Passo a Passo de Como Transferir o Dinheiro para a Corretora Clear e Começar a Investir

08 agosto 2020

Você quer começar a investir mas ainda tem muitas dúvidas de como tudo isso funciona na prática? Confira nesse artigo um passo a passo completo de como transferir o seu dinheiro para a conta da corretora e investir!
tecla-de-computador-apple-macbook
Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil: requer esforço, determinação e disciplina.

Assim, é comum que fazer algo novo e que envolva o nosso dinheiro gere muitas dúvidas e inseguranças. Afinal, realmente não é fácil ganhar dinheiro e fazê-lo sobrar é ainda mais difícil.

Para ajudar você que está começando a investir mas ainda tem algumas dúvidas, principalmente de como tudo isso funciona na prática, aqui no blog tem vários artigos sobre esse tema e, dessa vez, você vai aprender como é simples transferir o seu dinheiro para a conta da corretora.

Recomendo, ainda, todos os outros artigos relacionados a isso que podem ajudar você a investir melhor e se sentir mais segura nos seus investimentos:

  • Entenda porque poupança não é investimento. Clique aqui.
  • Guia completo de como começar a investir. Clique aqui.
  • Por que investir por uma corretora de valores e como escolher uma. Clique aqui.
  • Como investir com custo zero. Clique aqui.
  • Riscos dos investimentos e como se proteger. Clique aqui.
  • Guia básico do investimento em ações. Clique aqui.

Nesse artigo, estarei utilizando a corretora Clear (não é uma publicidade), uma corretora muito utilizada principalmente pelos pequenos investidores.


Passo a Passo de Como Transferir o Dinheiro para a Corretora Clear e Começar a Investir


Com a sua conta na corretora já criada, basta fazer uma transferência bancária (TED), assim como você faria para qualquer outra conta bancária, utilizando os dados para aporte fornecidos pela corretora na aba "Dados para depósito".

Essa transferência também pode ser feita de qualquer banco em qualquer forma de atendimento: presencial nos caixas eletrônicos ou virtualmente pelo Internet Banking do seu banco.

Entretanto, os bancos tradicionais costumam cobrar altas tarifas para transferências bancárias para outras instituições, ou seja, para transferir o seu dinheiro para uma conta que não seja do seu mesmo banco.

Assim, é bastante interessante que você opte pelos bancos digitais para fazer essa transferência ou negocie com o seu banco.

A maioria dos bancos digitais são seguros e eu falei mais sobre eles nesse artigo que você pode acessar.

Agora vamos ao passo a passo:


1º Passo: Pegar os dados da transferência

O primeiro passo para transferir o seu dinheiro para a conta da corretora é acessar os dados da sua conta na corretora para transferência.

Afinal, se você faz uma transferência bancária comum, você vai precisar do nome e número da instituição, agência, número da conta e se certificar de qual será o nome e CPF/CNPJ do beneficiário.

Nesse exemplo, estou utilizando a corretora Clear, que oferece corretagem zero nos seus serviços (não é uma publicidade).

Para pegar esses dados, é bem simples:

  • Faça login no site da corretora utilizando o seu CPF, data de nascimento e senha e, no menu superior direto, clique na seta e acesse Movimentações.
Passo a Passo de Como Transferir o Dinheiro para a Corretora Clear e Começar a Investir


  • Na tela que abrir, clique em Dados Bancários e confira os seus dados bancários para aporte.
Dados bancários para aporte na Clear Corretora


2º Passo:  Acessar a sua conta no banco

Depois de coletar os dados bancários para fazer a sua transferência, basta acessar a sua conta no banco, seja pelo aplicativo ou Internet Banking.

Eu, particularmente, nunca fiz uma transferência nos caixas eletrônicos (sempre usei os meios virtuais para isso), mas provavelmente o método é o mesmo.

Nesse exemplo, utilizarei a Caixa Econômica.

Como Transferir o Dinheiro pela Caixa Econômica

  • Basta clicar em "Transferências" e em "Para outros bancos e instituições" > TED.
Como Transferir o Dinheiro pela Caixa Econômica


  • Assim como indicado pelo site da corretora, clique em "TED mesma titularidade".
Como Transferir o Dinheiro pela Caixa Econômica


  • Digite os dados bancários da corretora, o valor e clique em "CONTINUAR". Em seguida, basta digitar a assinatura eletrônica e confirmar novamente.
Como Transferir o Dinheiro pela Caixa Econômica


3º Passo: Conferir na corretora

Se você seguiu todos esses passos, não tem erro: o seu dinheiro provavelmente estará na conta da sua corretora em alguns minutos.

Não posso garantir ao certo quanto tempo costuma demorar, mas nas minhas transferências o dinheiro caía em menos de 20 minutos.

O ideal é pesquisar quanto tempo o seu banco leva para "entregar" o dinheiro para a conta do beneficiário.

Para conferir o se o dinheiro da transferência já caiu, basta entrar na conta da corretora e conferir o saldo, mostrado logo na página inicial.

Como Transferir o Dinheiro pela Caixa Econômica


Pronto! Agora é só começar a investir.



Gostou do conteúdo? Salve o infográfico no Pinterest!

Infográfico Passo a Passo de Como Transferir o Dinheiro para a Corretora Clear e Começar a Investir



Considerações Finais

Fazer uma transferência para a corretora é um processo bem simples e não tem erro, desde que você tenha atenção e confira todos os dados.

Nesse passo a passo, eu mostrei como transferir o dinheiro para a corretora Clear, que é a corretora que eu utilizo desde o início dos meus investimentos e recomendo para quem tem pouco dinheiro para investir, pois a Clear tem corretagem zero para todos os seus investimentos.

Saiba mais sobre os custos dos investimentos e outras corretoras que podem ajudar você a investir com pouco dinheiro nesse artigo.

O processo é bastante simples e você só precisa achar os dados bancários para aporte. Com eles "em mãos", basta fazer uma transferência bancária normalmente.

Bem simples, né?

Se você ainda não começou a investir, não deixe de conferir os outros conteúdos do blog sobre investimentos:

  • Entenda porque poupança não é investimento. Clique aqui.
  • Guia completo de como começar a investir. Clique aqui.
  • Por que investir por uma corretora de valores e como escolher uma. Clique aqui.
  • Como investir com custo zero. Clique aqui.
  • Riscos dos investimentos e como se proteger. Clique aqui.
  • Guia básico do investimento em ações. Clique aqui.

Agora me conta nos comentários se você já fez o seu primeiro investimento ou quando vai começar a investir!

+ Siga o blog nas redes sociais:
Pinterest/queromeformar



+ PINE A IMAGEM PARA NÃO ESQUECER!

Imagens de Divulgação para Pinterest Passo a Passo de Como Transferir o Dinheiro para a Corretora Clear e Começar a Investir

12 comentários:

  1. como faço para mandar dinheiro para minha conta Clear pelo PIX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, salvo engano, o Pix ainda não está disponível para as corretoas.

      Excluir
  2. Como saber o dígito verificador? são 7 números da conta, não sei qual deles é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é o último dígito da conta (mesmo que ele seja o número 0) e/ou o número que vem logo após o hífen, ao final do seu número de conta. Espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Transferir do C6 bank e ta demorando de cair na minha conta na corretora, é normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é conferir quanto tempo o C6 Bank leva para "entregar" o seu dinheiro transferido ao destinatário.
      Se a demora estiver dentro dos limites estabelecidos pelo C6, é normal sim!

      Excluir
  4. Lais, boa noite!
    Preciso de um help, na minha conta Itaú eu cadastrei duas contas da clear. Uma é o banco xp (clear) e outra é do banco caixa, porém não caiu na minha corretora até agora. O que faço, pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudo, claro!
      Vamos lá: eu não sei se entendi muito bem, para qual conta você transferiu o seu dinheiro?

      Pode ter ocorrido alguma confusão na hora de fazer a transferência, pois aqui no meu home broker da Clear (desde quando abri a minha conta, em 2019) a banco que corresponde à Clear é "XP INVEST CORRETORA DE CAMBIO TITULOS E VALORES MOBILIARIOS" ou simplesmente "XP CCTVM", cujo número é o 102.

      Assim como nas instruções do site, na hora de transferir, esse é o nome e número da instituição (banco).

      Já no nome do favorecido e CPF, você deve preencher com o seu nome e com o seu número de CPF (ou de quem for o titular da conta na corretora que você vai utilizar).

      Como eu abri a conta há 2 anos, pode ser que algo mudou mas até o momento eu desconheço que a Clear possua alguma conta da Caixa para os clientes fazerem aporte.

      Caso você tenha feito uma transferência para uma conta cujos dados são inconsistentes, esse valor será automaticamente estornado.

      Mas caso você não tenha recebido o estorno ainda, confira novamente o seu saldo na corretora e, caso não tenha caído, entre em contato com o seu banco.

      Espero ter ajudado! Abraços!

      Excluir
  5. Obrigado pela ajuda Lais, sim eu transferi da minha conta Itaú para uma conta da caixa, que eu acredito ter visto no Pit antigo quando cadastrei em mar/20 uma conta da clear. Caso tenha feito algo errado vou tentar o estorno.

    ResponderExcluir
  6. Olá preciso de um help. Minha conta é Itaú porém eles não aparece pra mim opção via TED, e quando vou digitar os dados, tipo a conta corrente são 07 dígitos ( da corretora ) e no campo do site ou aplicativo ele só tá aceitando 06 dígitos, e tbm não me aparece o banco destinatário. O que pode tá acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hericles!

      Quando ao número da conta, provavelmente o número de conta que a corretora apresenta a são os 6 dígitos da conta + dígito verificador, formando 7 dígitos.
      Assim, o último dígito viria em "separado", no campo "DV" (de "Dígito Verificador") igual mostrado no print do passo a passo.

      Já com relação ao banco destinatário, recomendo tentar mais uma vez e conferir direitinho, pois sempre aparece.
      Basta digitar as iniciais de "XP INVEST CORRETORA DE CAMBIO TITULOS E VALORES MOBILIARIOS" ou simplesmente digitar 102.

      Espero ter ajudado! <3

      Excluir

- Lembre-se de que todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do autor.
- Não pratique spam!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para que você receba uma notificação quando seu comentário for respondido.

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves