Blog Quero me Formar — Organização & Finanças: 10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades

26 de março de 2020

10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades

Fazer faculdade é muito mais do que apenas frequentar a sala de aula. Por isso, é necessário ter muita organização para manter um bom desempenho na faculdade e conciliá-la com as outras atividades da sua vida pessoal. Confira 5 dicas para organizar os seus estudos na faculdade!

10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades
Para a grande maioria dos alunos, cursas a faculdade exige muito: conciliar os estudos com o trabalho, com outras atividades extracurriculares, estar sempre em dia com os exercícios e trabalho e ainda ter vida social. Muita coisa, né?

Com uma boa organização pessoal é possível conciliar tudo isso sem nenhum sofrimento!

Em colaboração com a Rafa do blog Garota Star Fashion, elaboramos 10 dicas de estudos para se organizar na faculdade. No blog da Rafa você encontra:

  1. Crie seu próprio cronograma de estudos
  2. Defina um momento de estudos
  3. Tenha um local para estudar
  4. Faça sempre com antecedência
  5. Tenha seus objetos ao seu favor

Acesse o post clicando aqui para saber como colocar em prática todas essas dicas. As outras 5 você confere neste artigo. 


10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades


1. Planeje as suas tarefas e compromissos da faculdade e vida pessoal

O dia tem 24 horas para todo mundo, não é mesmo? Logo, nem sempre será possível cumprir todos os seus compromissos e tarefas no mesmo dia, principalmente se você trabalha e estuda. Portanto, o planejamento é essencial para não se esquecer de nada e ser capaz de concluir as suas tarefas com antecedência.

A melhor forma de se planejar é de fato colocar tudo no papel (ou em um app no celular).


Comece anotando todas as tarefas de que se lembrar, sejam elas apenas da faculdade ou não. Tenha sempre também um papelzinho ou um "notas" no celular para anotar as pendências que vierem à sua cabeça no dia a dia e que você não poderá fazer no momento.

Antes de começar a se planejar, faça uma análise de quais são os seus melhores horários em termos de produtividade.

Por exemplo: supomos que eu seja uma pessoa mais disposta após fazer exercícios físicos pela manhã e os horários em que o tempo "rende mais" para mim são à noite. 

Dessa forma, eu aloco uma maior quantidade de tarefas simples à noite, assim consigo concluir mais em (aparentemente) menos tempo, enquanto as tarefas que exigem mais foco e concentração eu executo pela manhã, quando me sinto mais disposta.

agenda feminina sobre uma mesa
Planejamento - 10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades

Além disso, analise também a sua rotina até o momento e tente diagnosticar quais são os horários disponíveis para estudo e também para lazer, deixando a sua rotina equilibrada e leve.

Determine um momento do seu dia para fazer algo que goste, como ficar nas redes sociais por X minutos após o almoço, por exemplo.

A partir dessa lista de pendências, planeje a sua semana alocando as tarefas semelhantes nos horários mais propícios, se atentando à aspectos como: 

  • tarefas que precisam ser executadas fora de casa ou da universidade devem ser alocadas juntas para poupar tempo; 
  • tentar estipular quanto tempo gasta para concluir cada tarefa ou compromisso + uma margem de erro para depois alocar mais tarefas na parte do seu dia em que tem a sensação de que as horas "rendem mais" (passam mais devagar);
  • analisar a possibilidade de delegar algumas tarefas para alguém ou alguma ferramenta (por exemplo, dividir as tarefas de um trabalho em grupo; pedir a um amigo para tirar um xerox para você;);
  • se uma tarefa for muito extensa, divida em etapas de forma que seja concluída em tempo hábil.

Não é necessário exagerar no planejamento e nem no "concluir com antecedência". Não planeje cada segundo da sua vida e sempre considere uma margem para imprevistos de, no mínimo, 30 minutos.

Planejar mais tarefas do que é possível cumprir apenas lhe causará frustrações, ao contrário disso, contar com uma margem de atraso permitirá que, não ocorrendo nenhum imprevisto, você ainda tenha uma folga em seu planejamento para descansar ou adiantar alguma tarefa.

Lembre-se de que ser produtiva não é fazer um milhão de coisas, logo, sua prioridade deve ser sempre concluir suas todas as suas tarefas e com antecedência, da melhor maneira possível, mas mantendo a sua saúde mental em dia. ;)


2. Utilize ferramentas de organização

Existem diversas ferramentas (aplicativos, sites, programas de computador e etc.) que podem te auxiliar a organizar os seus estudos na faculdade e os compromissos da sua vida pessoal.

Confira algumas dicas de alguns:

  • Google Drive, OneDrive, Dropbox e etc.
Os gerenciadores de armazenamento em nuvem (ou seja, "na internet") foram feitos para facilitar a sua vida. Utilizando esses serviços você poderá acessar os seus arquivos em qualquer plataforma e a qualquer momento!

Como funciona o armazenamento em nuvem?
Citando como o exemplo o Google Drive (serviço de armazenamento em nuvem da Google), você precisará ter uma conta de e-mail da Google, ou seja, no Gmail.

Naturalmente, essa conta de e-mail estará vinculada a todos os demais serviços da como, como o Google Keep, Google Agenda, Google Drive e outros.

Sendo assim, basta acessar a plataforma para começar a utilizar.
Como utilizar o Google Drive nos estudos


O Google Drive disponibiliza gratuitamente 15GB de armazenamento em sua nuvem (o que já dá para salvar muitos arquivos da faculdade), sendo possível pagar por mais armazenamento.

Acessando a plataforma, basta criar suas pastas e fazer upload de arquivos já existentes em seu computador.

  • Clique em "Novo" para ver suas opções de upload e criação de arquivos no Google Drive:




Com o armazenamento em nuvem, que comumente chamo apenas de "drive", você pode criar pastas e arquivos de todos os tipos (documentos, apresentações de slides, planilhas, PDFs, TUDO!) que ficarão sempre disponíveis nessas pastas [a não ser que você os apague].

É possível também fazer o download do Google Sync, que instala o Google Drive no seu computador, como se ele fosse uma pasta própria do mesmo. Assim, você não precisa sempre abrir o Google Drive na web do seu navegador para salvar os seus arquivos, mas eles sempre aparecerão lá após o seu computador sincronizar.

Além disso, você pode baixar o aplicativo do Google Drive no celular e, da mesma forma, os arquivos sincronizados com a sua conta sempre aparecerão lá e você poderá, ainda, utilizar a opção "Tornar disponível off-line" para acessar os documentos mais importantes mesmo quando estiver sem internet.

A vantagem dos serviços de armazenamento na nuvem é ter todos os seus arquivos da faculdade sempre à mão e não precisar andar com um pen drive por aí, pois basta ter salvado o arquivo na nuvem que ele poderá ser acessado em qualquer lugar, inclusive quando você tiver de ir à papelaria fazer as suas impressões para a faculdade.

Entenda melhor como funciona o Google Drive:


Apenas citei o Google Drive como exemplo, mas existem plataformas semelhantes como OneDrive, Dropbox e várias outras.


  • Planners e Calendários
Como o próprio nome sugere, os planners são planejadores e podem ser utilizados para diversas formas: planejar a rotina (de forma semelhante à uma agenda), planejar metas, controle financeiro, datas importantes, organizar os estudos e outras.

Os planners de rotina podem te ajudar no planejamento semanal dos seus estudos e compromissos.

+ Para fazer download de planners gratuitos, clique aqui.

Há também planners de estudos para organizar os horários de aulas, datas de provas e trabalhos e outras finalidades.

Os calendários podem ser utilizados para uma visualização mensal dos seus compromissos, tarefas da vida pessoal e acadêmica, visualizar os feriados e etc. Faça download de planners escolares, de rotina e calendários clicando aqui.


O Guia COMPLETO Para Alta Produtividade + 4 Cursos Extras. A partir de R$ 21,99.

Você pode utilizar o calendário do seu celular para marcar a data das provas e trabalhos também, podendo até receber uma notificação dias antes te lembrando da tarefa.

Nos últimos anos eu tenho dedicado a parede do meu home office a calendários, horários de aulas de datas importantes mesmo utilizando um planner para me planejar, pois me ajuda a visualizar rapidamente quando serão as próximas provas e trabalhos, quais são as aulas do dia e quais compromissos terei durante o mês sem precisar pegar o celular ou o planner. Fica mais ou menos assim:

Como utilizar planners e calendários para organizar os seus estudos

  • Planilhas no Excel/Google Sheets
Você pode utilizar planilhas para se organizar à sua maneira, como: criando a sua própria grade de horários, lista tarefas da semana, gerenciados de livros e outros.

Crie suas próprias planilhas ou explore as opções prontas oferecidas pelo Excel:

10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades


  • Aplicativos para o celular
Eu particularmente não utilizo nenhum aplicativo para estudos, mas alguns são bem conhecidos e, por serem direcionados a estudantes, pode ser bastante interessante utilizá-los:

- Trello: organizador de tarefas e projetos
- Pomicro: técnica Pomodoro
Instapaper: salvar materiais para ler/assistir depois.

Busque por "estudos" na loja de aplicativos do seu celular e encontre outros!

+ Quais Ferramentas Utilizar para Se Organizar em 2020? — Série Faça 2020 ser o Melhor Ano da Sua Vida


3. Sempre Tire Todas as Suas Dúvidas

Não compreender um conteúdo dado na sala de aula e não tentar tirar a sua dúvida imediatamente faz com que você gaste mais tempo em casa tentando entender o assunto, quando poderia estar executando outras tarefas.

Boa parte de ser organizada nos estudos diz respeito a não levar dúvida para casa, assim você elimina a possibilidade de ficar perdida em alguma disciplina e deixar as dúvidas acumularem.

Sempre recorra à sua professora/professor quando estiver com alguma dúvida, seja durante a aula, ao final ou nos intervalos. Faça o possível para não sair da aula com nenhuma dúvida e, caso não consiga esclarecê-la em sala de aula, busque conhecimento o mais rápido possível para não deixar essa dúvida acumular.

Aluna mulher em pé segurando livros
Sempre sanar duas dúvidas - 10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades

Procure vídeos no YouTube, livros sobre o assunto ou pesquise pelo tema na internet, pois normalmente é possível obter todo tipo de informação em sites ou até mesmo encontrar materiais de outras faculdades sobre o tema.

O importante é tirar essa dúvida o mais rápido possível para não comprometer o aprendizado dos próximos conteúdos da disciplina!


4. Não Deixe as Tarefas Acumularem

Eis o segredo das pessoas organizadas: elas fazem agora. Não deixam tudo para depois ou para a última hora.

Quando você faz o que tem de fazer hoje, você está deixando tempo disponível para fazer outra coisa amanhã, em vez de procrastinar e comprometer o seu tempo do dia seguinte e correr o risco de enfrentar imprevistos.

Sempre mantenha os seus estudos da faculdade organizados, alocando toda tarefa que aparecer para ser concluída o mais rápido possível.

FAÇA AGORA - 10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades

Caso a sua rotina seja muito corrida, tente não adiar tarefas que podem ser executadas rapidamente, como: olhar e-mails, revisar um conteúdo, terminar de copiar um conteúdo que você tirou foto e etc. e aproveite os finais de semana para "desafogar" o acúmulo de tarefas.

Não abra mão de descansar, é claro, mas determine que em uma parte do dia você se comprometerá a fazer todas as suas tarefas da faculdade, principalmente as mais urgentes, para depois curtir o resto do dia.

Uma dica de ouro para não deixar os estudos da faculdade acumularem é ignorar os prazos e fazer imediatamente. Mesmo que um exercício só precise ser entregue daqui a 3 dias, por exemplo, faça agora ou no dia seguinte.


5. Se Planeje para a Semana de Provas

É comum que na época das provas, os exames de todas as disciplinas sejam marcados na mesma semana e, ainda, no mesmo dia. Isso faz com que seja uma semana tensa e corrida, de grandes preocupações com a quantidade de conteúdos para se recordar na hora da prova, exercícios para fazer e revisar....

É natural que você seja tomada por um sentimento de ansiedade e certo desespero da época de provas, afinal, quando tudo se acumula é necessário estar preparada para todos os exames ao mesmo tempo.

Portanto, não deixe para pensar nas provas apenas quando elas chegarem: esteja sempre estudando, colocando as matérias em dia, fazendo todos os exercícios propostos e, aproximadamente 15 dias antes das semanas de provas já comece a programar como será a semana de estudos.

Já comece a organizar, por exemplo, em quais dias você estudará cada disciplina e, ainda, de que forma (fazer exercícios - ler o livro - ler a apostila - assistir um vídeo - etc.).

Planeje a semana de provas com antecedência - 10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades

Isso fará com que você se sinta mais calma com relação a essa semana, percebendo que terá tempo de rever todos os conteúdos antes das provas e se preparando para imprevistos — assim você não se esquecerá de nada e nem será pega de surpresa!

Inclua também outras formas de lazer para se recompensar durante essa semana, deixando-a mais leve, feliz e confiante mesmo em meio ao "caos". Caso se sinta muito ansiosa, experimente incluir atividades físicas e meditação na sua rotina!


+ GOSTOU DAS DICAS? SALVE O INFOGRÁFICO!




CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ser estudante é mais do que uma ocupação: é um estado de espírito! Infelizmente, ao deixar a sala de aula os compromissos e responsabilidades não ficam para trás, te acompanhando onde você for e afetando o seu desempenho.

Estar na faculdade exige muito além de ir às aulas e, por isso, você deve começar a organizar os seus estudos agora mesmo!

Confie, essa não é uma tarefa impossível e se tornará relativamente fácil rapidamente ao se tornar um hábito, sem nem precisar abrir mão da sua vida social!

As dicas desse post consistem em:
  1. fazer um planejamento
  2. utilizar ferramentas de organização
  3. sempre sanar as suas dúvidas
  4. não deixar as tarefas acumularem
  5. se planejar para a semana de provas

Essas são dicas que eu mesma executo para conciliar os estudos na faculdade com o blog, o trabalho formal e a vida pessoal, me permitindo ter um excelente desempenho na na faculdade (inclusive, eu já mostrei minhas notas lá no Instagram do blog para comprovar!)

Eu espero de verdade que esse artigo ajude você a ser mais produtiva nos estudos e que consiga conciliar os compromissos da faculdade com a vida pessoal. Não esqueça de ir lá no blog Garota Star Fashion ver as outras 5 dicas para organizar os estudos na faculdade.

Aproveite para me contar quais são os seus truques de organização e se você gostou das dicas desse post! ;)

Clique aqui para ler o post com 10 Dicas para Estudar para Todas as Provas e Tirar Boas Notas


+ Siga o blog nas redes sociais:
Instagram@blog.queromeformar

Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens para Pinterest 10 Dicas para Organizar os Estudos na Faculdade e Conciliar com Outras Atividades


4 comentários:

  1. Gostei do blogue. Voltarei!

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália! <3
      E que lindo o teu blog! Já segui <3

      Excluir
  2. Oi Laís, tudo bem? Eu amei nossa colaboração, quero mais e mais vezes, por favooooor! ♥ Seu post me deu até inveja (hahahaha) de tão perfeito e bem informativo. Você sempre arrasa, lindona! ♥
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Para que o seu post ficou lindo! hahaha
      Foi um prazer trabalhar em conjunto com você, que venham os próximos! <3

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.