataforma de investimentos do seu banco, utilizando, assim, o dinheiro disponível na sua conta.

Entretanto, a corretora dos bancos tradicionais normalmente cobram altas taxas de corretagem e, por isso, caso você esteja começando e com pouco dinheiro, uma boa opção é utilizar o home broker do Banco Inter, que é gratuito, ou criar uma conta em uma corretora de valores.

No nosso artigo sobre como investir com custo zero foram citadas algumas corretoras que não cobram taxas, tanto na renda fixa como variável.

Caso você ainda não tenha conta em um corretora de valores, acesse o artigo sobre como escolher a melhor e criar uma conta.

Seguindo para a parte prática, vou utilizar o banco Inter para fazer transferências e a corretora Clear para investir, mas normalmente o processo é parecido em outras plataformas.

  • Acessar o site da corretora com CPF, data de nascimento e senha e no menu inicial clicar em Retirada/Dados para depósito e clicar na aba Dados Bancários.

Nessa aba você encontra os dados bancários que serão utilizados para enviar o dinheiro para a corretora (aporte).

  • No banco, basta clicar em Transferências e copiar os dados para o respectivos campos (nome e número do banco, agência, conta corrente, CPF e tipo), claramente indicados pela corretora.

No caso do Inter, as transferências só podem ser feitas pelo app do banco.

  • Salve como favorito para facilitar na hora de fazer as próximas transferências, confira os dados e clique em TRANSFERIR.

No Inter, o valor mínimo para transferências é R$10,00.

Assim, caso não se sinta segura, transfira o valor mínimo apenas para testar se o dinheiro vai chegar direitinho na sua conta da corretora.

Segundo o banco, o dinheiro estará na conta do favorecido em até 2 horas, desde que a mesma tenha sido feita no máximo até as 16h55 e em dias úteis (normalmente o dinheiro cai em minutos).


2º Acessar o home broker


Depois que o dinheiro estiver disponível na conta da corretora, você já pode acessar o home broker, que é a plataforma de negociação em bolsa de valores que utilizamos para comprar ações.

Na Clear, inclusive, essa plataforma é chamada de Pit de Negociações.

Logo na primeira tela você consegue verificar o saldo e identificar se o dinheiro caiu. Se achar necessário, também pode acessar o seu Extrato Financeiro e conferir.

  • No corretora Clear, você acessa o menu lateral > Renda Variável > Swing Trade.
Home broker Clear Comprando Ações


Essa modalidade de investimento em ações significa que você vai comprar uma ação hoje e vender a qualquer momento, mas não no mesmo dia.

O módulo day trade é para a compra e venda da mesma quantidade de ações no mesmo dia. Saiba mais sobre as modalidades de negociação de ações no post sobre ações

Você pode acessar o home broker a qualquer momento, mas para realmente operar em ações (comprar e vender) você deve acessar a plataforma em dia útil e dentro do horário de funcionamento da B3, a bolsa de valores brasileira.

Quadro de horário de negociações de ações da bolsa de valores
Fonte: B3


Em que:
↝ mercado a vista = negociação de lotes de 100 ações, ou seja, se você deseja comprar ações de 100 em 100 (por exemplo: enviar uma ordem de compra de 300 ações de Petrobrás).

↝ mercado fracionário = negociação de ações em quantidades de 1 a 99 (exemplo: comprar 17 ações de Petrobrás).

Especialmente na corretora Clear, é importante saber quantas ações você poderá comprar, pois para comprar as ações no mercado fracionário, é necessário utilizar um código acompanhado da letra "F" ao final.

Ao entrar na plataforma de Swing Trade, a primeira coisa que aparece é a cotação do IBOV, o principal índice da nossa bolsa de valores, e as ações que adicionou à sua tela para acompanhar.


As opções no menu inferior (Detalhes, TradeZone, Grid de Cotações e Garantias serão mostradas ao final).

É necessário adicionar a ação ao seu home broker para comprá-la, assim como você pode adicionar várias para apenas acompanhar a cotação. Para isso, você deve ter o ticket da empresa em mãos.

O ticket é o código da ação na bolsa de valores, utilizado para localizar a empresa nas plataformas de investimentos. Ele é composto por 4 letras em caps lock + 1 ou 2 números. Saiba mais no artigo sobre ações.

Para adicionar uma ação no seu home broker:
  1. Role até a parte inferior da tela
  2. Encontre a opção "+ Adicionar ativo"
  3. Digite o código da ação e dê enter
O ativo aparecerá imediatamente no local onde estava a opção de adicionar.

  • Caso você utilize o home broker do Banco Inter, basta abrir o site ou aplicativo e, na página inicial, clicar no ícone escrito "Investimentos" > Home Broker > Operar.


3º Enviar a sua ordem de compra


É você quem faz todas as suas operações no home broker, logo, é você quem decide qual ação comprar, em qual momento e por qual preço.

Dessa forma, é necessário enviar uma ordem de compra à corretora, informando qual ação você quer comprar, até que data desejaria comprá-la e o preço que deseja pagar, para que a corretora faça o intermédio entre você e o comprador.

  • Para isso, você deve clicar na seta que fica na parte superior direita de cada ação/cotação.

Essa seta te mostra algumas opções de visualização. A cotação já é a que está aparecendo, cujo foco é o preço da ação.

Em "Gráfico" você poderá visualizar um pequeno gráfico dentro desse quadradinho da ação, enquanto a opção "Range" exibe a variação da cotação do ativo em um período desejado.

No momento de comprar ou vender uma ação, o mais importante é a visualização do Book, que exibe o chamado book de ofertas. Ele mostra as ordens de compra e venda já enviada por outras pessoas.

Isso é importante pois você pode de fato escolher a que preço você comprar uma ação, mas para que realmente consiga adquirir o ativo, precisa existir alguém disposto a vender a ação no preço que você enviou a ordem de compra.

A ordem é concluída (executada) quando uma "cede" ao preço da outra. Por exemplo, se você decide enviar uma ordem de compra no preço que há alguém vendendo, sua ordem será executada rapidamente.

Dessa forma, o book de ofertas te permite inferir qual o preço adequado para comprar a ação e digitar na sua ordem de compra.

Para enviar a sua ordem de compra:
  1. Selecione o ativo que deseja comprar;
  2. Clique em Boleta no canto inferior direito;
  3. Após abrir essa aba lateral, digite a quantidade, data de validade da ordem de compra, preço limite e sua assinatura eletrônica;
  4. Clique em Comprar.

Apesar de esse post ter a intenção de mostrar como comprar ações na prática, aqui novamente entra um pouco de teoria que sinto a necessidade de explicar pois costuma gerar dúvidas em muitas pessoas.

Se desejar, pule essa parte.

Na Clear, não é possível comprar sem ter dinheiro no módulo Swing Trade. Ou seja, o saldo disponível na corretora deve ser suficiente para cobrir a quantidade multiplicada pelo preço da sua ordem de compra.

Do contrário, não será possível enviar a ordem e aparecerá o erro "Saldo insuficiente".

Com relação ao preço, a sua ordem sempre será executada pela melhor oferta possível.

Ou seja, se você enviar uma ordem de compra a um determinado preço e existir alguém vendendo por um preço menor, a sua ordem poderá ser será executada nesse menor preço.

Eu mesma já errei a digitação em uma ordem de compra uma vez, digitando um preço R$4,00 mais caro e, como eu fiquei no topo da "fila" de compradores, minha ordem foi executada imediatamente mas pelo preço da menor oferta.

E o mesmo vale para a venda: se aparecer alguém disposto a comprar por um preço maior do que a sua ordem de venda, a sua venda poderá ser executada por esse preço, mesmo que sua ordem tenha sido inferior.

Por fim, a validade da ordem é até quando você deseja aguardar que a sua ordem seja executada.

Por exemplo, quando você estiver esperando o preço de uma ação cair para comprar, pode programar a sua compra digitando o preço desejado e uma validade mais extensa (até semana que vem, por exemplo).

Caso você mantenha a data de hoje e a sua ordem não seja executada até o fim do pregão, ela será cancelada.

Dessa forma, a sua ordem ("pedido") de compra pode ter três status:


Aberta = enviada mas a negociação ainda não foi fechada (você ainda não conseguiu comprar/vender seu ativo).

Cancelada = sua ordem de compra não aparecerá mais no book de ofertas, logo, nenhum negócio será fechado a partir dela; se for uma ordem de compra, o saldo voltará a ficar disponível como poder de compra.

Executada = a negociação foi concluída e você adquiriu o ativo (no caso da compra). A partir de agora a ação aparecerá na sua carteira e fará parte do seu patrimônio na corretora.

  • É possível consultar suas ordens na tela inicial > menu lateral > Ordens e também na aba Detalhes, dentro do Pit de Negociações (home broker).

Também é possível alterar o preço de uma ordem que ainda não foi executada caso você precise abaixar ou aumentar o preço da sua ordem (desde que o seu saldo seja suficiente para isso) ou, ainda, cancelar a sua ordem

  • Para alterar a ordem, clique em Detalhes e em seguida no ícone de lápis, digite o preço desejado, a sua assinatura eletrônica e clique em Alterar para confirmar. 

Os outros dois ícones servem para ver detalhes da ordem e cancelar (ícone de x).


↝ Uma observação importante sobre a Clear é que, quando você envia uma ordem de compra, mesmo que ela não seja executada, esse saldo já fica bloqueado, de forma que você pode fazer várias ordens de compra simultaneamente, desde que a soma delas não exceda o seu saldo.

Se a ordem não for executada, o saldo volta a ficar disponível para negociação.



Em suma, esse foi o último passo para investir em ações, visto que a partir do momento em que uma ordem de compra é executada, esse ativo é seu e estará registrado em seu CPF até que você se desfaça dele.

Todas as negociações com a sua corretora geram uma nota de corretagem, que normalmente é enviada por e-mail no dia seguinte e também fica disponível no Extrato Financeiro.

Não se esqueça de controlar as suas compras e vendas de ativos (anotar em uma planilha ou onde preferir) pois será necessário utilizar esses dados na sua Declaração Anual do Imposto de Renda depois.

Lembrando que se você não comprar e vender ações de uma mesma empresa no mesmo dia (day trade) e não movimentar mais de R$20.000,00 em vendas, você estará isenta do recolhimento do Imposto de Renda (IRPF).

Apenas será necessário fazer a declaração do IR no ano seguinte.



Caso você tenha curiosidade de conhecer melhor o home broker da corretora Clear, é possível explorar algumas ferramentas adicionais disponíveis na plataforma.


Outras funções do home broker Clear



1. TradeZone Web Charts

É uma ferramenta de análise de ativos por meio de gráficos e indicadores.


  • Ao abrir o TradeZone, você pode digitar o código de uma ação e observar o seu comportamento durante vários períodos (dia, semana, mês, anos...). Exemplo: Petrobrás (PETR4).

  • Clicando em + Comparar é possível traçar mais de um gráfico de ação ao mesmo tempo, de forma a comparar a performance desses ativos ao longo de um período.
Veja abaixo um exemplo comprando Vale (VALE3) e Petrobrás (PETR4).



2. Grid de Cotações

Fornece algumas informações adicionais sobre a cotação (preços) das ações que você selecionou, como preço médio no dia, máximas, mínimas e mais:



3. Garantias

Segundo a Clear, A aba de garantias é o "local onde o cliente pode alocar tanto ativo como capital em determinada modalidade de operação e com isso ter poder operacional.

À esquerda estão os ativos e o saldo disponíveis para alocação. À direita estão os ativos e o saldo alocados na modalidade escolhida".


Eu sinceramente nunca utilizei essa opção, então não sei muito sobre ela. Também fiz algumas pesquisas e não achei pertinente tratar isso nesse artigo.



+ Gostou do conteúdo? Salve-o no Pinterest!

Infográfico sobre Passo a Passo de Como Comprar Ações Pelo Home Broker de uma Corretora de Valores




Considerações Finais

O principal objetivo desse artigo foi mostrar como comprar ações na prática pelo home broker de uma corretora.

Mostrei o passo para isso no artigo, junto com algumas dicas que são pertinentes, visto que o investimento em ações normalmente gera muitas dúvidas.

Dessa forma, o artigo abordou a parte prática e teórica sobre comprar ações na prática.

Se você ficou em dúvida sobre algum termo utilizado no artigo ou sobre ações, clique aqui e acesse um artigo com tudo o que você precisa saber sobre ações e começar a investir.

O passo a passo para comprar ações pelo home broker de uma corretora se resume basicamente em:
  1. transferir o dinheiro do seu banco para a corretora;
  2. esperar o dinheiro cair e acessar a plataforma de negociação (home broker);
  3. ter o código da ação em mãos e adicioná-la ao home broker;
  4. enviar a ordem de compra.

Se sua ordem for executada ("negócio fechado"), a ação agora faz parte do seu patrimônio na corretora e será registrada em seu CPF.

Apenas lembre-se do horário de funcionamento da bolsa de valores e de não vender a ação no mesmo dia, para que você não incorra em uma operação do tipo day trade, que não é recomendada a iniciantes e cujo lucro é tributado em 20% pelo Imposto de Renda (IRPF).

Ressalto, também, que operar em renda variável incorre na obrigatoriedade de fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (previsão legal).

Essa é apenas uma obrigação de fazer a declaração e não de pagar o imposto, a não ser que você movimente mais de R$20.000 em vendas normais ou opere na modalidade de day trade.

Mas não se assuste, é possível fazer a uma declaração simples sozinha, apenas fazendo algumas pesquisas na internet. Você só precisa pagar por esse serviço se você quiser ou se a sua declaração for complexa.

Em suma, como já foi falado no artigo sobre ações, esses ativos são muito rentáveis e de custo relativamente baixo, além de não ser difícil na prática.

Eu espero muito que esse artigo tenha ajudado você. Me conta nos comentários se você já investe em ações ou se pretende começar!

Não se esqueça de ir no blog Pausa para Criatividade para aprender como investir no Tesouro Direto na Prática. Clique aqui!


+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar


+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens para PinterestPasso a Passo de Como Comprar Ações Pelo Home Broker de uma Corretora de Valores


4 comentários:

  1. Que post maravilhoso Lais! Sem dúvida tem tudo o que preciso saber, para começar a investir em ações.

    Foi muito bom realizar essa colaboração com você. Que todos possam aprender melhor sobre finanças e investimentos.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ju!

      Fico muito feliz em ensinar esse assunto tão importante junto com você. Um abraço! <3

      Excluir
  2. Que post lindo!

    Muito bem estruturado, bate de frente com Blog profissionais de corretoras famosas.

    Parabéns, vou seguir acompanhando.

    Abraços,

    Math - IR Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Math! ;)

      Fico imensamente feliz com o seu feedback e saber que produzi um conteúdo de qualidade. Muito obrigada mesmo e ainda mais sucesso para você! Abraços

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves