Como Organizar a Sua Casa para 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida

14 dezembro 2019

 Não só de metas se faz um ano ser incrível, é preciso deixar tudo preparado (e organizado!) para a nova etapa. No artigo de hoje, confira dicas incríveis & práticas para deixar a casa organizada para 2020 e começar o ano com tudo em ordem!

Casa organizada sala de estar clean

Esse post é o terceiro da série Faça 2020 Ser o Melhor Ano da Sua Vida, onde compartilho todas as etapas e dicas que fizeram eu 2019 ser incrível e que certamente te ajudarão a fazer com que, de 2020 em diante, todos os os anos sejam os melhores da sua vida! A série é composta dos seguintes artigos:

E nosso cronograma está sendo o seguinte:
  • DIA 01 A 15/12: definição de propósito e levantamento de pendências
  • DIA 07 A 20/12: definir metas e concluir as pendências levantadas
  • DIA 21 A 25/12: organizar a casa para 2020
  • DIA 26 A 31/12: aprender mais sobre organização & relaxar

Para começar 2020 com o pé direito e com toda a leveza do mundo, você precisa colocar tudo em ordem: sua agenda, sua mente e, principalmente, o lugar onde você passa mais tempo: sua casa. Estar inserida em um ambiente desorganizado, muitas das vezes, faz com que nossa rotina se desordene também. 

Quando está com pressa, por exemplo, e precisa encontrar uma coisa que não sabe onde guardou, e acaba se atrasando por ficar procurando, é um exemplo cotidiano de como a desorganização da casa pode bagunçar a nossa vida

Apesar de que talvez possa parecer impossível deixar sua casa toda organizada para 2020, te garanto que não será tão impossível assim!


Como Organizar a Sua Casa para 2020

Primeiro, faça um diagnóstico do nível de organização necessário. Inclusive, esse é um segredo para se manter organizado e diminuir os níveis de ansiedade: sempre analisar antes de se desesperar.

Fazendo um diagnóstico da situação da casa, cômodo por cômodo, você observará quais realmente precisam ser organizados (pois pode ser que nem todos os cômodos necessitem) e que tipo de organização será necessário: limpeza, eliminar acúmulo de objetos, acúmulo de papéis, móveis em excesso, armários e guarda-roupas muito cheios, etc.

Faça esse diagnóstico e anote o que precisará ser feito.


Depois de ter listado tudo, é necessário encaixar na sua rotina tudo o que precisa ser feito, de preferência de forma que não demore mais do que 5 (cinco) dias para organizar tudo.


OBS.: Leve o tempo que precisar, pois vai depender do quanto a "bagunça" está acumulada. A recomendação do nosso cronograma tem a intenção de que você consiga deixar a casa organizada para o Natal, mesmo que você não vá receber ninguém em casa.

O intuito é dar play nas comemorações sem olhar pra trás: com metas feitas e todas as pendências concluídas!

Mas ressalto que o cronograma é apenas uma base. Faça tudo de acordo com a sua disponibilidade e não se frustre se não conseguir. O importante é sua intenção e empenho em fazer 2020 ser incrível. Se é isso que quer, é o que conseguirá! <3

Para organizar sua casa para 2020, eu recomendo começar pelo mais fácil, pois além de se livrar mais rapidamente de um volume maior de tarefas e se sentir mais realizada por isso, o simples fato de começar é o bastante para engajar no restante da tarefa.

Mas, é claro, estabeleça a ordem que preferir. Seguem algumas dicas (créditos na imagem):


Infográfico faxina todo dia gastando 30 minutos



Check-list semanal para não gastar mais de 20 minutos por dia arrumando a casa


Desapegue & Destralhe

Para ter uma casa organizada é imprescindível não cometer excessos, seja de papéis, móveis, objetivos decorativos e etc.

Uma casa muito "cheia de muita coisa" além de dificultar na conservação da organização, gera uma poluição visual que acaba ocasionando em estresse, pois o ambiente torna-se menos harmônico e leve.

Mas nosso foco é falar sobre organização.

Tenha em casa somente o que precisa e deixe tudo sempre guardado no lugar certo.

Não adiantará ter dezenas de panelas se demorar 5 minutos para conseguir tirar ela do armário no meio das outras coisas, assim como não adianta guardar todos os papéis, documentos e etc. porque são todos muito importantes se quando você precisa, não consegue encontrar o documento necessário.

Novamente, faça um diagnóstico do volume de papéis, utensílios domésticos e etc. que você tem e analise o quanto eles estão agindo a seu favor ou contra você.

Na maioria das vezes, a razão de uma casa bagunçada está no excesso de coisas que você não tem onde guardar ou que, se consegue guardar tudo, é de uma maneira "amontoada" que, para pegar o que precisa, precisa pegar várias coisas de que não precisa antes.

É aí você acaba bagunçando o que estava arrumado, não tem tempo de organizar de volta e acaba não adiantando ter arrumado nada.

Pense, por exemplo, se o seu guarda-roupas for bagunçado.

Provavelmente ele está assim porque você tem muitas roupas e nunca consegue escolhê-las assertivamente (logo, se você mantivesse apenas as roupas certas não precisaria ficar tentando combinar roupas que nunca dão certo) ou, você sempre joga "de qualquer jeito" dentro do guarda-roupa as roupas que usou porque não tem um lugar certo para colocar as roupas sujas.

Pode ser por preguiça e mau hábito, é claro, mas... se você tivesse um lugar certo para colocar suas roupas sujas e que ficasse estrategicamente posicionado em algum lugar que você não conseguiria não colocá-las lá, você certamente já teria vencido o mau hábito.

Organização é isso: ser estratégico. Muitas pessoas não sentem prazer em ser organizadas.

A consequência de ser organizada é ótima, mas o que vem por trás disso não é pura diversão, logo, você tem que sempre fazer um diagnóstico da sua situação (organização) atual e criar estratégias para driblar a bagunça.

Novamente, seguem algumas dicas (créditos na imagem):
Infográfico Faxina Criativa 30 Dias

Quanto aos papéis, saiba por quanto tempo você deve guardar cada um e como organizá-los (créditos na imagem):


Tempo de Guarda dos Documentos Infográfico


Como organizar os documentos em casa


MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL:
Durante o ano de 2019 e consegui a proeza de não deixar o meu quarto ficar bagunçado por praticamente ZERO DIAS

E a forma como eu consegui isso foi muito simples: além do que disse antes, de não acumular coisas que não fossem necessárias, eu estabeleci o lugar certo de cada coisa e sempre priorizando layouts que me favorecem manter tudo organizado.

Organizadores como caixinhas, potes, porta-objetos e coisas do tipo ajudam muito a manter tudo no lugar. 

Esses itens são excelentes para auxiliar na organização de todos os cômodos, além de serem bem baratinhos e fáceis de achar em qualquer loja de utilidades!

Seguem as dicas de como eu organizei cada cômodo do casa e que realmente funcionou para manter tudo em ordem:


Como Organizar a Casa Toda em 2020


Comece organizando cômodo por cômodo, assim como nos cronogramas de limpeza compartilhados acima e utilize objetos que facilitem a sua vida na hora de organizar os seus itens e também na hora de manuseá-los no dia a dia.

De nada adianta um armário cheio de potes e caixinhas se você demora "um ano" para conseguir pegar o que precisa, por exemplo.

A ideia de utilizar organizadores é garantir que cada coisa tenha o seu lugar, ou seja: se você tem uma caixa só de medicamentos, é lá que você colocará os novos medicamentos comprados, bem como onde colocará um medicamento após o uso, por exemplo.

Oferta para novos alunos! Os melhores cursos desde R$21,99 na primeira visita à Udemy.
Do contrário, você pode se sentir confortável em deixar em qualquer lugar, visto que este não tem um lugar certo para ser guardado.

Veja algumas dicas estratégicas para organizar os seus objetos e produtos:


1. Organização das Maquiagens e Cosméticos


Porta objetos acrílico dourado para organizar maquiagemDIY canecas douradas porta pincéis de maquiagemDIY pote organizador com tampa para organizar maquiagemCestinhas organizadoras redondas para organizar maquiagemCesta organizadora cosméticos; produtos de beleza organizados
Fonte das imagens: Pinterest.

O que funcionou muito para mim foi utilizar utensílios como esses para armazenar as maquiagens e cosméticos da penteadeira. Eu os organizei de acordo com o tipo de produto e a frequência que eu os utilizava.

Para os batons, você pode utilizar organizadores próprios para o seu armazenamento. Além de não serem caros (custam em torno de R$15), você apenas os coloca em pé no organizador e pronto. Fica fácil de pegar para usar e também de colocar de volta imediatamente após o uso.


As paletas de sombras, contorno demais maquiagens "embaladas" você pode colocar juntos em uma cestinha ou bandeja, assim como os produtos de pele.

A ideia é mantê-los juntos e organizados em um organizador, visto que normalmente você utiliza esses produtos acompanhados, como base e corretivo.

Para mim isso funcionou muito bem pois, como usava os produtos juntos, se eles tivessem um lugar certo para ficar, eu os usava e na mesma hora os devolvia ao seu lugar.

Como quando fosse me maquiar e fazer os olhos, por exemplo, todas sombras estavam juntas. Era só usá-las e em seguida colocar no lugar.

Os cosméticos como cremes, protetores e semelhantes podem ficar mais "expostos", em cestinhas maiores e mais baixas, pois são produtos de uso diário, logo, devem estar fáceis de pegar.

Dessa forma, você pode colocar os cremes em uma cestinha e perfumes e desodorantes em outra (como na última foto).

Os pincéis de maquiagem podem ser armazenados também de maneira muito simples em porta-objetos apropriados (objetos de menores no comprimento e maiores na altura), como copos, cestinhas e porta-objetos no geral, como os organizadores rosa e verde da foto.

Os pentes e escovas de cabelo também pode ser guardados da mesma forma que os pincéis, visto que esses objetos mais compridos e pesados devem ficar em organizadores mais altos e de material mais rígido, senão faltará sustentação e eles ficarão caindo.

O restante dos itens da sua penteadeira você pode seguir o mesmo raciocínio: colocar em porta-objetos adequados e de forma que seja fácil tanto para pegar e usar quanto para guardar após o uso.

OBS.: Foque em deixar à sua visão os itens que mais utilizar, seja no dia a dia ou nos finais de semana, de forma que sua penteadeira não fique lotada de coisas que você não usa e te atrapalhe a pegar uma coisa que você realmente precisa. 


SE INSPIRE:
Objetos para organizar maquiagens na penteadeira



2. Organização dos Remédios, Materiais de Limpeza e Higiene



Caixas organizadoras para casa vários tamanhos

Caixa organizadora de remédios

Fonte das imagens: Pinterest.


Para os remédios, é bem simples: somente juntar todos em um lugar, sejam caixas organizadoras ou mesmo um desses potes como na imagem acima. (Eu não coloquei em saquinhos organizados, como na imagem, mas a ideia é ótima!).

DICA: Caixas organizadoras são simplesmente sensacionais! Dá para usá-las para organizar simplesmente tudo e em todos os cômodos.

Você pode usar uma dessas caixinhas para guardar os absorventes no quarto ou no banheiro, por exemplo.


Para os para colocar os sabonetes, pastas de dentes e produtos do tipo, você também pode optar por organizá-los na prateleira do banheiro.

Nesse caso, talvez o ideal seja utilizar várias cestinhas ou uma cesta maior para evitar que a umidade possa danificar esses produtos (o que poderia ocorrer guardando-os em caixas).

Na lavanderia a lógica é a mesma: caso você guarde poucos produtos em casa, pode optar por utilizar caixas organizadores maiores e deixar em apenas uma cesta: sabão, amaciante, luvas, etc.

Assim, quando for lavar as roupas é só pegar a cesta e deixar perto da máquina!

Caso você armazene mais produtos e/ou tenha mais espaço na sua lavanderia, agrupe os produtos semelhantes, novamente usando cestinhas e caixas. Confira algumas inspirações:


 
 
Fonte das imagens: Pinterest.


3, Organização dos Armários e Cozinha


Novamente, 0 segredos por aqui: basta utilizar caixas organizadores e potes de maneira bem estratégica!

Sempre posicione os itens que você usa com mais frequência na parte da frente, seja na dispensa, na geladeira ou na guarda das panelas e utensílios.

Os demais itens, procure deixar sempre juntos (de forma semelhante à organização das prateleiras dos mercados): guarde os temperos juntos, assim como as guloseimas, produtos de confeitaria, "cesta básica" e etc.

Você também pode utilizar cestinhas organizadoras para reunir coisas menores como os temperos, colocar embalagens abertas, e etc.

Além disso, pode ser bastante eficiente "ter potes para tudo", como: para o café, açúcar, sal, macarrão, farinha e coisas básicas que ficam melhor em potes do que nas embalagens.

As imagens abaixo são um bom exemplo:

Armário da cozinha organizado

Panelas e tampas organizadas no armário da cozinha Como organizar potes no armário da cozinha


 

Fonte das imagens: Pinterest.


4. Organização do Home Office 


Pastas para organizar documentos em casa Porta-objetos materiais escolares canetas e post-its Home office mesa de estudos organizada

Fonte das imagens: Pinterest.

É recomendado manter seu home office prioritariamente dedicado aos estudos/trabalho.

É interessante deixar esse ambiente mais "sério" para evitar distrações e ter à sua volta apenas o que for mais importante: datas de provas, reuniões, compromissos, tarefas e etc.


No meu caso, eu o mantive quase sem nenhum tipo de decoração (por falta de espaço), fotos ou coisas que remetessem à minha vida pessoal e, principalmente pela falta de espaço, utilizei apenas um porta-objetos para as canetas e uma caixinha para organizar post-its, colas, durex e etc.

Se você também não tiver muito espaço, essa é uma dica: priorize os objetos dos estudos e trabalhos, assim certamente você conseguirá organizar o seu home office e de quebra eliminará distrações do ambiente.

+ Clique aqui e conheça o planner financeiro do blog!

Outra dica é manter em cima da escravinha e nas prateleiras de fácil acesso apenas o que for usar cotidianamente, sem "amontoá-los" e de forma que não você não "faça bagunça" quando precisar pegar alguma coisa.



Como manter a casa sempre organizada?

Quando estiver tudo em ordem fica muito mais fácil manter tudo no lugar, principalmente se você seguir as dicas acima e posicionar estrategicamente todos os itens da casa.

Além disso, mantenha um cronograma adaptável à sua rotina para a manutenção da organização e não deixe nada acumular. Seguem alguns para se inspirar (créditos na imagem):


Cronograma de Limpeza Doméstica



Considerações Finais
Deixar a casa em ordem antes do ano de 2020 começar (ou, melhor ainda, antes da Natal) é bastante importante para que você comece o ano sem nenhuma sobrecarga mental, sem preocupações e pronta para adaptar toda a sua rotina e suas tarefas para fazer 2020 ser o melhor ano da sua vida.

Você com certeza ficará mais satisfeita no seu dia a dia vivendo numa casa limpa e organizada, além de facilitar muito a sua vida.


Tente encaixar tarefas da casa na sua rotina, mesmo que por poucos minutos e siga um cronograma de limpeza para facilitar.


Além disso, lembre-se das palavras mágicas: diagnóstico & estratégia. Analise o que não funcionar e pense em estratégias para fazer dar certo.


Se algo for difícil de pegar, te dará ainda mais preguiça de guardá-lo e é daí que vem a bagunça. Então sempre preze pelo minimalismo e não acumule coisas demais para que na correria do dia a dia você possa pegar facilmente tudo o que precisar e guardá-los no mesmo lugar sem gastar muito tempo.

Continue acompanhando a série Faça de 2020 o Melhor Ano da Sua vida e boa semana!



+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar
Pinterest
/queromeformar




Planner Financeiro Completo para Download e Impressão



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!
Design para Pinterest Como Organizar a Sua Casa para 2020 — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida


Salve as imagens abaixo para não se esquecer das dicas de organizadores!

Infográfico Inspiração de Organizadores para Utilizar Em Todos os Cômodos da Casa
Infográfico Inspiração de Organizadores para Utilizar Em Todos os Cômodos da Casa

Infográfico Inspiração de Organizadores para Utilizar Em Todos os Cômodos da Casa



23 comentários:

  1. Que postagem incrível! Adorei as dicas e infográficos!
    Meu blog- garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Post sensacional. Já entrei no caminho de organização em 2019, mas ainda falta 'concluir' o processo. 2020 será melhor. Bjos de luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elaine Cristina!

      Parabéns por ter dado esse passo. Em 2020 dará ainda mais certo! <3

      Excluir
  3. Maravilhoso esse Post!!!
    Seguirei à risca cada detalhe!
    Raramento entro em Blog, mas é muito bom quando estou a procura de algo e encontro um Blog assim como o seu. Abrangeu tudo o que eu procurava e foi muito mais além!
    Parabéns e gratidão por se preocupara com cada detalhe com cada dificuldade que pudéssemos ter.
    Como tenho dificuldade para lembrar dos Blogs depois, por não ter o hábito, solicito a você que me envie uma mensagem para que eu possa salvar esse Blog no meu E-mail e não só acompanhar, como salvar para sempre!
    Obrigada...Gratidão!
    Dulce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu comentário me proporcionou uma felicidade imensurável, Dulce! Não tenho palavras para lhe agradecer! <3

      Infelizmente o seu perfil está como "desconhecido" neste comentário, mas espero que você retorne e me mande o seu e-mail para que eu possa entrar em contato com você ou que me mande uma mensagem no e-mail trabalhos.qmf@gmail.com

      Um abraço! Tudo de melhor para você! <3

      Excluir
  4. Nossa! Incrível, amei as dicas são perfeitas e me encoraja a ser uma maravilhosa dona de casa parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Selma! Eu fico SUPER feliz em ajudar! <3

      Excluir
  5. Encontrei a solução para todos os meus problemas no seu blog. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem preço ler um comentário desses! MUITO obrigada! <3

      Excluir
  6. Amei as dicas, senti até mais aliviada...muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Patrícia! Fico super feliz com o seu comentário, muito obrigada <3

      Excluir
  7. Amei as dicas. Estou muito feliz, vou seguir todas elas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com o seu comentário! Obrigada
      Espero muito que elas te ajudem <3

      Excluir
  8. Gostaria de sugestões de loja onde encontraras caixas organizadoreorganizadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você as encontra em praticamente qualquer loja de utilidades, principalmente nas maiores. E também em lojas on-line como Amazon, Americanas e etc.

      Excluir
  9. MUITO LINDO TUDO AQUI! MARAVILHOSO INSPIRADOR! ISSO SIM QUE É SOLUÇÃO PRA O LAR E A MENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário incríveel! É ótimo ler isso, a intenção é sempre ajudar! <3

      Excluir
  10. Aí meu Deus!! Era tudo que eu estava precisando!! Ideias simples ,fantásticas.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era exatamente esse o intuito! Fico tão feliz em saber que gostou! <3

      Excluir
  11. Oi. Boa tarde. Na imagem postada sobre o cronograma de limpeza da casa, as tarefas da cozinha e banheiro estão trocados.

    ResponderExcluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves